APLICABILIDADE DO CULTIVO DE CÉLULAS IN VITRO NA ÁREA BIOMÉDICA: DA TEORIA À PRÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
APLICABILIDADE DO CULTIVO DE CÉLULAS IN VITRO NA ÁREA BIOMÉDICA: DA TEORIA À PRÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • CARLOS EDUARDO DE FARIA CARDOSO
  • Daniela de Mello Pessôa
  • Priscila Grion De Miranda Borchio
  • Wanderson de Souza
  • Rosana Bizon Vieira Carias
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/709906-aplicabilidade-do-cultivo-de-celulas-in-vitro-na-area-biomedica--da-teoria-a-pratica--um-relato-de-experiencia
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Cultivo celular, Cultura de células, boas práticas de laboratório, Controle de Qualidade
Resumo
A técnica de cultura celular é um avanço metodológico da área biomédica, caracterizado como termo difundido, reconhecido e abrangente que abarca culturas in vitro de órgãos e tecidos. Culturas primárias ou linhagens celulares são amplamente utilizadas em laboratórios em todo o mundo como um instrumento indispensável que facilita a pesquisa básica e aplicada em vários domínios biológicos, sendo um método alternativo atual que se destaca pela possibilidade de substituição do uso de animais em testes experimentais. Entretanto, no campo do ensino superior, o conhecimento acerca do manejo em cultura celular é uma estrutura multifacetada que engloba não apenas a oferta de educação profissional, mas também o cultivo do desenvolvimento pessoal, que é alcançado por meio de uma série de atividades extracurriculares vivenciadas. No entanto, em grande parte das formações da área biomédica, este assunto é negligenciado, não compondo a estrutura básica dos currículos dos cursos de graduação, apesar da sua importância e de seu uso multidisciplinar. Assim, diante do acompanhamento das necessidades de mercado, emerge o propósito em minimizar as falhas formativas apontadas por profissionais nesse campo do saber. Logo, o presente trabalho trata-se de um relato descritivo das experiências discentes adquiridas em um minicurso de cultivo celular, que teve por objetivo, refletir e discutir sobre conteúdos e métodos atuais, além de buscar compreender e elaborar atividades e metodologias para o ensino prático e aplicação de forma didática e replicável neste nicho do saber. Relato: Utilizando de uma abordagem pedagógica que visa apresentar estruturas e metodologias fundamentais com o objetivo final de aprimorar o ensino acadêmico e propagar o conhecimento de forma linear, o Laboratório de Medicina Regenerativa (LMR) do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), em Petrópolis, realizou em quatro encontros, presenciais, de agosto a setembro de 2023, um mini curso intitulado “Técnicas de cultivos de células e sua aplicabilidade na área biomédica”, totalizando 30 horas, onde buscou, mediante apresentação de unidades teórica e prática, associar aos conceitos fundamentais para o desempenho com excelência das técnicas de cultivo celular, e em concordância com as boas práticas de cultivo, fomentar que o aluno fosse capaz de elaborar e executar protocolos técnicos com autonomia, produzir resultados confiáveis e realizar ensaios de controle de qualidade de seus experimentos. O corpo docente contava com três profissionais, com conhecimento amplo sobre o tema e, o corpo discente contava com 8 profissionais com formação na área biomédica, a saber, biologia, biotecnologia, enfermagem, medicina veterinária e nutrição. A unidade teórica, iniciou mediante esforço realizado com os alunos para compreensão de seu conhecimento prévio sobre o tema. Em todos os dias de encontro, o conteúdo teórico era ministrado seguindo uma linha temporal com base na metodologia. Assim, foram estruturadas e conduzidas aulas para a introdução do tema, desmistificando desde a história e os fundamentos das técnicas de cultivo de células in vitro até os fundamentos e a importância da realização de ensaios de Controle de Qualidade (CQ) da cultura celular, nos quais englobam autenticidade, quantificação, viabilidade, morfologia, fenotipagem, entre outras. Esta unidade, foi fundamental, no processo de assimilação do conhecimento onde novas informações interagiram com construções cognitivas preexistentes, e a progressão persistente da aprendizagem intencional se materializou por meio da fusão de conceitos já anteriormente vistos ao longo da formação acadêmica. No decorrer das apresentações, diversos foram os momentos de espaço aberto para o diálogo, o que fomentou ainda mais a troca de saberes e experiências entre discentes e docentes esclarecendo dúvidas. A segunda unidade do curso foi composta por aulas práticas, guiadas nas dependências do LMR. A contribuição notável das aulas práticas para a compreensão do assunto que estava anteriormente sendo discutido é evidente, pois permitiu que os alunos avançassem além da mera memorização do conteúdo e se envolvessem em exercícios de desenvolvimento prático de habilidades e competências. Nesses locais, os alunos foram instigados a refletir sobre a manutenção da qualidade do início ao fim do processo, relacionado diretamente ao conhecimento do laboratório, dos equipamentos, vestimentas e materiais essenciais para o manejo da cultura. Foi explorado também, domínios específicos relacionados a técnicas de manipulação asséptica das cabines de segurança biológica, contemplando o estado geral da biossegurança que deve ser aplicada como conceito ancorado nos laboratórios de cultura de células e tecidos humanos. O detalhamento prático das aulas seguiu um fluxo de ocorrência, indo do preparo das soluções e meio de cultivo estéril, permeando o descongelamento, o subcultivo e a criopreservação das linhagens. Destaca-se que mediante aplicação da metodologia empregada, da exposição preliminar do tema, da montagem das práticas com o envolvimento dinâmico dos alunos e do material escrito estabelecendo protocolos operacionais, foi possível propiciar as bases metodológicas científicas para que os alunos se apropriassem do tema e construam seus conhecimentos, materializando as abstrações e fortalecendo o seu aprendizado. Conclusão: Portanto, conclui-se que imersão dos alunos mesmo que já pertencentes ao meio acadêmico, na área de conhecimento, conferiu-lhes os instrumentos essenciais para fabricar um raciocínio criterioso sobre a importância da cultura de células in vitro na progressão da sociedade em sua totalidade, bem como, quais são os critérios essenciais para manutenção e avanços neste campo do saber.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, CARLOS EDUARDO DE FARIA et al.. APLICABILIDADE DO CULTIVO DE CÉLULAS IN VITRO NA ÁREA BIOMÉDICA: DA TEORIA À PRÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/709906-APLICABILIDADE-DO-CULTIVO-DE-CELULAS-IN-VITRO-NA-AREA-BIOMEDICA--DA-TEORIA-A-PRATICA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 30/06/2025

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