GAMIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE FOTORREPORTAGENS: ENGAJAMENTO E PROFICIÊNCIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

DOI
10.29327/1132274.8-3  
Título do Trabalho
GAMIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE FOTORREPORTAGENS: ENGAJAMENTO E PROFICIÊNCIA
Autores
  • Erivania Lima
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 22 – Tecnologias digitais, discurso e formação de professor
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/487890-gamificacao-na-producao-textual-de-fotorreportagens--engajamento-e-proficiencia
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Ensino, Escrita, Engajamento, Gamificação, Metodologias ativas.
Resumo
A baixa proficiência e o engajamento na prática de escrita no contexto escolar representam ainda uma problemática, uma vez que, muitos dos alunos demonstram desinteressados e com muitas dificuldades para o desenvolvimento de atividades de produção textual. Frente ao exposto, o estudo em tela tem como objetivo geral compreender o processo de gamificação aplicado à educação, especialmente no desenvolvimento da produção escrita, a partir do gênero discursivo/textual fotororreportagem. Para isso, desenvolverá os seguintes objetivos específicos: discutir as concepções de metodologias ativas, gamificação e escrita; promover atividades diagnósticas sobre a produção textual dos educandos; elaborar e executar atividades de aprendizagem gamificadas, observando sua aplicabilidade para a produção textual escrita e o engajamento dos educandos; produzir um caderno pedagógico de atividades gamificadas com foco no desenvolvimento da escrita, a serem divulgadas em suporte físico ou interativo, para apoiar outros docentes de Língua Portuguesa. A pesquisa terá como participantes, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa e etnográfica. O trabalho de campo acontecerá de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, e utilizará a pesquisa bibliográfica, a observação participante, o processo etnográfico e a aplicação de sequência didática como instrumentos/procedimentos geradores de dados. O gênero discursivo/textual que estruturará o corpus da pesquisa será a fotorreportagem, visto que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ano escolar, porém é pouco explorado nas unidades de ensino. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos autores, a saber: metodologias Ativas - Berbel (2011), Silva et al (2017), Bertini (2017), Moran (2018) e Souza (2020); gamificação – Vianna et al (2013), Alves (2015), Burke (2015), Bussarello (2016, 2017) e Eugênio (2020); escrita - Serafini (1995), Koch e Elias (2008), Rojo e Barbosa (2015), Ribeiro (2018), Medeiros (2017) e Boroski (2020), dentre outros. A análise de dados será realizada mediante o método da análise de conteúdo sistematizada em Franco (2007). Ansiamos, através da realização desse estudo e da intervenção aplicada, fomentar caminhos para a utilização de recursos tecnológicos contemporâneos e a adoção de estratégias gamificadas frente aos contextos tradicionais, para que seja possível elevar a proficiência e o engajamento em atividades de escrita e para que sejamos capazes de refletir sobre as vantagens e as desvantagens da gamificação para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Erivania; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. GAMIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE FOTORREPORTAGENS: ENGAJAMENTO E PROFICIÊNCIA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/487890-GAMIFICACAO-NA-PRODUCAO-TEXTUAL-DE-FOTORREPORTAGENS--ENGAJAMENTO-E-PROFICIENCIA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes