CONFECÇÃO DE UMA REVISTA EDUCATIVA PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS

Publicado em 19/02/2025 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
CONFECÇÃO DE UMA REVISTA EDUCATIVA PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS
Autores
  • Maria Julia Dreher Barbosa
  • Olivia Freitas Campos Pizarro Drummond
  • Maria Eduarda Anglada
  • Úrsula Moreira de Souza
  • Thayssa Tavares da Silva Cunha
Modalidade
PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS - atividades e produtos de caráter pedagógico, que NÃO são fruto de pesquisa científica ou de atividade de extensão, mas exploram novas possibilidades de aplicação do conhecimento científico através de atividades educativas no âmbito dora ensino em sala de aula ou fora dela, que são inspiradas pelo espírito científico-investigativo sobre a realidade.
Área temática
CUIDADO E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - Cuidado em saúde transcende a realização de técnicas e aspectos físicos, contempla a compreensão do conceito ampliado de saúde, e envolve uma interação afetiva que respeita, acolhe e considera a diversidade da existência humana. Nesse contexto, a humanização significa dialogar com a singularidade de cada pessoa, reconhecendo suas crenças e valores, compartilhando assim um ambiente de cuidado implicado com a realidade, com as políticas públicas e com a necessidade dos coletivos que vivem nos territórios.
Data de Publicação
19/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2024/939337-confeccao-de-uma-revista-educativa-para-o-publico-adolescente-visando-a-conscientizacao-sobre-o-uso-correto-de-me
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Educação em saúde, uso correto de medicamentos, adolescentes, conscientização.
Resumo
Confecção de uma revista educativa para o público adolescente visando a conscientização sobre o uso correto de medicamentos INTRODUÇÃO: A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos são práticas comuns entre adolescentes, muitas vezes motivadas pela facilidade de acesso a informações na internet e pela influência de pares. Essas práticas podem resultar em consequências graves para a saúde, como reações adversas, dependência e agravamento de doenças. Diante desse cenário, a educação em saúde torna-se uma ferramenta essencial para promover o uso consciente de medicamentos. Neste contexto, acadêmicas de medicina se propuseram a criar uma revista educativa voltada para o público adolescente, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos e a importância do uso correto de medicamentos. OBJETIVOS: O principal objetivo desta iniciativa foi desenvolver um material educativo acessível, didático e atrativo para adolescentes, abordando questões relacionadas ao uso correto de medicamentos. A revista teve como objetivos específicos: i) informar sobre os riscos da automedicação; ii) explicar a importância de seguir corretamente as prescrições médicas; iii) Apresentar exemplos práticos e reais de consequências do uso inadequado de medicamentos e iv) Incentivar o diálogo entre adolescentes e profissionais de saúde. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA: A confecção da revista envolveu diversas etapas, todas conduzidas pelas alunas sob a orientação da professora especializada em Farmacologia. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa para identificar as principais dúvidas e comportamentos dos adolescentes em relação ao uso de medicamentos. Com base nos resultados dessa pesquisa, os conteúdos da revista foram elaborados, utilizando uma linguagem simples e direta, acompanhada de ilustrações que facilitassem a compreensão. A revista foi organizada em seções temáticas, abordando desde conceitos básicos sobre medicamentos e descarte seguro até discussões sobre temas mais complexos, como pílulas anticoncepcionais e suplementos. O material confeccionado será utilizado em uma ação extensionista, cujo planejamento já está em andamento. ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A criação da revista proporcionou uma rica experiência de aprendizado para as alunas envolvidas, ao integrar conhecimentos teóricos de farmacologia com práticas educativas e de comunicação em saúde. Durante o processo, foram desenvolvidas habilidades em pesquisa, redação científica, design gráfico e trabalho em equipe. Elas também terão, futuramente, a oportunidade de interagir diretamente com o público-alvo, o que permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Do ponto de vista pedagógico, a atividade mostra-se como uma ferramenta eficaz na transmissão de conhecimentos sobre o uso correto de medicamentos, tanto para os criadores quanto para os leitores da revista. Os adolescentes que receberem e ler a revista poderão adquirir maior compreensão dos riscos associados à automedicação e maior disposição em buscar orientação médica antes de utilizar medicamentos. A atividade também destaca a importância de estratégias educativas adaptadas às características do público-alvo, evidenciando a necessidade de materiais que dialoguem diretamente com a linguagem e os interesses dos adolescentes. CONCLUSÃO: A confecção da revista educativa foi uma iniciativa bem-sucedida, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes de medicina, quanto na conscientização do público adolescente sobre o uso correto de medicamentos. A experiência demonstrou que a educação em saúde, quando realizada de maneira atrativa e acessível, pode ser uma ferramenta poderosa para promover práticas mais seguras e responsáveis entre os jovens. A continuidade desse tipo de projeto, com adaptações e atualizações conforme as necessidades e tendências do público, pode contribuir significativamente para a redução dos problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos na adolescência. Esta atividade também sugere que iniciativas semelhantes podem ser aplicadas em outras áreas da saúde, utilizando mídias variadas para atingir diferentes públicos, sempre com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população. A revista educativa além da conscientização, também estabeleceu um modelo replicável de educação em saúde que pode ser expandido e adaptado para outros contextos e temas.
Título do Evento
XXX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Maria Julia Dreher et al.. CONFECÇÃO DE UMA REVISTA EDUCATIVA PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) UNIFASE/FMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2024/939337-CONFECCAO-DE-UMA-REVISTA-EDUCATIVA-PARA-O-PUBLICO-ADOLESCENTE-VISANDO-A-CONSCIENTIZACAO-SOBRE-O-USO-CORRETO-DE-ME. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

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