A CAPOEIRA E A ESCOLA: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA.

Publicado em 01/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-302-8

Título do Trabalho
A CAPOEIRA E A ESCOLA: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA.
Autores
  • Kleyton Gualter de Oliveira Silva
  • Guilherme Ernesto de Andrade Neto
Modalidade
Grupos de Trabalho
Área temática
GT 05 - Pensamento e Resistencia: experiências étnico-raciais na contra-hegemonia da produção do conhecimento
Data de Publicação
01/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/196243-a-capoeira-e-a-escola--uma-relacao-dialetica
ISBN
978-85-5722-302-8
Palavras-Chave
HISTÓRIAS. MESTRES DE CAPOEIRA. ESCOLA. ENSINO DA CAPOEIRA.
Resumo
Esse trabalho é um fragmento da dissertação de mestrado intitulada, “Escola que ginga: tessitura da contextualização a partir do ensino da capoeira”. Uma pesquisa que tem uma escrita pautada na presença da capoeira na escola, apresentando questões, tanto da representatividade afrodescendente de sua prática, quando pelo viés da historiografia dos Mestres de capoeira da regiao, além de destacar as possibilidades da capoeira com atividade física importante para crianças e jovens, inclusive em atendimento às demandas apresentadas com a Lei nº 11.645/08. Um estudo realizado com base em experiências do ensino da capoeira, a partir do Programa Mais Educação do ano de 2015, implantado na Escola José Freire, na comunidade de Brejo de Fora, pertencente ao município de Sento-Sé, norte da Bahia. Assim, destacando ações que transitaram entre o trabalho tradicionalmente realizado na escola e o ensino da capoeira, com um desenho textual composto por tópicos reflexivos, concatenados e provocativos que dialogam constante entre si, dos quais se espera alimentar os anseios de dar conta dos aspectos centrais que reverberam questões importantes, tais como o racismo e intolerância, em uma breve inserção ao estudo. Neste sentido, a análise inicial possibilitou entender que o ensino da capoeira apareceu no contexto escolar, principalmente, a partir dos espaços criados com o Programa Mais Educação, porém, desfocado das atividades realizadas na sala de aula pelos professores. O tema capoeira existe timidamente nos fragmentos advindos pelas pontuações escritas no livro didático, trabalhado pelos professores em sala de aula, principalmente, em atendimento de forma teórica e resumida a Lei nº 10.639/2003 que acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse sentimento, em pela obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, especificando que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, essa lei foi alterada em 2008 para Lei nº 11.645/08, incluindo a temática indígena.
Título do Evento
IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Kleyton Gualter de Oliveira; NETO, Guilherme Ernesto de Andrade. A CAPOEIRA E A ESCOLA: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA... In: Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/196243-A-CAPOEIRA-E-A-ESCOLA--UMA-RELACAO-DIALETICA. Acesso em: 07/07/2025

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