ATITUDES DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA ASSOCIADAS AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
ATITUDES DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA ASSOCIADAS AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Autores
  • Daniela Figueira de Castro
  • nicole araujo thomaz
  • isadora esteves de souza
  • ana alemonge honorato
  • rovena Lopes Paranhos
Modalidade
Pesquisa Científicas
Área temática
FENOMENOS E TECNOLOGIAS
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/719471-atitudes-de-uma-comunidade-academica-associadas-ao-cancer-de-prostata
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
psicologia; atitudes; câncer de próstrata.
Resumo
Para a Psicologia, atitudes são as avaliações contínuas de pessoas, objetos ou ideias e, muitas vezes, tendem a determinar a ação. Assim, se constituem como uma organização duradoura de crenças e cognições, dotadas de carga afetiva pró ou contra essas crenças e cognições, e que predispõem o indivíduo para uma ação coerente com as cognições e afetos. Como fenômeno psicossocial são formadas por três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental. Atitudes de base cognitiva são baseadas principalmente no que a pessoa pensa sobre as propriedades de um objeto de atitude. Atitudes de base afetiva são baseadas mais nos sentimentos e valores das pessoas que em suas crenças sobre a natureza de um objeto de atitude. Atitudes de Base Comportamental são baseadas nas observações de como alguém se comporta em relação a um objeto. Tendo em vista a temporalidade que as caracteriza, as atitudes mudam em resposta à influência social. Desta forma. mudar atitudes ao mudar o comportamento implica na busca de justificativa interna para o comportamento; mudar atitude em razão de comunicações persuasivas implica que a eficácia da comunicação persuasiva depende de aspectos do comunicador ou da fonte da mensagem, da própria mensagem e da plateia; mudar atitude em razão da emoção supõe saber até que ponto a confiança da pessoa em seus pensamentos sobre um objeto de atitude será afetada por uma comunicação persuasiva. Nesse sentido, considerando a possibilidade de que atitudes possam ser mudadas, as atitudes que limitam ações de prevenção e tratamento do câncer de próstata, uma vez identificadas, podem ser alteradas de forma a que venham a contribuir mais efetiva e eficazmente para a promoção da saúde do homem. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio de 2023 a 2025, serão no país 71.730 novos casos. Mas, segundo estimativas da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 40% dos casos poderiam ser prevenidos, evitando-se exposição aos fatores de risco, e 30% dos casos poderiam ser curados, havendo detecção precoce e tratamento adequado. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi o de identificar as atitudes de uma comunidade acadêmica associadas ao câncer de próstata. Metodologicamente, o estudo é um levantamento exploratório e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi desenvolvido especialmente para este fim. É um questionário fechado, do tipo escala de Likert, com três níveis de concordância — discordo, indiferente e concordo — e composto por nove itens. A população-alvo foi de 433 respondentes presentes em uma instituição de ensino superior no dia da aplicação do questionário. Os resultados quantitativos apurados para cada item do questionário foram os seguintes: 1) a falta de informação sobre o câncer de próstata faz com que o homem tenha medo de se submeter aos exames preventivos, 2,85; 2) o exame clínico preventivo para câncer de próstata é desmasculinizante, 1,27; 3) vergonha e preconceito são fatores que impedem o cuidado do homem com câncer de próstata, 2,71; 4) a confirmação do diagnóstico de câncer de próstata é sinônimo de morte, 1,26; 5) conheço os sinais e sintomas do câncer de próstata, 1,87; 6) conheço as formas de tratamento do câncer de próstata, 2,04; 7) conheço as formas de prevenção do câncer de próstata, 2,11; 8) acredito que só o homem é afetado com o diagnóstico de câncer de próstata, 1,50; 9) ser diagnosticado com câncer de próstata causa sofrimento mental (angústia, tristeza, medo), 2,88. Os resultados qualitativos apurados indicam que: a) sobre as atitudes de base cognitiva (itens 5, 6, 7 e 8), pouco se conhece sobre os sinais e sintomas da doença, as formas de tratamento e de prevenção e acredita-se que o diagnóstico da doença não afeta somente os homens; b) sobre as atitudes de base afetiva (itens 2, 3 e 4), não se acredita que o exame clínico preventivo seja desmasculinizante nem que o diagnóstico da doença seja sinônimo de morte, mas se crê fortemente que a vergonha e o preconceito sejam fatores que impedem o cuidado do homem com câncer de próstata; c) sobre as atitudes de base comportamental (itens 1 e 9), percebe-se que a falta de informação sobre o câncer de próstata induz a que o homem tenha atitude comportamental de medo em se submeter aos exames preventivos, bem como comportamentos relativos a sofrimento mental (angústia, tristeza, medo) estejam associados ao diagnóstico de câncer de próstata. Concluindo-se, é possível inferir que essas atitudes assim identificadas e a possibilidade de mudar as que são pouco adequadas possam contribuir para possíveis estratégias de prevenção e tratamento do câncer de próstata, bem como de promoção da saúde do homem.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Daniela Figueira de et al.. ATITUDES DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA ASSOCIADAS AO CÂNCER DE PRÓSTATA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/719471-ATITUDES-DE-UMA-COMUNIDADE-ACADEMICA-ASSOCIADAS-AO-CANCER-DE-PROSTATA. Acesso em: 03/09/2025

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