ITINERÁRIOS DE LEITURA LITERÁRIA E O CIRCUITO DOS AFETOS NA ESCOLA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
ITINERÁRIOS DE LEITURA LITERÁRIA E O CIRCUITO DOS AFETOS NA ESCOLA
Autores
  • GISELE GEMMI CHIARI
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 09 – Leitura literária, democracia e ensino
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/484204-itinerarios-de-leitura-literaria-e-o-circuito-dos-afetos-na-escola
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Leitura literária, Performance, Circuito dos Afetos
Resumo
Considerando as reflexões sobre como os afetos circulam na sociedade atual e como implicam nas relações político-sociais na obra de Vladimir Safatle, "O circuito dos afetos" (2019), e as investigações sobre "Performance, recepção, leitura" de Paul Zumthor (2018), propõe-se pensar em como a leitura literária no cotidiano escolar pode levar os partícipes, docentes e discentes a despojarem-se de suas identidades, personalidades e predicados para que, dessa forma, possam vivenciar relações não estabelecidas por afetos paralisantes como o medo e a esperança, os quais, baseados na expectativa de um devir, roubam a experiência do presente. Compreender como os afetos circulam na sociedade, permite-nos compreender os modos de construção dos corpos sociais e políticos. A afecção é sobretudo orgânica, do âmbito do sensível, passa pelo corpo, inclusive como esse corpo experimenta o tempo. Numa sociedade em que o circuito dos afetos é baseado no medo e na esperança, os horizontes de projeção são sempre lançados para o futuro. Que outras afecções podem modificar o status quo e nos preparar para as contingências e abrir-nos para outra experiência do tempo? Safatle propõe o desamparo como o afeto que pode mover os sujeitos para fora de si, do interior de seus predicados, proporcionando a possibilidade de construir outros circuitos de afetos. Ao se dar conta de que não há ajuda possível, o sujeito não cria expectativas (no futuro). Assim como se dá no processo de maturação individual, no plano social, conclui-se que o estado inicial de impotência e aflição precisa ser ultrapassado. A arte, por sua vez, é a expressão humana em que os corpos se decompõem e se despossuem. Ao participar de um encontro artístico, por meio da aiesthesis, que pode afetar o sujeito causando-lhe estranhamento, o indivíduo pode mover-se para fora de si, do que reconhece e, desamparado, assumir outras formas de predicar-se e ver o mundo. A leitura, assim como a escrita, retira o sujeito de seu lugar, algo da experiência o atravessa e o marca. Quando se abre um livro colocamo-nos em risco, em desamparo, pois nunca sabemos para onde ele nos levará. No ato de ler está implicado um jogo de sedução, no sentido de que a obra pode convidar os leitores a outro pensar, a outros caminhos. A literatura na escola tornou-se um protocolo como todos os outros processos de ensino e aprendizagem, sendo desprovida do encantamento que os desvelamentos da arte, da vida, do outro e de si mesmo podem provocar. Já a leitura como performance,como momento privilegiado para a recepção, presentifica e evoca a corporeidade de todos os participantes, daquele que vocaliza e daqueles que ouvem, produzindo sincronicidade e participação efetiva. Ao participar de um encontro de partilha artística, por meio da aiesthesis, que afeta o sujeito causando-lhe estranhamento, o indivíduo pode mover-se para fora de si, do que reconhece e, desamparado, assumir outras formas de predicar-se e ver o mundo. Em um encontro de fruição literária a aula de cunho monologal é substituída por uma construção coletiva em que todos afetam e são afetados pela leitura e diálogo. Neste estudo propõe-se refletir sobre quais seriam os objetivos e perspectivas da prática da leitura literária na escola hoje e, com base em experiências de construção de itinerário de leitura literárias realizadas em oficinas oferecidas a docentes de escolas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal ,demonstrar que a partilha da arte literária pode ensejar dinâmicas sociais de transformação e do circuito dos afetos.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHIARI, GISELE GEMMI. ITINERÁRIOS DE LEITURA LITERÁRIA E O CIRCUITO DOS AFETOS NA ESCOLA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/484204-ITINERARIOS-DE-LEITURA-LITERARIA-E-O-CIRCUITO-DOS-AFETOS-NA-ESCOLA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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