ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DEAD/UERN: UMA EXPERIÊNCIA DAS ALUNAS DE PEDAGOGIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DEAD/UERN: UMA EXPERIÊNCIA DAS ALUNAS DE PEDAGOGIA
Autores
  • Maria Gabriela da Silva Pereira
  • Regina Santos Young
  • Juliana Karla da Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/472687-estagio-supervisionado-na-deaduern--uma-experiencia-das-alunas-de-pedagogia
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
EXPERIÊNCIAS, ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em compreender as contribuições formativas do Estágio supervisionado não-obrigatório na Diretoria de Educação a Distância - DEaD/UERN para a formação do/a pedagogo/a, com base nas experiências vividas pelas estagiárias no ano de 2021. A Lei nº 11.788/08 prevê dois tipos de estágios em cursos de graduação: o obrigatório e o não-obrigatório. Sobre o Estágio não-obrigatório a Lei diz: “(...) é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória” (BRASIL, 2008). Para o alcance do objetivo proposto a presente pesquisa está pautada em um relato de experiência, que consiste em “um tipo de produção de conhecimento, cujo trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional, cuja característica principal é a descrição da intervenção” (MUSSI, FLORES E ALMEIDA, 2021, p. 65). Neste estudo, entende-se que estágio supervisionado é uma porta para a formação profissional do estudante e, realizá-lo durante o período da graduação, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, relacionado teoria e prática. Segundo Lima, Silva e Vicente (2021, p.25): “(...) proporciona uma experiência ainda mais rica e detalhada devido o contato ser mais duradouro com o contexto educacional”. Seguem as principais observações das atividades realizadas que contribuíram com nossa formação no ano de 2021, desenvolvidas junto à equipe pedagógica: - Em primeiro lugar, nossa atuação foi de oferecer suporte pedagógico para todos os cursos que são ofertados na modalidade EaD. De início passamos por uma formação para que pudessem conhecer e aprender um pouco mais sobre as atividades que seriam realizadas, sempre com a supervisão de um profissional pedagogo/a. - Uma das tarefas principais foi conhecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE, que é uma plataforma onde os cursos são organizados e implementados. Conhecer a plataforma foi primordial para a execução das atividades. - O acompanhamento dos professores durante o percurso das disciplinas ocasionou uma nova percepção de como deve ser a organização das atividades, recursos, e metodologias na EaD. - Após as formações sobre AVA e EaD, pudemos iniciar os trabalhos com as demandas específicas que surgiam no decorrer do ano. - As principais atividades realizadas foram: a) acompanhar o acesso e interação dos professores nas disciplinas; b) organizar os dados das avaliações institucionais; c) revisar a elaboração do desenho didático das disciplinas elaboradas pelos professores no Moodle, visando identificar se os materiais inseridos estão disponíveis, se as configurações das atividades estão corretas, se o enunciado está compreensível para o estudante, e se o professor precisa inserir ou modificar algo. Consideramos que as experiências vivenciadas fizeram com que pudéssemos ampliar nossos conhecimentos pedagógicos; adquirir autonomia para a resolução de problemas; conhecer professores de diversos cursos; criar e fortalecer laços afetivos, contribuindo para nossa formação. Aprendemos um pouco mais sobre a educação a distância, e seu poder transformador na vida das pessoas. Por fim, agradecemos a DEaD/UERN pelas experiências proporcionadas e a equipe pedagógica pelo acolhimento e espaço de formação acadêmica e profissional.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Maria Gabriela da Silva; YOUNG, Regina Santos; SILVA, Juliana Karla da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DEAD/UERN: UMA EXPERIÊNCIA DAS ALUNAS DE PEDAGOGIA.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/472687-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-NA-DEADUERN--UMA-EXPERIENCIA-DAS-ALUNAS-DE-PEDAGOGIA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes