LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL PARA O GÊNERO TEXTUAL CHARGE

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL PARA O GÊNERO TEXTUAL CHARGE
Autores
  • Giuliane Aparecida Petronilho
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC's
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/273144-letramento-racial-critico--uma-abordagem-multimodal-para-o-genero-textual-charge
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Multimodalidade, Charges, Letramento Racial Crítico, Ensino.
Resumo
O presente trabalho abordará as potencialidades de leituras presentes em Charges, como proposta de atividade de ampliação do letramento multimodal de estudantes do ensino básico. O objetivo desta proposta é explorar as diversas possibilidades de leitura, que são possíveis por meio de textos multissemióticos, além de provocar uma reflexão acerca da temática central das charges selecionadas: as questões raciais que perpassam esses textos. O que justifica este trabalho é a necessidade de expandir a capacidade de leituras multimodais, nas aulas de línguas, a fim de contribuir para as práticas de letramento, que serão utilizadas pelos estudantes, tanto dentro quanto fora do espaço escolar, conforme orienta a BNCC (BRASIL, 2017). A metodologia deste trabalho consiste na análise de três charges, cujas temáticas centrais são a desigualdade social e o racismo, temas tão presentes na sociedade brasileira. Para a consecução do objetivo proposto empreendeu-se pesquisas teóricas em FERREIRA; VILLARTA-NEDER (2017, 2018), MARANHA; FERREIRA (2018) e GUALBERTO (2013), que abordam acerca da leitura de textos multimodais e dos multiletramentos. Com o intuito de melhor abordar o gênero em questão, foi desenvolvida uma pesquisa em COSTA; SILVA (2017). Por fim, foram realizadas pesquisas em FERREIRA (2014) e PEREIRA; LACERDA (2019), que abordam acerca da Teoria Racial Crítica e do Letramento Racial Crítico. Por meio das análises dos corpus selecionados, embasadas nas teorias destacadas, é possível perceber que a raça está interligada às questões sociais, políticas e econômicas. Essas questões precisam ser debatidas, urgentemente, em sala de aula, de modo a romper com os preconceitos estabelecidos pela sociedade, desde o processo de colonização até os dias atuais. Dessa maneira, o professor de língua portuguesa poderá trabalhar com os textos multimodais, abordando essa temática, a fim de construir com os alunos, um senso mais crítico e reflexivo e prepará-los para as práticas de leituras multissemióticas.
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PETRONILHO, Giuliane Aparecida. LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL PARA O GÊNERO TEXTUAL CHARGE.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/273144-LETRAMENTO-RACIAL-CRITICO--UMA-ABORDAGEM-MULTIMODAL-PARA-O-GENERO-TEXTUAL-CHARGE. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes