O APLICATIVO ANKI COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE INGLÊS INTEGRADO E CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
O APLICATIVO ANKI COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE INGLÊS INTEGRADO E CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Rose Aparecida Costa Souza Oliveira
  • Carlos Cernadas Carrera
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 20 – Ensino de línguas e materiais didáticos: aportes teóricos e práticos
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488262-o-aplicativo-anki-como-ferramenta-digital-para-aprendizagem-de-ingles-integrado-e-criacao-de-objetos-de-aprendiza
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Anki; CLIL; objetos de aprendizagem; ensino de línguas.
Resumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa que investiga as contribuições do aplicativo ANKI em aulas de língua inglesa sob a abordagem de ensino integrado (Content and Language Integrated Learning – CLIL), no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT). De acordo com a didática profissional, deve-se promover, na EPT, a articulação de conteúdos tanto para a formação propedêutica quanto para a profissional, todavia os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) não contemplam a formação profissional do aluno em inglês aplicado, mas tão somente em inglês geral. Pesquisas recentes demonstraram que a falta de previsão de referencial teórico específico nos PPCs e nos Planos de Ensino dos cursos na EPT são em decorrência, dentre outros fatores, da pouca bibliografia existente, da escassez de material didático e da falta de formação dos professores de línguas para dominar o vocabulário técnico, como de inglês aplicado à agropecuária, por exemplo. A fim de suprir essa lacuna, pretende-se utilizar o ANKI como uma ferramenta digital para potencializar a aprendizagem, desenvolver a autonomia do aluno e contribuir para a elaboração de objetos de aprendizagem. Esse aplicativo é baseado no Sistema de Repetição Espaçada, uma descoberta da neurociência, cujo sistema é desenvolvido com foco na curva do esquecimento, e que tem sido utilizada por vários professores de idiomas on-line para otimizar a aprendizagem dos alunos. O objetivo geral da pesquisa é verificar em que medida o ANKI contribui para potencializar a aprendizagem de inglês integrado. Como objetivos específicos pretende-se utilizar o aplicativo para criar objetos de aprendizagem, desenvolver a autonomia do aluno e fazer o levantamento de sites e vídeos que contribuirão para a elaboração de material didático para os professores da EPT. Para verificação e análise dos dados, foi proposto um curso de inglês aplicado à agropecuária para alunos de Institutos e Colégios Técnicos Federais. Espera-se que, ao final do curso, os alunos tenham desenvolvido as competências linguísticas e dominado o vocabulário técnico para o exercício profissional e da cidadania.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Rose Aparecida Costa Souza; CARRERA, Carlos Cernadas. O APLICATIVO ANKI COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE INGLÊS INTEGRADO E CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488262-O-APLICATIVO-ANKI-COMO-FERRAMENTA-DIGITAL-PARA-APRENDIZAGEM-DE-INGLES-INTEGRADO-E-CRIACAO-DE-OBJETOS-DE-APRENDIZA. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes