PROJETO CÂNCER DE PRÓSTATA: INTEGRANDO EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PSICOLOGIA

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
PROJETO CÂNCER DE PRÓSTATA: INTEGRANDO EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PSICOLOGIA
Autores
  • Gabrielle De Oliveira Raimundo
  • Brenda Constantino Motta
  • Renata Souza Oliveira Rios
  • Jéssica Vitória De Souza Dutra
  • Andrea Moreli
  • rovena Lopes Paranhos
Modalidade
Práticas Extensionistas
Área temática
SAÚDE E BEM-ESTAR
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/719656-projeto-cancer-de-prostata--integrando-extensao-ensino-e-pesquisa-no-curso-de-psicologia
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
câncer de próstata; extensão universitária;psicologia
Resumo
O Ministério da Educação (MEC) sancionou, em 2018, a regulamentação da Extensão Universitária nas Instituições de Ensino Superior. Ficou estabelecido que, como requisito obrigatório, a curricularização da Extensão deveria compor, no mínimo, 10% da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, fazendo parte da matriz curricular dos cursos. A partir do primeiro semestre de 2023, essa composição foi iniciada, no primeiro período do curso de Psicologia da Unifase, por meio do Projeto Câncer de Próstata. A curricularização da extensão no curso será feita através das atividades curriculares desenvolvidas nos Programas Curriculares Sociedade e Cidadania, nos Programas Curriculares de Educação Ambiental e outras duas atividades curriculares regulares do curso. No primeiro período, a curricularização da extensão passa pela primeira unidade do Programa Curricular Sociedade e Cidadania (PCSC I). Corroborando com o princípio da indissociabilidade entre extensão e ensino, mesmo as unidades curriculares não curricularizadas, integraram o Projeto de Extensão Câncer de Próstata, desenvolvido ao longo do semestre. Os objetivos deste trabalho são apresentar o Projeto de Extensão Câncer de Próstata e estabelecer relações entre os conteúdos das unidades curriculares do primeiro período e o desenvolvimento do Projeto, constatando a efetividade da curricularização da extensão universitária e o princípio da indissociabilidade entre ensino e extensão no primeiro período de psicologia. A proposta do Projeto Câncer de Próstata consistia em identificar, por meio de uma pesquisa de opinião com homens e mulheres de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, as principais dúvidas da comunidade acadêmica sobre o câncer de próstata. Num segundo momento, a produção de um podcast, esclarecendo as dúvidas e questões levantadas como uma forma de devolutiva para a comunidade. A elaboração do questionário foi realizada nas aulas de Estágio Básico, pelo primeiro período de psicologia, juntamente com a professora responsável pela unidade curricular. Foram levantadas afirmações sobre o assunto para ajudar na construção do questionário. Os alunos passaram por aulas práticas de observação para treinamento e o aperfeiçoando de suas técnicas de observação, utilizando como meio os processos psicológicos básicos. Nas aulas de Sociedade e Cidadania, os alunos refletiram sobre a prática extensionista, discutiram diferentes aspectos culturais e o processo de socialização do indivíduo. Aprender sobre como a cultura molda o nosso olhar, auxiliou os estudantes na compreensão de algumas respostas que surgiram no questionário, como o apontamento do exame preventivo como algo desmasculinizante, a vergonha e preconceitos, apesar de conhecerem as formas de prevenção e saberem da sua importância. Esse aspecto dialoga com o que foi visto na unidade curricular de Sistema Brasileiro de Saúde, onde foi abordada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, assunto que nos fez refletir sobre o quanto a cultura da nossa sociedade faz com que os homens não cuidem da própria saúde, numa correlação com PCSC I. A resistência masculina em buscar, na atenção primária, o atendimento à saúde, tem reflexo no diagnóstico tardio de doenças, o que implica no agravamento da enfermidade, que passa a requerer um tratamento especializado e de alto custo. Essa resistência eleva as taxas de mortalidade e morbidade por doenças que poderiam ser evitadas. A construção do universo masculino fornece a matriz cultural que permeia a vida em sociedade e estabelece os valores e crenças em que a sociedade se apoia. A cultura instituída historicamente, é de que o homem é um ser forte e que qualquer sinal de adoecimento ou de cuidado com a sua saúde demonstra vulnerabilidade. A vida cotidiana do ser masculino influencia no afastamento nas questões de autocuidado e na busca pelos serviços de saúde, seja pela organização destes serviços, que se não se adaptam a atividade laboral da população, ou seja pela própria dinâmica individual de cada homem. O diálogo com a comunidade acadêmica que participou da pesquisa foi enriquecedor. Cada interlocutor se expressava de uma maneira, alguns mais tímidos, outros extrovertidos, alguns mais à vontade e outros nem tanto. Diante desse processo, os estudantes tiveram que adaptar o método para que todos pudessem se sentir o mais confortável possível. A observação foi fundamental para saber como reagir. Ao aplicar o questionário, os alunos trocaram conhecimentos com os entrevistados, que também compartilharam conhecimentos com alunos, e essa integração foi extremamente válida. Percebemos que os impactos da ação acontecem entre ambas as partes por meio da troca que a Extensão Universitária proporciona. Esta troca foi importante no ponto de vista da formação universitária, pois possibilitou aos alunos perceberem na prática, nas relações sociais, o que viram em teoria. Os alunos foram capazes de desenvolver uma escuta e um olhar muito além do seu próprio ponto de vista e passam a entender como essa troca pode ser extremamente importante e fundamental para seu crescimento. A devolutiva para a comunidade em formato de podcast é uma estratégia para informar a comunidade sobre o câncer de próstata nos pontos em que eles sinalizaram mais dúvidas e desconhecimento do assunto de forma leve e descontraída. Diante do que foi descrito, podemos concluir que ao compartilhar diferentes experiências, faz-se uma troca significativa que contribui para a formação. E o que foi estudado nas unidades curriculares ao longo do semestre, facilitou o desenvolvimento do Projeto de Extensão e suscitou importantes reflexões no grupo, reforçando o princípio de indissociabilidade entre ensino e extensão.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAIMUNDO, Gabrielle De Oliveira et al.. PROJETO CÂNCER DE PRÓSTATA: INTEGRANDO EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PSICOLOGIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/719656-PROJETO-CANCER-DE-PROSTATA--INTEGRANDO-EXTENSAO-ENSINO-E-PESQUISA-NO-CURSO-DE-PSICOLOGIA. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes