A TIRINHA E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO CRÍTICA: UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO POUCO EXPLORADO PELO LIVRO DIDÁTICO

Publicado em 02/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-447-5

Título do Trabalho
A TIRINHA E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO CRÍTICA: UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO POUCO EXPLORADO PELO LIVRO DIDÁTICO
Autores
  • Sabrina Santos Barros
  • Roscele de Carvalho Tavares
  • Adilson Ventura
Modalidade
Resumo
Área temática
(2) Novas abordagens da significação voltadas para o funcionamento da linguagem
Data de Publicação
02/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semalin2021/419720-a-tirinha-e-suas-possibilidades-de-interpretacao-critica--um-espaco-de-enunciacao-pouco-explorado-pelo-livro-dida
ISBN
978-65-5941-447-5
Palavras-Chave
Livro didático, tirinha, político, semântica, Semântica do Acontecimento.
Resumo
Esta pesquisa objetiva discutir, por meio da análise de duas tirinhas e, respectivamente, os exercícios que as acompanham, a questão do político presente nesse espaço de enunciação para analisar se esse conjunto propicia uma interpretação reflexiva que direciona os alunos à criticidade, uma vez que, isso é o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe como meta no ensino de Língua Portuguesa, para a educação básica. Esse recorte foi feito a partir de um dos livros didáticos mais adotados pela rede pública de ensino da Bahia destinado ao Ensino Médio, visto ser este um dos principais instrumentos utilizados para mediar a relação ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras. Adotou-se, por sua vez, a perspectiva teórica da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que parte do pressuposto da enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir de uma relação do sujeito com a língua, sendo essa relação considerada prática política, pois instaura o conflito no cerne do dizer. Os sentidos não são fixos nem estagnados, pois são constituídos na enunciação, isto é, em cada acontecimento de linguagem, sendo não transparentes, pois o sujeito não tem controle sobre esses sentidos. Para esta pesquisa, realizaremos nossas análises a partir dos próprios procedimentos enunciativos dessa teoria e, partindo da premissa do político como conflito no cerne do dizer, nossa hipótese é a de que os direcionamentos dados pelos exercícios a partir das tirinhas privilegia a leitura do texto como pretexto para a resolução de exercícios sobre os usos de elementos da língua a partir de uma abordagem predominantemente gramatical. Como resultado, notamos que a apresentação dessas tirinhas pelo livro didático, poderiam explorar outras nuances significativas e, por isso, não cumprem o seu papel de conduzir o aluno à leitura crítica e interpretativa.
Título do Evento
IV Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Sabrina Santos; TAVARES, Roscele de Carvalho; VENTURA, Adilson. A TIRINHA E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO CRÍTICA: UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO POUCO EXPLORADO PELO LIVRO DIDÁTICO.. In: Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semalin2021/419720-A-TIRINHA-E-SUAS-POSSIBILIDADES-DE-INTERPRETACAO-CRITICA--UM-ESPACO-DE-ENUNCIACAO-POUCO-EXPLORADO-PELO-LIVRO-DIDA. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

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