Título do Trabalho
ARTE AFRO-CANADENSE
Autores
  • Tatiane De Oliveira Elias
Modalidade
Grupos de Trabalho
Área temática
GT 04 - História da Arte, estudos culturais, teorias da arte pós-colonialista e estética do triângulo Afro Atlântico
Data de Publicação
01/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/194364-arte-afro-canadense
ISBN
978-85-5722-302-8
Palavras-Chave
Arte afro-canadense, História da Arte, História, Visibilidade, Descolonização
Resumo
Esta comunicação explora a produção de cultura visual e material relacionada à presença afrodescendente no Canadá nas instituições artísticas contemporâneas. Em 2018 foi organizada, em Montreal, no museu de Belas Artes, a exposição Nós estamos aqui: arte negra contemporânea no Canadá (Here We Are Here: Black Canadian Contemporary Art). A exposição contou com a participação de 11 artistas contemporâneos afrodescendentes e Africanos: Bushra Junaid, Sylvia D. Hamilton, Sandra Brewster, Chantal Gibson, Charmaine Lurch, Esmaa Mohamoud, Michèle Pearson Clarke, Gordon Shadrach, Manuel Mathieu, Shanna Strauss, Eddy Firmin. Este evento foi de importância crucial para a cena artística canadense, mostrando que existe uma forte presença de artistas afrodescendentes, e discutindo a presença negra secular na história canadense. Além disso, destacou a diversidade e a multiculturalidade. Na exposição, os artistas questionaram a própria história, mostrando que a presença africana e afrodescendente no Canadá não se resume apenas a imigrantes e recém-chegados africanos, mas faz parte de sua história e que, por muitos anos, tentou-se torná-la invisibilizada e apagada. Alguns artistas valeram-se de objetos usados durante o período escravocrata, tais como: gargalheira, algemas, referências ao tráfico atlântico de escravos, para fazer uma crítica evocando uma história coletiva de seus ancestrais. Os artistas denunciaram o racismo no Canadá no passado escravocrata e nos dias atuais. De acordo com a historiadora da arte afrocanadense Charmaine A. Nelson “Sob o pretexto de um ethos multicultural liberal, o Canadá criou e sustentou retroativamente um mito nacional de tolerância racial que representa sua diversidade como um mosaico pacífico, em oposição ao suposto american pot (sic) assimilacionista, mais agressivo.” A exposição deu visibilidade para a comunidade negra canadense e questionou a identidade pessoal, racial e nacional, bem como refletiu sobre a descolonização nos dias atuais num mundo global e local. Outrossim, desmantelou o conceito do eurocentrismo na arte, considerando-se que a arte negra no Canadá é presente, ocupa espaço e é para ser vista. Assim, sua importância reside em possibilitar que vejamos que a arte negra canadense existe, além de nos permitir contestar a homogeneidade racial costumeira da História da Arte Canadense e mundial. A exposição contou com eventos e promoveu o conhecimento sobre a arte Africana e a diáspora.
Título do Evento
IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ELIAS, Tatiane De Oliveira. ARTE AFRO-CANADENSE.. In: Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/194364-ARTE-AFRO-CANADENSE. Acesso em: 18/06/2025

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