PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS ARTES

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS ARTES
Autores
  • Fernanda Mota Pereira
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC's
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/275894-praticas-pedagogicas-decoloniais-no-ensino-de-lingua-estrangeira-atraves-da-literatura-e-outras-artes
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Decolonialidade, Literatura, Ensino, Linguística Aplicada Crítica
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões e estratégias sobre o ensino de língua estrangeira, com ênfase em língua inglesa, através de textos literários e outras produções artísticas, a exemplo de músicas e filmes. Para isso, são acionadas as configurações epistemológicas da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001), que figura como o alicerce da metodologia deste trabalho, que, por sua vez, consiste da análise crítica de textos teóricos que versam sobre ensino de língua estrangeira e propostas de práticas decoloniais de ensino, tendo a literatura e outras artes como recursos didáticos. O artigo é dividido em duas partes. A primeira tem como propósito trazer considerações sobre o ensino de língua estrangeira com uma crítica à centralidade dos métodos (KUMARAVADIVELU, 2003a) e a emergência do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003a, 2003b), que se alinha às epistemologias do sul (SANTOS, 2019) e preceitos da Decolonialidade, bem como um olhar sobre materiais didáticos comumente usados em sala de aula. A segunda parte tem o objetivo de apresentar estratégias de implementação de práticas pedagógicas decoloniais (OLIVEIRA, 2018) no ensino de línguas através da literatura (MOTA, 2010; PEREIRA, 2017; PEREIRA, 2019). A escolha de textos literários, músicas e filmes para exemplificar tais práticas terá como um dos critérios a abordagem de questões étnico-raciais e a sua produção no Sul Global. A justificativa da proposta em tela reside na articulação entre teoria e prática e por se destinar não apenas a professores da educação básica ou do ensino superior, mas, também, a pesquisadores e estudantes de língua estrangeira que nutrem especial interesse em formas decolonizadas de conceber o ato, sempre marcado pelo pluralismo (HOOKS, 2003), de falar outra língua.
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Fernanda Mota. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS ARTES.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/275894-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DECOLONIAIS-NO-ENSINO-DE-LINGUA-ESTRANGEIRA-ATRAVES-DA-LITERATURA-E-OUTRAS-ARTES. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

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