DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: MECANISMO METALINGUÍSTICO PARA RECODIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: MECANISMO METALINGUÍSTICO PARA RECODIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS
Autores
  • Rebeka da Silva Aguiar
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 11 – O léxico e seus entrelaços sociais e culturais
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/487978-divulgacao-cientifica--mecanismo-metalinguistico-para-recodificacao-de-conceitos-cientificos-e-tecnicos
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Divulgação científica, terminologia, terminografia, glossário.
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutoramento realizada no Centro LexTerm, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília. Criar uma obra terminográfica de termos formados por elementos eruditos, provenientes do grego e do latim, foi o principal objetivo desse estudo, que resultou na elaboração do "Glossário Sistêmico de termos formados por elementos eruditos para estudantes do 6º do EFII", disponível gratuitamente no site https://rebekadoutorado.wixsite.com/cienciasdanaturezaef. Porém, nesta proposta de comunicação, temos o propósito de demonstrar que a divulgação científica é um recurso empregado na reescrita de definições adequadas às singularidades linguísticas de estudantes do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo se fundamenta nos princípios da divulgação científica defendidos por Zamboni (2001), para quem, esse mecanismo metalinguístico é uma atividade de difusão que, por meio de recursos, procedimentos e técnicas, serve para reorganizar o conhecimento produzido em ambientes acadêmicos ou em laboratórios de pesquisa, por meio de uma linguagem mais acessível ao público leigo. Empregamos a divulgação científica, uma vez que elaboramos uma obra terminográfica para estudantes, que estão em pleno processo de aprendizagem terminológica, mas que, ainda necessitam de recursos didáticos para auxiliá-los na abstração dos conceitos. Além disso, o trabalho se sustenta nos princípios da Terminologia e da Terminografia, porque essas duas disciplinas oferecem subsídios teóricos e práticos para a organização de glossário de natureza escolar (FAULSTICH, 1995; 2010; 2013) e (ESTOPÀ; CORNUDELLA; 2013). Somam-se a esses fundamentos, parâmetros da Morfologia Lexical (ABREU, 2012; 2017). As definições selecionadas para compor o verbete do glossário foram coletadas do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Aurélio Júnior (DAJ) e de livros didáticos da disciplina Ciências da Natureza. Após a compilação, reescrevemos o texto definitório, com base nos parâmetros da divulgação científica. Para isso, estabelecemos quatro níveis linguísticos, quais sejam: (i) gramatical, que compreende a decomposição dos termos constituídos por elementos erudidos; (ii) semântico, a descrição dos significados dos formantes eruditos na estrutura do verbete; (iii) lexical, o uso de vocabulário mais acessível na reescrita de definições, em conformidade com as singularidades linguísticas dos estudantes; (iv) discursivo, a escrita do verbete, com base em recursos metalinguísticos, a saber, frases curtas, explicações, letras grandes e coloridas para marcar o termo-entrada, sistema de remissivas por meio de hiperlinks, ilustrações e estruturação de campo lexical (AGUIAR, 2018). Os resultados indicam que a divulgação científica é um recurso adequado para ser utilizado na criação de materiais didáticos, por exemplo, glossários de ciências para crianças e adolescentes. Isso porque, em parte dos termos da disciplina de Ciências da Natureza, residem complexa compreensão, tendo em vista que os significados não são transparentes, pois se constituem de formantes de origem grega e latina, elementos desconhecidos dos estudantes, a título de exemplo, fito- e -plâncton. A divulgação científica poderá auxiliar, portanto, lexicógrafos ou terminógrafos na elaboração de obras terminográficas para usuários, que exigem linguagem mais compreensível. Dessa forma, a ciência se aproxima das pessoas, tornando a divulgação um mecanismo social e cultural.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AGUIAR, Rebeka da Silva. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: MECANISMO METALINGUÍSTICO PARA RECODIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/487978-DIVULGACAO-CIENTIFICA--MECANISMO-METALINGUISTICO-PARA-RECODIFICACAO-DE-CONCEITOS-CIENTIFICOS-E-TECNICOS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes