DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES REFERENTES AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES REFERENTES AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Autores
  • Josiane Dias Viana Balter
  • rovena Lopes Paranhos
  • Thais Nunes Da Costa
  • Livia Peters do Couto Costa
  • LETÍCIA DE LIMA RUSSELL
  • Vanessa de Oliveira Rocha
  • Fernanda Nunes Prata
  • Mylena Da Silva Mendes
Modalidade
Pesquisa Científicas
Área temática
FENOMENOS E TECNOLOGIAS
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/719583-desenvolvimento-de-um-instrumento-de-pesquisa-para-identificacao-de-atitudes-referentes-ao-cancer-de-prostata
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
psicologia; atitudes; câncer de próstata.
Resumo
De acordo com informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), câncer é o termo genérico para designar um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Em geral se caracteriza pela rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos. Da totalidade dos casos de câncer, a OPAS estima que 40% dos casos poderiam ser prevenidos, evitando-se exposição aos fatores de risco, e 30% dos casos poderiam ser curados, havendo detecção precoce e tratamento adequado. Em relação especificamente ao câncer de próstata, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que são esperados, para o triênio de 2023 a 2025, 71.730 novos casos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 a cada 100 mil homens. Desta forma, para fazer face a esse e a outros tantos agravos à saúde do homem, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como eixo prioritário o acesso e o acolhimento inclusivos, considerando-se que a ampliação do acesso da população masculina aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) pode colaborar na detecção precoce deste tipo de câncer, beneficiando o prognóstico e o tratamento. Considerando que os cânceres são agravos à saúde que findam por impactar diretamente todos aqueles que integram o núcleo mais próximo de relações do doente, investigar as atitudes das pessoas face a essa doença parece oportuno na medida em que, modificando atitudes pouco adequadas à prevenção e ao tratamento, talvez se possa contribuir cada vez mais para a promoção da saúde. Ante esse cenário, uma das formas de contribuição que a Psicologia como ciência pode empenhar é no sentido da identificação dessas atitudes, tendo em vista que elas se constituem como uma organização duradoura de crenças e cognições, dotada de uma carga afetiva pró ou contra essas crenças e cognições, e que predispõem o indivíduo para uma ação coerente com as cognições e afetos. Por conseguinte, correspondem a avaliações de pessoas, objetos ou ideias e são relevantes porque determinam a ação final dos sujeitos em relação a essas pessoas, objetos ou ideias. Nesse sentido, representam uma variável latente que não é diretamente observada, mas que se expressa por meio de comportamentos, diferenciando-se dos traços de personalidade e podendo ser um fenômeno temporal, devido à sua possibilidade de alteração. Considerando precisamente essa possibilidade de que as atitudes possam ser alteradas e, em especial, possam ser estabelecidas atitudes mais favoráveis à prevenção e tratamento do câncer de próstata, o objetivo deste estudo foi o de desenvolver um instrumento de pesquisa para identificação de atitudes referentes ao câncer de próstata. Estudo que se justifica na medida em que, uma vez identificadas, poder-se-á distinguir quais são adequadas à prevenção e tratamento e quais não são e devem ser modificadas. Do ponto de vista metodológico, o instrumento de pesquisa desenvolvido se fundamentou nos resultados de um levantamento de natureza exploratória, preliminarmente realizado a partir da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), realizado com um grupo de 46 estudantes universitários, dentre os quais 3 já com uma primeira gradação superior e idades variando entre 56 e 18 anos. O TALP solicitou a evocação espontânea de uma única palavra face a expressão estímulo câncer de próstata. Os resultados apurados nesse levantamento exploratório apontaram para as seguintes percepções acerca da doença: homem, medo, saúde, angústia, dor, preconceito, prevenção, vergonha, cirurgia, constrangimento, consulta, cuidado, desinformação, deterioração, diagnóstico, esclarecimento, esperança, exame, faca, família, idade, machismo, médico, morte, quimioterapia, sofrimento, tratamento, tristeza. A partir dessas percepções, o instrumento em questão foi desenvolvido como uma escala do tipo Likert, com três níveis de concordância — discordo, indiferente e concordo — e nove itens. Estes são: 1) A falta de informação sobre o câncer de próstata faz com que o homem tenha medo de se submeter aos exames preventivos; 2) O exame clínico preventivo para câncer de próstata é desmasculinizante; 3) Vergonha e preconceito são fatores que impedem o cuidado do homem com câncer e próstata; 4) A confirmação do diagnóstico de câncer de próstata é sinônimo de morte; 5) Conheço os sinais e sintomas do câncer de próstata ; 6) Conheço as formas de tratamento do câncer de próstata ; 7) Conheço as formas de prevenção do câncer de próstata ; 8) Acredito que só o homem é afetado com o diagnóstico de câncer de próstata ; 9) Ser diagnosticado com câncer de próstata causa sofrimento mental (angústia, tristeza, medo). Desse conjunto, os itens 2, 3 e 4 compõem as atitudes de base afetiva; os itens 5, 6, 7 e 8 compõem as atitudes de base cognitiva e os itens 1 e 9 compõem as atitudes de base comportamental. Concluindo-se, espera-se que este instrumento, uma vez validado em uma amostra representativa da população-alvo da pesquisa, possa permitir a identificação das atitudes comumente organizadas em relação ao câncer de próstata, possibilitando que estratégias sejam desenvolvidas para mudança das atitudes pouco favoráveis ou mesmo impeditivas da prevenção e do tratamento.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BALTER, Josiane Dias Viana et al.. DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES REFERENTES AO CÂNCER DE PRÓSTATA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/719583-DESENVOLVIMENTO-DE-UM-INSTRUMENTO-DE-PESQUISA-PARA-IDENTIFICACAO-DE-ATITUDES-REFERENTES-AO-CANCER-DE-PROSTATA. Acesso em: 03/09/2025

Trabalho

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