CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTORIA FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: (IN)VISIBILIDADE DE ESCRITORAS DA LITERATURA BRASILEIRA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTORIA FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: (IN)VISIBILIDADE DE ESCRITORAS DA LITERATURA BRASILEIRA
Autores
  • ÉRICA SILVA
  • Guilherme Figueira-Borges
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 12 – Autoria feminina e crítica feminista
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488049-consideracoes-sobre-autoria-feminina-em-livros-didaticos-de-portugues--(in)visibilidade-de-escritoras-da-literatu
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
autoria, mulheres, livros didáticos, análise do discurso.
Resumo
A questão da autoria é analisada por Foucault (1992) a partir de uma retórica fundamentada na busca pelo significado histórico-social, por isso a compreensão de que o sujeito autor é uma função construída. Autoria que é a resultante de uma operação complexa sob(re) a língua(gem) que produz, de maneira estratégica, um ser discursivo que se designa “autor”. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar recorrências de emergência da mulher enquanto produtora de textos literários no Livro Didático de Português (LDP). O corpus de análise é constituído de materialidades linguístico-visuais de LDPs adotados no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, pertencentes às três coleções mais adotadas em escolas públicas do estado de Minas Gerais, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação. A partir dos conceitos foucaultianos função autor, relações de poder e resistência, buscamos verificar, especificamente, regularidades presentes nas produções e nas apresentações biográficas das autoras que fazem autorizar e legitimar sua presença no conjunto de autores selecionados. A análise dos dados foi realizada a partir do quadro teórico-metodológico postulado por Foucault (1987, 1992, 2012), no âmbito da Análise do Discurso, estabelecendo o exercício de descrição e análise do corpus mencionado. Os resultados mostraram, notadamente, uma movência sistemática que ora anuncia um reconhecimento acerca de práticas histórico-sociais de apagamento da autoria de mulheres (principalmente de autoras brancas e burguesas), ora demonstra conservadorismo em relação a essa prática silenciando autoras por um excesso de vozes masculinas. O traço de reconhecimento pode ser percebido com a presença de autoras e textos que tratam especificamente da referida temática. Já o aspecto conservador, emerge de uma discrepância significativa entre a quantidade de autores e a de autoras de produções literárias presentes nos manuais didáticos.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ÉRICA; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTORIA FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: (IN)VISIBILIDADE DE ESCRITORAS DA LITERATURA BRASILEIRA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488049-CONSIDERACOES-SOBRE-AUTORIA-FEMININA-EM-LIVROS-DIDATICOS-DE-PORTUGUES--(IN)VISIBILIDADE-DE-ESCRITORAS-DA-LITERATU. Acesso em: 07/08/2025

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