A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO FAMILIAR NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 01/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-302-8

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO FAMILIAR NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • KLEBER PEREIRA DA SILVA CAVALCANTI
  • Kleber Pereira
Modalidade
Grupos de Trabalho
Área temática
GT 09 - Educação, Saúde e Minorias – as distintas facetas da formação em Humanidades
Data de Publicação
01/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/196067-a-relevancia-da-intervencao-familiar-na-aprendizagem-escolar-na-educacao-infantil
ISBN
978-85-5722-302-8
Palavras-Chave
Intervenção familiar, Aprendizagem escolar, Educação Infantil.
Resumo
A relevância da intervenção familiar na Aprendizagem escolar na Educação Infantil A relevância da intervenção familiar no processo de desenvolvimento e aprendizagem escolar/educacional da criança nos primeiros anos de vida sob um contexto de socialização. Diante dessa temática. De que forma os pais podem ser estimulados pela escola a contribuir no processo ensino-aprendizagem? Como deve ocorrer o processo de participação das famílias para suprir de forma significativa às deficiências do ensino-aprendizagem. Família e escola tende a contribuir de forma significativa no desempenho da criança, uma vez envolvidos, pais e educadores de forma colaborativa no trato aos aspectos da educação, nessa conjuntura cria-se uma atmosfera que fortalece o desenvolvimento e a aprendizagem. Observando escola e família, primando por uma mesma linguagem e parcerias, ressalta-se como fundamental a inter- relação e as ações favoráveis aplicada com o objetivo do sucesso escolar e social da criança, tornando-as em equipe. É imprescindível que família e escola sigam os mesmos princípios, direção e critérios para o acompanhamento da criança. temos como objetivo, descrever o papel da família no processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança alem disso; • Conhecer a realidade das famílias para auxiliá-las no desenvolvimento e no processo ensino aprendizagem dos filhos; • Identificar os principais resultados trazidos pela participação dos pais na escola. A pesquisa com entrevista na escola e na família, realizada em escolas municipais da cidade Petrolina na Educação Infantil e famílias dos alunos da escola, cujos pais não conseguem realizar a intervenção no ensino-aprendizagem por diversos motivos. A pesquisa, realizada com grupo familiar pequeno de até 05 famílias com a colaboração do orientador escolar fornecendo dados de interesse para estudo e intervenção. Com a pesquisa pretende-se mostrar que a intervenção dos pais contribui pra que a criança da Educação Infantil possa atingir o sucesso no ensino aprendizagem proposto pela instituição escolar. Considerando que o processo para uma aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores, dentre os quais o comprometimento dos pais e professores sendo uma oportunidade oferecida que leva ao conhecimento e a perspectivas futuras de vida. “A família e escola deve ter a ampla tarefa de levar a criança a entender que ela precisar assumir compromisso com a aprendizagem.” Aproveitar o potencial que o indivíduo traz e valorizar a curiosidade natural da criança são princípios que devem ser observados pelo educador”(BRUNER,1991,p.122). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Zagury,Tânia, Escola sem conflitos: parceria com os pais- Rio de janeiro:Record,2008 BRUNER,J. O Processo da Educação Geral. 2ª ed.São Paulo: Nacional,1991. AUSUBEL, D. Ee NOVAK, A. Psicologia educacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
Título do Evento
IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALCANTI, KLEBER PEREIRA DA SILVA; PEREIRA, Kleber. A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO FAMILIAR NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/196067-A-RELEVANCIA-DA-INTERVENCAO-FAMILIAR-NA-APRENDIZAGEM-ESCOLAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes