PERPECTIVAS PÓS-COLONIAIS PARA A FICÇÃO CIENTÍFICA E DE EDGAR ALLAN POE: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
PERPECTIVAS PÓS-COLONIAIS PARA A FICÇÃO CIENTÍFICA E DE EDGAR ALLAN POE: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO
Autores
  • Daise Lilian Fonseca Dias
Modalidade
Resumo
Área temática
Comunicações Avulsas
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/487224-perpectivas-pos-coloniais-para-a-ficcao-cientifica-e-de-edgar-allan-poe--questoes-de-literatura-e-ensino
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Palavras-chave: Póscolonialismo, ficção científica, literatura e ensino.
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa contos de ficção científica do renomado escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-49), sob uma perspectiva póscolonial, com base nos postulados de Roberts (2006), Held (1980), Colomer (2007), entre outros, no caso, “Colóquio entre Eiros e Charmion”(1839), “A conversa de Monos e Uma” (1841), “Um história das Montanhas Ragged” (1844), “A verdade no caso do Sr. Valdemar” (1845), “Mellonta Tauna” (1849). Serão destacados aspectos típicos das narrativas de ficção científica do autor, coonsiderado um dos fundadores do gênero em foco, e como eles oscilam entre uma cosmovisão colonialista e póscolonialista. Esta questão se apresenta como típica de escritores de países tocados pelo colonialismo europeu, uma vez que refletem a admiração pelos padrões literários e ideológicos da metrópole imperialista, ao tempo em que buscam valorizar as cores locais do seu país. Este subgênero da narrativa em debate se constitui em um tipo de literatura de poder, e nas mãos de Poe, assume um viés satírico aos europeus em sua etnocentricidade. Poe é um dos escritores estrangeiros de mais destaque nas aulas de literatura no âmbito do Ensino Fundamental brasileiro, sobretudo pelo modo gótico adotado em suas produções. Considerando que a ficção científica é um subgênero que goza de grande prestígio entre o alunado brasileiro neste contexto da vida escolar, especialmente pelas adaptações de clássicos universais de ficção científica pelo cinema, este artigo oferece ao professor um panorama de elementos próprios desse tipo de narrativa que lhe auxiliará na promoção do letramento literário, por meio de um prisma pouco conhecido sobre a contística do autor.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Daise Lilian Fonseca. PERPECTIVAS PÓS-COLONIAIS PARA A FICÇÃO CIENTÍFICA E DE EDGAR ALLAN POE: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/487224-PERPECTIVAS-POS-COLONIAIS-PARA-A-FICCAO-CIENTIFICA-E-DE-EDGAR-ALLAN-POE--QUESTOES-DE-LITERATURA-E-ENSINO. Acesso em: 07/08/2025

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