A DESCONSTRUÇÃO DAS FAKE NEWS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
A DESCONSTRUÇÃO DAS FAKE NEWS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO
Autores
  • Rian Lucas da Silva
  • Neilson Alves de Medeiros
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC's
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/270159-a-desconstrucao-das-fake-news-em-sala-de-aula-por-meio-do-genero-textual-debate-regrado
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Fake News, Gênero textual, Debate regrado, Língua Portuguesa.
Resumo
RESUMO: No contexto tecnológico/digital em que estamos inseridos, as chamadas Fake News (notícias falsas, em português) são facilmente veiculadas e compartilhadas entre os mais variados usuários. Nesse contexto, torna-se necessário que a escola seja um agente ativo a fim de promover uma redução nessa problemática. Desse modo, durante as aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, essa temática pode ser desenvolvida em sala de aula por meio dos gêneros textuais ao aplicar métodos de ensino que possam ir ao encontro dos alunos e promover um debate e reflexão acerca do tema. Este artigo, portanto, apresenta como principal objetivo demonstrar como o gênero textual oral – debate regrado – pode ser utilizado por professores de Língua Portuguesa no intuito de promover a desconstrução de Fake News em sala de aula. Assim, entende-se que a utilização desse gênero oral em sala de aula traz resultados positivos por ampliar os horizontes da conversa e do debate, e que, dependendo das abordagens que serão utilizadas, rende diversos benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como colabora ao promover reflexões críticas sobre o compartilhamento e/ou divulgação de notícias falsas como atitudes prejudiciais à sociedade em geral. Como embasamento teórico para o desenvolvimento desse artigo, destacam-se os trabalhos recentes de autores como Gomes-Santos (2009), Corrêa (2013), Silva e Sartori (2016) e Silva (2016), que oferecem reflexões teóricas e críticas sobre o processo de ensino com o gênero debate regrado, além das contribuições de Delmazo e Valente (2018), que contribuem com estudos atuais sobre as Fake News em redes sociais online.
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Rian Lucas da; MEDEIROS, Neilson Alves de. A DESCONSTRUÇÃO DAS FAKE NEWS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/270159-A-DESCONSTRUCAO-DAS-FAKE-NEWS-EM-SALA-DE-AULA-POR-MEIO-DO-GENERO-TEXTUAL-DEBATE-REGRADO. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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