CONSCIÊNCIA E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O POEMA-SLAM

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
CONSCIÊNCIA E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O POEMA-SLAM
Autores
  • Cinthia Pires dos Santos
  • Talita de Cássia Marine
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 14 – Propostas didáticas e relatos de experiências: a sociolinguística no ambiente escolar.
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488095-consciencia-e-adequacao-linguisticas--uma-proposta-didatica-com-o-poema-slam
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Consciência linguística, Adequação linguística, Ensino de Língua Portuguesa.
Resumo
A presente pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objetivo a elaboração e a aplicação de uma proposta didática que oportunize o desenvolvimento da pesquisa em sala de aula com vistas a contribuir para a consciência linguística acerca da heterogeneidade da língua, por parte dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em São Simão–GO a partir do trabalho didático com poema-slam. Com isso, pretendemos, também, colaborar para o desenvolvimento da noção de adequação linguística por parte do alunado, a fim de substituir a visão dicotômica de certo e errado em relação aos usos da língua para a visão de adequação desses usos a depender dos contextos em que utilizamos a língua, do gênero textual/discursivo selecionado para nossas demandas sócio-comunicativas, bem como dos nossos interlocutores. Para isso, pautaremo-nos nas contribuições da Sociolinguística ao ensino de Língua Portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; BAGNO, 2013; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2015, 2017, entre outros). Para a elaboração da proposta didática, pretendemos concebê-las por meio de oficinas que proporcionem o desenvolvimento da pesquisa linguística em sala de aula, colaborando, desse modo, também, para o desenvolvimento do letramento científico (Cf. SILVA, 2018; CUNHA, 2017; SASSERON; CARVALHO, 2011) do alunado, além de promover uma formação linguística em sala de aula que considere o respeito à diversidade e oportunize protagonismo juvenil no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, a metodologia adotada será a pesquisa-ação de Thiollent (1996). Como produto final, apresentaremos um caderno de atividades para os alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental, sendo que neste material didático haverá orientações e sugestões para o professor, com propósito à promoção de um ensino de língua materna sintonizado com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), especialmente no que refere a um ensino de língua que promova a consciência e a adequação linguísticas dos estudantes.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Cinthia Pires dos; MARINE, Talita de Cássia. CONSCIÊNCIA E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O POEMA-SLAM.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488095-CONSCIENCIA-E-ADEQUACAO-LINGUISTICAS--UMA-PROPOSTA-DIDATICA-COM-O-POEMA-SLAM. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes