PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: OS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: OS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Jeize de Fátima Batista
  • ANA CECILIA TEIXEIRA GONÇALVES
  • Demétrio Alves Paz
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 20 – Ensino de línguas e materiais didáticos: aportes teóricos e práticos
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/487175-producao-de-materiais-didaticos--os-jogos-para-o-ensino-e-aprendizagem-de-lingua-portuguesa
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Jogos Pedagógicos. Ensino e Aprendizagem. Língua portuguesa.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância dos jogos pedagógicos para um ensino significativo em Língua Portuguesa, bem como produzir materiais didáticos em oficina realizada nos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), EDITAL 2020/2022, do Curso de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Cerro Largo. Destacamos, que os jogos pedagógicos, enquanto ferramenta de aprendizagem, podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades dos alunos e a partir de diferentes conteúdos, quando o professor tiver ciência de como usá-lo em sala de aula. Ainda, salientamos que, embora alguns pesquisadores considerem que o lúdico seja, apenas, uma metodologia adotada pela educação infantil, o adolescente também pode ser beneficiado com essa prática, tornando o processo de aprender mais prazeroso. Na área educacional o termo “jogos pedagógicos” é considerado como àquele utilizado como estratégia metodológica em sala de aula, com vistas a possibilitar uma maior interação social entre os alunos, fomentando a criatividade, despertando o raciocínio lógico e desenvolvendo conhecimentos e valores a partir das regras e do trabalho conjunto, dialógico e interacionista. O referencial bibliográfico utilizado é com base nas perspectivas teóricas de alguns autores como CASTRILLON (2013), SAMPAIO (2014), DEHAENE, 2012, TEIXEIRA (1995), LIMA; AZEVEDO (2017). Diante disso, os jogos pedagógicos desenvolvidos pelos participantes dos programas foram utilizados nas suas práticas de docência, com a finalidade de contribuir para uma aprendizagem significativa, considerando questões como leitura, interpretação e compreensão, assim como aspectos morfológicos da língua portuguesa. Os resultados da aplicação prática foram positivos e satisfatórios atendendo ao esperado durante a elaboração e confecção dos materiais.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, Jeize de Fátima; GONÇALVES, ANA CECILIA TEIXEIRA; PAZ, Demétrio Alves. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: OS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/487175-PRODUCAO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS--OS-JOGOS-PARA-O-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes