A RELAÇÃO ENTRE O INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL E A ESCOLARIDADE DA MÃE NAS REGIÕES DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020.

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
A RELAÇÃO ENTRE O INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL E A ESCOLARIDADE DA MÃE NAS REGIÕES DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020.
Autores
  • João Guilherme lesqueves
  • Ana Clara Penha De Carvalho
  • Pedro Henrique Vale Ferreira
  • Caroline Maia de Holanda Cavalcante
  • João Pedro Chagas Da Silva
  • Beatriz Silva Damico
  • JAINA LARISSA BASTOS COSTA DE OLIVEIRA
Modalidade
Pesquisa Científicas
Área temática
SAÚDE E BEM-ESTAR
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/713072-a-relacao-entre-o-indicador-de-mortalidade-infantil-e-a-escolaridade-da-mae-nas-regioes-do-brasil-entre-os-anos-d
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Escolaridade materna, Mortalidade infantil
Resumo
Introdução: O cálculo da mortalidade infantil é uma importante ferramenta de entendimento do cenário social e econômico de um país, tendo sua definição, conforme Brasil (2021), como um fator pelo qual estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. A relevância dessa taxa como um indicador do desenvolvimento de um país se justifica pelo fato de que as crianças são mais vulneráveis aos determinantes sociais (SOUSA et al., 2022), servindo como um reflexo da eficiência das políticas públicas ou da falta delas. Nesse sentido, diversos fatores como a idade da mãe, cor/raça e duração da gestação, podem influenciar a taxa de mortalidade infantil (SOUSA et al., 2022). Dentro dessa gama de fatores, a escolaridade formal da mãe é um fator importante que é trabalhado na literatura e nos sistemas de informação usados pelo Ministério da Saúde. Nesse panorama, é necessário que seja feita a seguinte pergunta de investigação: a escolaridade da mãe possui influência nos índices de escolaridade infantil? Objetivos: Analisar o índice de escolaridade da mãe e investigar a sua relação com o indicador de mortalidade infantil nas regiões do Brasil entre os anos de 2015 e 2020. Método: Este estudo consiste em uma série histórica, a partir de dados colhidos na base de dados do site DATASUS Tabnet. Para a obter a relação entre o indicador da mortalidade infantil e a escolaridade da mãe nas regiões do Brasil entre os anos de 2015 e 2020, empregou-se como numerador o número de óbitos de crianças menores de 1 ano de idade, no denominador, foi utilizado a quantidade de nascidos vivos durante o ano e em determinado limite geográfico, sendo multiplicados por mil. Diante de todos os dados coletados e transportados para planilhas do Excel, foi possível o cálculo dos índices de mortalidade infantil para cada região e o nível de escolaridade materna. O resultado obtido foi multiplicado por uma constante, que no caso foi por 1000 (Mil). Além disso, foi utilizado uma ferramenta do Excel para criar um gráfico, correspondente aos anos analisados. Discussão com análise crítica das contribuições teóricas: Os dados apresentados revelam uma clara relação entre a escolaridade das mães e os indicadores de mortalidade infantil no Brasil. Conforme a escolaridade materna aumenta, observamos uma significativa diminuição na taxa de mortalidade infantil em todas as regiões do país. Essa relação se torna particularmente marcante quando comparamos mães sem escolaridade formal com aquelas que têm de 1 a 3 anos de educação formal. Por exemplo, em 2015, quando as mães têm escolaridade nula, a taxa de mortalidade infantil é de 75,38 óbitos por 1000 nascidos vivos. No entanto, quando a escolaridade materna aumenta para 1 a 3 anos, essa taxa cai para 23,85 óbitos por 1000 nascidos vivos. Além disso, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam os maiores índices de mortalidade infantil quando as mães têm baixa escolaridade, enquanto as regiões Norte e Nordeste têm os menores índices. Estes achados estão de acordo com outros dois estudos que encontraram a mesma relação entre escolaridade da mãe e mortalidade infantil. Esses dados encontrados podem estar relacionados a diversos fatores mais presentes na população de baixa escolaridade, como desnutrição materna e insegurança alimentar, que podem resultar em baixo peso ao nascimento e prematuridade, prejudicando o desenvolvimento das crianças (Carniel et al., 2008; Saili, 2008; Bharati, 2011). Além disso, a educação materna influencia o conhecimento da mãe sobre cuidados de saúde infantil, afetando diretamente a saúde das crianças (Costa, 2017; Viana, 2017; Rochel, 2017; Sobrino, 2017; Medina, 2017). Mães mais educadas tendem a planejar melhor a gravidez, aderir aos serviços de saúde e evitar substâncias prejudiciais durante a gestação (Partridge et al., 2012; Gage et al., 2013; Neal & Matthews, 2013; Balaj, 2021). Entretanto, é importante destacar que a mortalidade infantil no Brasil não sofre influência apenas da escolaridade da mãe, mas também de diversos fatores socioeconômicos, como acesso à saúde, renda per capita e condições de moradia (SOUSA et al., 2022). Além disso, fatores individuais, como tipo de gravidez, parto, idade e cor/raça da mãe, também desempenham um papel importante (SOUSA et al., 2022). A renda per capita influencia diretamente na mortalidade infantil, pois afeta o acesso a alimentos saudáveis e saneamento básico. Mulheres de cor parda ou preta geralmente enfrentam desvantagens socioeconômicas e demográficas, o que as leva a buscar menos os serviços de saúde pública, contribuindo para o aumento da taxa de mortalidade infantil. Portanto, a mortalidade infantil no Brasil é influenciada por uma variedade de fatores, não se limitando apenas à escolaridade da mãe. Conclusão: O estudo revelou que o aumento do nível de escolaridade da mãe está associado a uma redução na mortalidade infantil, devido a fatores como melhor acesso aos serviços de saúde, planejamento de nascimentos e redução do consumo de substâncias recreativas. Embora tenham sido observadas diferenças regionais, a pesquisa ressalta a necessidade de estudos aprofundados e políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde infantil, levando em consideração a importância de uma abordagem integrada para reduzir a mortalidade infantil no Brasil, considerando não apenas a educação materna, mas também outros determinantes sociais e de saúde.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LESQUEVES, João Guilherme et al.. A RELAÇÃO ENTRE O INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL E A ESCOLARIDADE DA MÃE NAS REGIÕES DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/713072-A-RELACAO-ENTRE-O-INDICADOR-DE-MORTALIDADE-INFANTIL-E-A-ESCOLARIDADE-DA-MAE-NAS-REGIOES-DO-BRASIL-ENTRE-OS-ANOS-D. Acesso em: 10/05/2025

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