(RE) PENSANDO A ABORDAGEM DO GÊNERO POEMA EM SALA DE AULA

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
(RE) PENSANDO A ABORDAGEM DO GÊNERO POEMA EM SALA DE AULA
Autores
  • Lucas de Sousa Ferreira
  • Cleberson Vieira de Araújo
  • Kadygyda Lamara de França Leite
  • Mariana Soares de Farias
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, literatura e estudos culturais
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/273071-(re)-pensando-a-abordagem-do-genero-poema-em-sala-de-aula
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Leitura literária; Poema; Ensino.
Resumo
No contexto atual da educação, a produção textual, em conformidade com a poesia, é, muitas vezes, desvalorizada. Infelizmente, em muitas instituições educativas, ocorre um menosprezo à leitura, bem como à produção de poemas, já que em muitos casos o poema serve apenas como ponte para o ensino de gramática. Incentivar o prazer pela leitura é uma das funções mais importantes que o docente tem em relação ao ensino de língua. Estimular no educando o prazer da leitura necessita de textos atraentes que não só busque a sua atenção pelo texto, porém que coopere para sua criatividade, criticidade e instigue a sua formação como cidadã. É perceptível que a leitura literária é apresentada de forma restrita em aulas de língua portuguesa, pois o professor encara a difícil missão de abordar diversos conteúdos gramaticais em sala de aula, deixando muitas vezes, o ensino de literatura como segundo plano. Ademais, a poesia provoca sensibilidade e descobrimento de universo mais humano e crítico. O poema quando implementado nas aulas de língua portuguesa, favorece o desenvolvimento do educando, uma vez que esse é um gênero que dispõe de uma narrativa poética curta e criativa, fazendo com que o aluno sinta prazer pela leitura. Com isso o presente trabalho visa (re) pensar a abordagem do gênero poema em sala de aula, priorizando e analisando a sua inserção no meio educacional. Ao (re) pensar a abordagem do gênero poema em sala de aula, buscamos analisar como esse gênero, quando implementado e associado à matriz curricular, pode fomentar o aprendizado de forma mais dinâmica e interativa. Para tanto, esse estudo parti de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico ao se debruçar em estudos já realizados e teóricos de destaque a exemplo de Filipouski (2009) e Marcuschi (2008).
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Lucas de Sousa et al.. (RE) PENSANDO A ABORDAGEM DO GÊNERO POEMA EM SALA DE AULA.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/273071-(RE)-PENSANDO-A-ABORDAGEM-DO-GENERO-POEMA-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes