DAS ESCREVIVÊNCIAS SURREALISTAS ÀS ARTES PICTÓRICAS EM O DESERTO DOS TÁRTAROS, DE DINO BUZZATI

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
DAS ESCREVIVÊNCIAS SURREALISTAS ÀS ARTES PICTÓRICAS EM O DESERTO DOS TÁRTAROS, DE DINO BUZZATI
Autores
  • Deividy Ferreira dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 05 – Representações do espaço-tempo na literatura
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/487648-das-escrevivencias-surrealistas-as-artes-pictoricas-em-o-deserto-dos-tartaros-de-dino-buzzati
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Surrealismo, fantástico, O deserto dos tártaros, Dino Buzzati.
Resumo
A comunicação busca analisar as aparições do Surrealismo, enquanto movimento de conhecimento, surgido inicialmente na França, nas primeiras décadas do século XX, e do fantástico - não como categoria estética -, mas voltado à aparição de seres ou eventos fabulosos. Para atingir este objetivo, elegemos como corpus de nosso estudo o romance italiano O deserto dos tártaros, do autor Dino Buzzati. O trabalho está organizado da seguinte maneira: na primeira seção, discutiremos como a obra de Buzzati pode ser lida e escrita através de um insight surrealista, partindo, assim, das temáticas abordadas no livro e das ações desencadeadas pela personagem protagonista Giovani Drogo. Na segunda seção, por sua vez, faremos à análise de duas obras pictóricas do escritor e agora, também, pintor Dino Buzzati, com vistas a refletirmos como o Surrealismo e o fantástico se refletem nessas obras. Como arcabouço teórico, utilizaremos os textos de André Breton (1924), Paula Pinto (2007), Giacinto Spagnoletti (1994), Sandra Barros & Helciclever Vitoriano (2019) entre outras contribuições. Acreditamos que o lado pintor de Buzzati – muito se valendo também da estética surrealista – foi fundamental para que o artista produzisse obras que tivessem a sua identidade e personalidade. Em outros termos, Buzzati não seguiu o modelo proposto pelo Surrealismo italiano, como os pintores franceses frisavam, mas conseguiu adaptar e criar novas estéticas surrealistas ao seu modo, sempre referenciando o modelo anterior, a exemplo do escritor surrealista André Breton. Concordamos parcialmente com o pensamento de Spagnoletti (1994), pois na narrativa de Buzzati o Surrealismo não está totalmente excluído como o teórico defende. Há, sim, a presença de traços do Surrealismo e também do fantástico como no caso da aparição de seres fabulosos. Não vemos, portanto, a necessidade da exclusão de um e nem de outro, o que percebemos é a associação de ambos. Acreditamos, pois, ter conseguido mostrar o motivo e as razões pelas quais há uma perspectiva surrealista na obra em questão.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Deividy Ferreira dos. DAS ESCREVIVÊNCIAS SURREALISTAS ÀS ARTES PICTÓRICAS EM O DESERTO DOS TÁRTAROS, DE DINO BUZZATI.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/487648-DAS-ESCREVIVENCIAS-SURREALISTAS-AS-ARTES-PICTORICAS-EM-O-DESERTO-DOS-TARTAROS-DE-DINO-BUZZATI. Acesso em: 01/05/2025

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