IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
Autores
  • Cintia Homem De Carvalho Veloso
  • Caroline de Queiroz Fernandes Oliveira
  • MARIANASANTANA SCHROETER
  • Thaís Bello Kling
  • Graziele De Almeida Bello
  • Anaide Gonçalves Fernandes
Modalidade
Experiências Exitosas
Área temática
SAÚDE E BEM-ESTAR
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/714497-implementacao-da-sala-do-acolhimento-em-uma-unidade-de-atencao-basica-de-saude
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Acolhimento; Fluxo de trabalho; Enfermagem de Atenção Primária
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) foi lançada em 2003, pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de pôr em prática, no cotidiano dos serviços públicos de saúde, todos os princípios e diretrizes do SUS. A PNH, atualmente vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde, estabelece em sua proposta: métodos, princípios e diretrizes (Brasil, 2013). O método de trabalho da PNH relaciona-se à inclusão, no processo de produção da saúde, a comunicação entre gestores, profissionais e usuários, para que juntos possam promover mudanças através de suas inquietações, rodas de conversa e reorganização dos seus processos de trabalho. Os princípios da PNH são divididos em três: transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. Já as diretrizes da PNH são seis e, ressalta-se, para fins deste trabalho - o Acolhimento - que é descrito como: Uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário,onde é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco (Brasil, 2013, pg. 8). Os processos de trabalho da unidade iam na contramão das diretrizes da PNH, pois, no atendimento inicial aos clientes realizado pela recepção, observava-se a impossibilidade de uma escuta eficaz e resolutiva ao usuário nesse ambiente (agravado também pela procura maior que a oferta), gerando situações de conflito entre equipe e os pacientes - gerando insatisfações e a unidade recebia denúncias e reclamações registradas em ouvidoria. Surgiu, então, a necessidade de reorganização do processo de trabalho na unidade para aumentar a satisfação do usuário, bem como a garantia da equidade no atendimento à população. Objetivos: Descrever a implementação da sala do acolhimento, assim como a reorganização dos serviços e dos processos de trabalho. Descrição das atividades realizadas: A sala do acolhimento teve início em dezembro de 2022 após diversas reuniões que envolviam gestores, chefia e profissionais da unidade, para discutir temas relacionados às principais insatisfações dos usuários. As demandas prioritárias relacionavam-se à necessidade de aumento da oferta médica na unidade e, também, à acessibilidade dos usuários mais vulneráveis e mais críticos, uma vez que os mesmos não podiam ser escutados anteriormente na recepção e serem avaliados conforme sua classificação de risco, visto à escassez de vagas para atendimento e oportunidades limitadas à fila em um único dia mensal para marcação. Devido aos esforços dos profissionais da unidade, após registro da quantidade de Demanda Reprimida anotada em Livro ATA, comprovou-se a necessidade de contratação de mais médicos que, antes, eram apenas 2 clínicos com um total de 30 vagas por semana (distribuídas entre +80 anos, +60, -60 e Consulta Fácil, sem qualquer triagem de classificação de risco), e atualmente são 5 clínicos com total de 109 vagas semanais. Essas 109 vagas são distribuídas igualmente ao anterior, porém com o acréscimo de vagas destinadas à classificação de risco pelo acolhimento. Também são agendadas as consultas médicas através de encaminhamentos realizados em Consultas de Enfermagem para casos com alteração no estado de saúde dos usuários (proporcionando mais humanização uma vez que, garantindo vaga através do encaminhamento de enfermagem, o mesmo não precise encarar filas para agendamento médico). Em janeiro de 2023, iniciou-se os atendimentos na sala do acolhimento, onde agora os usuários podem, em uma sala específica, relatarem suas necessidades em demanda espontânea, tendo um profissional de enfermagem fazendo essa escuta qualificada e oferecendo o cuidado necessário para a circunstância apresentada, orientações e encaminhamentos pertinentes. Principais resultados e contribuições para as práticas em saúde Ter um espaço físico adequado para acolhimento à demanda espontânea. Reduzir a insatisfação dos usuários, que pode ser verificado pela redução das queixas na ouvidoria e à chefia imediata. Aumento do quantitativo médico para suprir a necessidade da população, visto que a oferta anterior era demasiadamente insuficiente. Aumento da equidade para pacientes mais vulneráveis, garantindo o acolhimento. Facilidade no acesso dos usuários aos serviços da unidade. Aumento da satisfação dos profissionais de enfermagem e da recepção pela melhora nos fluxos de agendamento. Implementação da classificação de risco para agendamento médico conforme Caderno da Atenção Básica nº 28 - Acolhimento à Demanda Espontânea. Bibliografia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Departamento de Atenção Básica 1ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 56 p. (Cadernos de Atenção Básica; n. 28, V. 1). Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_demanda_espontanea_cab28v1.pdf>. Acesso em 15/09/2023 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013c. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf>. Acesso em: 15/09/2023
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VELOSO, Cintia Homem De Carvalho et al.. IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/714497-IMPLEMENTACAO-DA-SALA-DO-ACOLHIMENTO-EM-UMA-UNIDADE-DE-ATENCAO-BASICA-DE-SAUDE. Acesso em: 04/06/2025

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