ENSINAR INGLÊS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
ENSINAR INGLÊS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autores
  • Simôni Cristina Arcanjo
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 24 – Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e adicionais na contemporaneidade
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488201-ensinar-ingles-em-contexto-de-ensino-remoto--motivacao-de-professores-para-o-trabalho-com-tecnologias-digitais
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Ensino de inglês, Motivação de professores, Tecnologias digitais
Resumo
No ensino e aprendizagem de línguas, estudos acerca do tema motivação são relevantes e necessários por se debruçarem não apenas nas escolhas de aprendizes e docentes, mas também em seus esforços e persistência (DÖRNYEI, 2011, DÖRNYEI; USHIODA, 2011). Pensando no contexto atual, emergido a partir da pandemia de COVID-19, torna-se essencial pesquisar o construto motivação (DÖRNYEI, 2005; 2011; DÖRNYEI; USHIODA, 2011; DÖRNYEI; RYAN, 2015) atrelado ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) (KENSKI, 2012; PAIVA, 2019; SANTAELLA, 2014). Essas tecnologias movimentam a educação e são capazes de propiciar novas mediações na relação professor-aluno-conteúdo trabalhado. No entanto, para que sejam significativas no contexto educacional, é necessária uma inserção pedagógica das TDICs, que considere as especificidades do que se almeja ensinar, bem como as especificidades das próprias ferramentas utilizadas (KENSKI, 2012). Com base nisso, este estudo objetivou caracterizar a motivação de professores para ensinar inglês em contexto de ensino remoto. Em relação à metodologia, esta investigação pode ser classificada como qualitativa, exploratória, descritiva e do método estudo de caso. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiaberto on-line, analisado de acordo com os parâmetros de pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2007; MINAYO, 2009; PATTON, 2002; RICHARDS, 2003). Os resultados indicaram que os professores foram caracterizados, de maneira geral, como motivados para o uso das tecnologias digitais, com momentos de desmotivação — visto o caráter flutuante de tal construto —, mas com motivação crescente. No entanto, com base especificamente no uso das TDICs, foi verificado que, além da formação técnica, há uma necessidade de formação crítica para que o ensino e aprendizagem de inglês ocorra de modo significativo.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARCANJO, Simôni Cristina. ENSINAR INGLÊS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488201-ENSINAR-INGLES-EM-CONTEXTO-DE-ENSINO-REMOTO--MOTIVACAO-DE-PROFESSORES-PARA-O-TRABALHO-COM-TECNOLOGIAS-DIGITAIS. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes