A RAPOSA E A CEGONHA: AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO FÁBULA PARA UMA APRENDIZAGEM DE LEITURA MULTIMODAL

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
A RAPOSA E A CEGONHA: AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO FÁBULA PARA UMA APRENDIZAGEM DE LEITURA MULTIMODAL
Autores
  • Giuliane Aparecida Petronilho
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC's
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/273145-a-raposa-e-a-cegonha--as-potencialidades-do-genero-fabula-para-uma-aprendizagem-de-leitura-multimodal
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Videoanimação, Multimodalidade, Fábulas.
Resumo
Este trabalho é uma proposta de análise do gênero textual videoanimação, cujo corpus será uma fábula em vídeo, denominada “A raposa e a cegonha”, uma retextualização da narrativa de Esopo, fabulista grego do século VI a.C. Os objetivos desta pesquisa são: a) analisar as potencialidades da videoanimação, em sala de aula; b) discutir acerca dos recursos multissemióticos que constituem a animação; c) abordar acerca das características do gênero fábula, assim como a construção de valores que essas histórias proporcionam. O que justifica este trabalho é a importância da leitura de textos multimodais, nas aulas de língua portuguesa, conforme demanda a BNCC (BRASIL, 2017), além de possibilitar a construção de senso reflexivo para as práticas sociais. A metodologia empregada consiste na análise crítica do vídeo proposto, a fim de discutir acerca dos aspectos referentes ao gênero fábula, assim como das diversas possibilidades de leituras presentes nas videoanimações. Para a consecução do objetivo proposto empreendeu-se pesquisas teóricas em: FERREIRA (2018), FERREIRA; VILLARTA-NEDER (2017) e FERREIRA; ALMEIDA (2018), que abordam acerca da multimodalidade; PAZZINI; ARAÚJO (2013), que discorrem acerca do vídeo em sala de aula; NOGUEIRA (2000) e ARAÚJO (2017), que abordam acerca das potencialidades das fábulas, nas aulas de língua portuguesa, especialmente para o ensino fundamental. A partir das análises empreendidas, foi possível perceber a relevância das videoanimações, em sala de aula, de modo a ampliar as capacidades de leituras, que são exigidas nesta sociedade multiletrada. Além disso, propostas que visam discutir acerca da construção de valores, no espaço escolar, são de suma importância para a construção de cidadãos reflexivos em suas vivências sociais.
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PETRONILHO, Giuliane Aparecida. A RAPOSA E A CEGONHA: AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO FÁBULA PARA UMA APRENDIZAGEM DE LEITURA MULTIMODAL.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/273145-A-RAPOSA-E-A-CEGONHA--AS-POTENCIALIDADES-DO-GENERO-FABULA-PARA-UMA-APRENDIZAGEM-DE-LEITURA-MULTIMODAL. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

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