SENTIDOS EM FUNCIONAMENTO NO ENSINO DE SINTAXE: UM OLHAR PARA A OCUPAÇÃO DO LUGAR DO SUJEITO

Publicado em 02/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-447-5

Título do Trabalho
SENTIDOS EM FUNCIONAMENTO NO ENSINO DE SINTAXE: UM OLHAR PARA A OCUPAÇÃO DO LUGAR DO SUJEITO
Autores
  • Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni
  • MARISTELA CURY SARIAN
Modalidade
Resumo
Área temática
(8) Enunciação, gramática e ensino
Data de Publicação
02/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semalin2021/421266-sentidos-em-funcionamento-no-ensino-de-sintaxe--um-olhar-para-a-ocupacao-do-lugar-do-sujeito
ISBN
978-65-5941-447-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: Instrumentos linguísticos, gramática, lugar sintático, sentidos.
Resumo
Este trabalho consiste em apresentar parte de uma pesquisa realizada numa escola da rede pública na cidade de Vilhena, Rondônia, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/Unemat/Cáceres, cuja base teórico-metodológica sustenta-se na Análise de Discurso Materialista, na relação com a Semântica da Enunciação e com a História das Ideias Linguísticas. Visando compreender como o ensino de gramática, de forma específica a sintaxe, está posto no livro didático em uso na escola. Trabalhamos com uma turma do oitavo ano - ensino fundamental, objetivando a ressignificação do ensino e da aprendizagem em Língua Portuguesa. À luz das bases teóricas relacionadas, fizemos um recorte no âmbito da sintaxe, por entender que a sintaxe compreende a articulação da língua destacando assim, o componente “sujeito”. Tendo em vista o conhecimento das dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos do ensino fundamental, em que predomina o ensino pautado na organicidade da língua, investimos em uma prática de ensino que se propõe à desestabilização dos sentidos que circulam como evidentes sobre o ensino de gramática e que se encontram sedimentados nos instrumentos de ensino, desenvolvemos este trabalho dando visibilidade ao funcionamento da língua. Nesta apresentação, daremos visibilidade às noções de rede enunciativa, colocando em evidência a instauração do lugar do sujeito que aciona o verbo, retirando-o do estado em se encontra no dicionário, constituindo-se como base para a predicação. Para dar consequência à articulação à AD e à HIL, o trabalho foi conduzido de forma que se pudesse compreender como o componente sujeito, em funcionamento no texto, propõe mudanças significativas quanto aos efeitos de sentidos produzidos. Para tanto, mobilizamos uma tira, em circulação no livro didático, a partir da qual pudemos compreender o imbricamento do verbal e do não-verbal, na construção dos sentidos, a partir da qual imprimiremos nossos gestos interpretativos.
Título do Evento
IV Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BELONI, Ezilda Rosania Conceição Netto; SARIAN, MARISTELA CURY. SENTIDOS EM FUNCIONAMENTO NO ENSINO DE SINTAXE: UM OLHAR PARA A OCUPAÇÃO DO LUGAR DO SUJEITO.. In: Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semalin2021/421266-SENTIDOS-EM-FUNCIONAMENTO-NO-ENSINO-DE-SINTAXE--UM-OLHAR-PARA-A-OCUPACAO-DO-LUGAR-DO-SUJEITO. Acesso em: 20/06/2025

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