CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: POSSIBILIDADES DE USO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO ACADÊMICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

DOI
10.29327/1132274.8-2  
Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: POSSIBILIDADES DE USO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO ACADÊMICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel
  • CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 22 – Tecnologias digitais, discurso e formação de professor
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/486919-construcao-de-textos-colaborativos--possibilidades-de-uso-da-ferramenta-trello-para-o-desenvolvimento-de-artigo-c
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Palavras-chave: Produção textual, Letramento digital, Ferramenta tecnológica Trello.
Resumo
Em 2020 a pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo incertezas, situações inesperadas e de fato transformações que, em curto espaço de tempo, as principais mídias de comunicação ainda não conseguiam explicar. Mas, percebemos por meio delas que precisaríamos movimentar o planeta. Na educação, as escolas tiveram que fechar suas portas e necessitaram buscar alternativas para que os estudantes não deixassem de receber suporte e pudessem ser atendidos. Professores, estudantes, equipe pedagógica, gestão escolar, secretarias de educação e órgãos do governo começaram a procurar soluções (ainda que precárias) para que os estudantes pudessem ser atendidos nas incertezas dos fatos. Foram elencadas algumas ferramentas tecnológicas como suportes de forma remota tais como: Google sala de aula, Google Meet, Whastapp, Telegram, dentre outras. Neste interim, todavia, foram surgindo os problemas como a falta de acesso à internet para os professores e para os estudantes (com destaque para a rede pública de ensino), falta de formação e de qualificação dos atores para o manuseio das ferramentas. Dentro desta delimitação, a fim de otimizar e facilitar o trabalho do professor de língua portuguesa, em sala de aula, como objetivo geral do estudo em tela, buscamos investigar de que forma os estudantes realizam seus trabalhos de pesquisas. Para tanto, propomos a utilização da Ferramenta Trello para auxiliar nas etapas dos trabalhos em sala de aula e necessariamente para a construção do gênero textual acadêmico artigo científico. Propomos, também, a inclusão da ferramenta cuja categoria se insere a de Ferramenta Virtual Não exclusiva à Aprendizagem (FVNexA), assim como no campo de Objeto digital de Aprendizagem (ODA) e comparamos com a interface de ferramentas livres. A pesquisa seguiu os preceitos de Bortoni-Ricardo (2019), Creswell (2021), Lakatos e Marconi (2003) com base no estudo interpretativista, quali-quantitativo. Como embasamento teórico, contamos com os autores: Rojo (2005), Soares (2002), Bakhtin (1997), Bazerman (2007) em relação aos gêneros textuais. Xavier (2011), Lévy (2010), Marcuschi e Xavier (2010) e Coscarelli (2012, 2016) acerca do texto e do hipertexto e sob o olhar das interconexões que regem à leitura e à escrita: Araújo (2009), Ribeiro e Cocarelli (2017), Moran (2022), Kenski (2014), Matos (2020), Leffa (2006) a fim de enfocar práticas que contribuem para o letramento digital, frente às tecnologias digitais contemporâneas. O estudo teve como locus a Escola Técnica Estadual Miguel Batista, situada em Recife-PE, envolvendo estudantes da 3ª série do ensino médio, onde foi permitido vivenciar a experiência da utilização dos procedimentos metodológicos que envolvem a ferramenta digital Trello para produção do gênero textual acadêmico artigo científico em etapas com a participação de dois grupos de 10 estudantes: grupos A com a utilização da ferramenta Trello e o grupo B com a utilização de ferramentas livres no formato de uma sequência didática. Além disso, contou-se, também, com aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada, que proporcionaram a reflexão sobre a utilização de uma ferramenta significativa a fim de dinamizar, facilitar a aprendizagem colaborativa dos estudantes e aprimorar as práticas de docentes. Portanto, este estudo visou à inserção da ferramenta Trello como meio de minimizar as dificuldades quanto à construção do gênero textual acadêmico na 3ª série do ensino médio. Pudemos verificar a possibilidade da otimização da ferramenta Trello em relação às produções textuais na construção e na aplicação dos procedimentos científicos dentro do ambiente escolar e além dos muros da escola.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MACIEL, João Wandemberg Gonçalves; SILVA, CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA. CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: POSSIBILIDADES DE USO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO ACADÊMICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/486919-CONSTRUCAO-DE-TEXTOS-COLABORATIVOS--POSSIBILIDADES-DE-USO-DA-FERRAMENTA-TRELLO-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-ARTIGO-C. Acesso em: 04/07/2025

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