LIPOASPIRAÇÃO DE PAPADA HD E MECÂNICA – DO TEÓRICO AO PRÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONDUÇÃO DE WORKSHOP VOLTADO À PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
LIPOASPIRAÇÃO DE PAPADA HD E MECÂNICA – DO TEÓRICO AO PRÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONDUÇÃO DE WORKSHOP VOLTADO À PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA
Autores
  • claudia ceny lima faccioli
  • Elaine Granato
  • Victor Angelo Martins Montalli
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
SAÚDE E BEM-ESTAR
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/709727-lipoaspiracao-de-papada-hd-e-mecanica--do-teorico-ao-pratico--relato-de-experiencia-da-conducao-de-workshop-volt
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Harmonização orofacial,odontologia,lipoaspiração de papada
Resumo
O Conselho Federal de Odontologia (CFO-198/2019), reconhece a Harmonização orofacial (HOF) como especialidade odontológica, definindo-a como um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face, pautado nas indicações e necessidades reais do paciente, a fim de devolver o equilíbrio, harmonia e funcionalidade do sistema estomatognático, respaldado pela ética e responsabilidade profissional. Entretanto, no ensino superior, o conhecimento acerca do manejo correto e aplicação de técnicas de HOF na realização de um tratamento com responsabilidade e maestria, além da criação de uma certa expertise para contornar acidentes e intercorrências, ainda é um assunto negligenciado, não compondo a estrutura básica de muitos currículos de cursos de graduação, apesar da sua importância e de seu uso multidisciplinar, na perspectiva atual de sociedade. Por ser um assunto novo na formação profissional, alinhado as tendências de mercado, emerge o propósito em minimizar tais falhas apontadas por profissionais nesse campo do saber. Dito isto, o presente trabalho trata-se de um relato descritivo das experiências adquiridas a partir da construção e condução de um workshop de caráter inovador, com foco prático, com o tema central voltado à uma das técnicas de HOF, a “lipo aspiração de papada” com o objetivo, de refletir sobre conteúdos e métodos atuais da técnica, além de buscar compreender e elaborar metodologias para aplicação prática em consultório particular, propondo ações disruptivas, valiosas no desenvolvimento de processos. O desenho metodológico do encontro, baseou-se na inovação, caminhando lado a lado com a promoção do empreendedorismo na carreira profissional, através da apresentação de ferramentas e soluções que abarcassem um sentimento de projetar a oferta de serviços mais desejáveis para o público. O Workshop contou com 6 participantes, a saber, 4 alunos e 2 professoras, todos Cirurgiões Dentistas e, foi realizado nos dias 4 e 5 de agosto de 2023, no Rio de Janeiro, com carga horária total de 20 horas. As unidades educacionais oferecidas no escopo do workshop, foram pensadas para atender o público de forma longitudinal e complementar, sendo estruturadas com base nos cenários vivenciados na prática e, foram divididas em 2. A unidade I contou com uma exposição oral da temática, seguido de uma unidade prática do conteúdo. Buscou-se o desenvolvimento integrado de habilidades nos domínios da HOF, através da fundamentação das ações odontológicas na aplicação da técnica, permeando entre os tópicos de fisiologia, anatomia e protocolos pré e pós cirúrgicos, além dos cuidados inerentes ao paciente e possíveis intercorrências. Além disto, foram discutidos preceitos da utilização da ultrassonografia, uma vez que ela tem o potencial de transmitir representações qualitativas de tecidos flexíveis, abrangendo tecidos adiposos, emergindo assim como um instrumento auxiliar nos procedimentos de lipoaspiração, pois ele pode auxiliar a discernir, a presença de vascularização no polo cirúrgico, tornando-se um aspecto crucial para contornar complicações. Didaticamente, os alunos foram inseridos nos espaços reais de trabalho, de forma simulada, a fim de compreender os processos fisiológicos subjetivos de cada uma das técnicas apresentadas. Esse momento de explanação teórica possibilitou que todos os envolvidos pactuassem o modo de trabalho e analisassem as oportunidades, facilidades, dificuldades e obstáculos enfrentados na realização e desenvolvimento das atividades em cenário real. Na unidade prática, buscou-se fomentar as competências de cada indivíduo, através do desenvolvimento integrado de habilidades nos domínios profissionais, aprofundando a ideia de que para além de realizar um procedimento estético, o profissional deveria atuar como entusiasta, formando um vínculo pautado na corresponsabilização com o paciente e equipe de saúde. Nesta perspectiva, buscou-se promover a capacidade técnica do profissional em atuar na determinação da intervenção cirúrgica ideal para cada paciente, uma vez que esta representa um aspecto fundamental da fase pré-operatória, sendo etapa fundamental, para que o profissional pudesse identificar os riscos inerentes do procedimento, incluindo, mas não se limitando a, contusões, comprometimento nervoso (afetando predominantemente a divisão mandibular), necrose cutânea, formação de queloide, cicatrizes hipertróficas, irregularidades na pele e infecção, enfatizando que a resolução de possíveis complicações que possam surgir durante os procedimentos é de responsabilidade do próprio dentista ou exige o encaminhamento do paciente a outros profissionais para tratamentos alternativos com o objetivo de mitigar e/ou corrigir os problemas decorrentes destas complicações. Ao final, verificou-se, que houve um entusiasmo considerável na execução das atividades propostas e, os alunos se esforçaram para compreender a implementação de objetos que facilitam uma compreensão e aplicação mais profunda dos conceitos da HOF na prática odontológica. É de convicção, que a criação de objetos metodológicos, a leitura, o envolvimento prático e as experiências trouxeram uma perspectiva marcante no processo de aprendizagem, pois pautou-se na remodelação de noções e perspectivas de aplicação das técnicas. O caminhar coletivo e, a participação por todas as partes interessadas e envolvidas na progressão da atividade, pautado na aplicação de metodologias ativas, instigaram uma capacidade técnica entre os alunos, uma vez que eles se engajaram na proposta do Workshop, caminhando lado a lado com a atualização no campo profissional. Como educadores, destaca-se não se deve limitar a responsabilidade de transmitir apenas o conhecimento proposto, mas em vez disso, direcionar os esforços para promover a construção colaborativa do conhecimento dentro da sala de aula, com a interação entre colegas de profissão, sendo fundamental.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FACCIOLI, claudia ceny lima; GRANATO, Elaine; MONTALLI, Victor Angelo Martins. LIPOASPIRAÇÃO DE PAPADA HD E MECÂNICA – DO TEÓRICO AO PRÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONDUÇÃO DE WORKSHOP VOLTADO À PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/709727-LIPOASPIRACAO-DE-PAPADA-HD-E-MECANICA--DO-TEORICO-AO-PRATICO--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DA-CONDUCAO-DE-WORKSHOP-VOLT. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes