O BÁLSAMO AFRICANO: A MÚSICA NA POESIA DE RICARDO ALEIXO, AGOSTINHO NETO E NOÉMIA DE SOUSA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
O BÁLSAMO AFRICANO: A MÚSICA NA POESIA DE RICARDO ALEIXO, AGOSTINHO NETO E NOÉMIA DE SOUSA
Autores
  • Adrielle Navarro Goularte
  • Adrielle Navarro Goularte
  • Carlos Francisco de Morais
Modalidade
Resumo Pôster
Área temática
PÔSTER - Estudos Literários
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/489189-o-balsamo-africano--a-musica-na-poesia-de-ricardo-aleixo-agostinho-neto-e-noemia-de-sousa
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Música; Ricardo Aleixo; Diáspora; Agostinho Neto; Noémia de Sousa
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente projeto visou propor uma análise comparativa entre a obra poética de Ricardo Aleixo com os poetas lusófonos africanos, Agostinho Neto e Noémia de Sousa. Seu corpus foi formado a partir de poemas “Música mesmo”, de Aleixo, “Contratados”, de Agostinho Neto e “Súplica”, de Noémia de Sousa. OBJETIVO: A pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre os poetas e poetisa já mencionados, a partir da presença e da importância que eles dão aos temas ligados à música. MÉTODOS: A metodologia de caráter qualitativo se constituiu a partir de pesquisas bibliográficas. A coleta de dados dos livros dos poetas e suas fortunas críticas foi feita por meio de fichamentos, resumos e resenhas. Os poemas aleixianos foram analisados e, em seguida, comparados aos de Agostinho e Noémia, a fim de encontrar diálogos entre eles, com vistas a definir o pertencimento do poeta mineiro a uma tradição lírica na qual a música aparece como um símbolo das culturas de origem africana. RESULTADOS: O diálogo de Aleixo com os poetas gira em torno do caráter redentor da música num contexto de valorização da identidade cultural e ancestral e da resistência dos afrodescendentes. Com isso, observamos que a etnopoesia de Aleixo é por si só um ato de resistência à desvalorização, intolerância e racismo dirigidos à formação da identidade cultural e, principalmente, ancestral, do povo preto. CONCLUSÃO: A partir da análise e dos pontos de contato encontrados entre as obras poéticas, concluímos que Ricardo Aleixo, assim como os demais poetas, valoriza e enaltece a música, reforçando seu papel cultural na vida do povo preto da diáspora. A música na obra de Aleixo, portanto, se torna um dos meios que a diáspora encontra para reafirmar o valor de sua identidade africana.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOULARTE, Adrielle Navarro; GOULARTE, Adrielle Navarro; MORAIS, Carlos Francisco de. O BÁLSAMO AFRICANO: A MÚSICA NA POESIA DE RICARDO ALEIXO, AGOSTINHO NETO E NOÉMIA DE SOUSA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/489189-O-BALSAMO-AFRICANO--A-MUSICA-NA-POESIA-DE-RICARDO-ALEIXO-AGOSTINHO-NETO-E-NOEMIA-DE-SOUSA. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes