A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE SOB A PERSPECTIVA DE BOUDIEU

Publicado em 01/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-302-8

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE SOB A PERSPECTIVA DE BOUDIEU
Autores
  • Ana Claudia Das Neves Santos
  • Sileide Mendes da Silva
Modalidade
Grupos de Trabalho
Área temática
GT 11 - Ensino, pesquisa, formação e práticas da Sociologia na Educação Básica.
Data de Publicação
01/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/199085-a-educacao-como-instrumento-de-transformacao-social-na-contemporaneidade-sob-a-perspectiva-de-boudieu
ISBN
978-85-5722-302-8
Palavras-Chave
Habitus. Escola. Violência Simbólica. Currículo escolar. Pierre Bourdieu.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o habitus docente e a violência simbólica, pois nos dias atuais fala-se muito sobre a importância da educação no sentido de promover uma reforma social que ofereça uma educação de qualidade, que por sua vez é direito de todo cidadão, ou pelo menos, deveria ser. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a violência simbólica se manifesta na escola, abordando os conceitos de campo, habitus e violência simbólica conforme a teoria de Pierre Felix Bourdieu. O presente estudo se justifica por ser, atualmente, indispensável tratarmos sobre problemáticas sociais e a violência em relação ao espaço escolar. Nesse sentido, é de total relevância a discussão acerca de uma violência simbólica, que não se manifesta por agressão física, onde se deixa marcas aparentes, mas, que pode estar implícita nas ações e relações de todos os indivíduos que são parte do âmbito escolar. Através de estudos teóricos de Bourdieu desenvolvidos nos livros: Os usos sociais da ciência (2007), Sociologia (2010) e o Poder simbólico (2012), análise de questões pertinentes ao currículo escolar partindo dos documentos formais que ás amparam, e de relações com a própria prática docente, onde, é importante possibilitar, que o professor voltando-se para se mesmo por meio da reflexão sobre a sua prática, possa ser instigado a ponto de perceber-se como tal, e passe a se tornar um crítico. Assim pretende-se pensar na forma em que a violência simbólica pode se manifestar por meio do habitus docente. Assim, diante da pesquisa autores como Le Goff (2013), Michaud (2017), Silva (2012) entre outros autores foram fundamentais no embasamento desse trabalho.
Título do Evento
IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Ana Claudia Das Neves; SILVA, Sileide Mendes da. A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE SOB A PERSPECTIVA DE BOUDIEU.. In: Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/199085-A-EDUCACAO-COMO-INSTRUMENTO-DE-TRANSFORMACAO-SOCIAL-NA-CONTEMPORANEIDADE-SOB-A-PERSPECTIVA-DE-BOUDIEU. Acesso em: 15/08/2025

Trabalho

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