LINGUAGEM E ENSINO: O LIVRO DIDÁTICO BRASILEIRO E FRANCÊS EM PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

Publicado em 02/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-447-5

Título do Trabalho
LINGUAGEM E ENSINO: O LIVRO DIDÁTICO BRASILEIRO E FRANCÊS EM PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA
Autores
  • Luciano Magnoni Tocaia
Modalidade
Resumo
Área temática
(8) Enunciação, gramática e ensino
Data de Publicação
02/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semalin2021/420322-linguagem-e-ensino--o-livro-didatico-brasileiro-e-frances-em-perspectiva-enunciativo-discursiva
ISBN
978-65-5941-447-5
Palavras-Chave
Teoria enunciativa de Benveniste, semiótica discursiva, enunciação, livro didático.
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma análise enunciativo-discursiva a partir do cotejo de dois livros didáticos para o ensino de língua materna na França e no Brasil: Fleurs d’Encre 3?, para o ensino de Língua Francesa, e Português Linguagens 9º ano, para o ensino de Língua Portuguesa, obras escolhidas segundo o critério de vendas de acordo com dados fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no Brasil, e por editoras renomadas na França. Nesta perspectiva, examina-se o livro didático como um discurso e analisam-se as diferentes estratégias enunciativas adotadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário e fazê-lo crer em seu discurso. Busca-se, com base no quadro teórico-metodológico proposto pela semiótica discursiva francesa (Greimas, 2007; Greimas et Courtés, 2009; Barros, 2008; Fiorin, 2008; Tocaia, 2014) circunvizinhado pela Teoria Enunciativa de Benveniste (2007; 2010), vislumbrar os procedimentos de instauração de pessoas (actorialização), tempos (temporalização) e espaços (espacialização) no enunciado, bem como os procedimentos de tematização e figurativização dos livros didáticos em questão. Metodologicamente, em um primeiro momento, analisa-se, para as questões de sintaxe discursiva, uma unidade de cada livro didático, verificando em que medida essa unidade contém as demais e, em um segundo momento, volta-se um olhar às obras em sua totalidade para questões relativas à semântica discursiva. No cotejo dos livros didáticos analisados, os resultados apontam para duas formas distintas de conceber o discurso do livro didático no Brasil e na França, tanto no que diz respeito à instauração de pessoas, tempos e espaços de acordo com a perspectiva enunciativa benvenistiana quanto à construção de paradigmas didático-pedagógicos distintos nas diferentes culturas.
Título do Evento
IV Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOCAIA, Luciano Magnoni. LINGUAGEM E ENSINO: O LIVRO DIDÁTICO BRASILEIRO E FRANCÊS EM PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA.. In: Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semalin2021/420322-LINGUAGEM-E-ENSINO--O-LIVRO-DIDATICO-BRASILEIRO-E-FRANCES-EM-PERSPECTIVA-ENUNCIATIVO-DISCURSIVA. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

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