PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DAS HUMANIDADES EM MEDICINA: EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO LGBTQIAP+ E SEUS IMPACTOS PARA FORMAÇÃO

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DAS HUMANIDADES EM MEDICINA: EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO LGBTQIAP+ E SEUS IMPACTOS PARA FORMAÇÃO
Autores
  • Giovanna Affonso Federico
  • Ana Luiza Pientznauer Marins Porto
  • Eduardo Duarte Carvalho
  • Luis Felipe Abreu
  • Eduardo Melo
  • Carolina Maduro Vogas Tavares
  • Breno Martins da fonseca santos
  • Desirre Mathias Pinheiro da Silva
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Medicina
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/550436-projeto-de-desenvolvimento-das-humanidades-em-medicina--experiencia-do-nucleo-lgbtqiap-e-seus-impactos-para-form
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Saúde Pública, Formação em saúde, Profissionais de saúde, LGBTQIAP+
Resumo
INTRODUÇÃO: Na Faculdade de Medicina de Petrópolis vem sendo implementado o Projeto de Desenvolvimento das Humanidades em Medicina, inicialmente, nas disciplinas de Saúde e Sociedade. O projeto visa uma postura e escuta ativas com os usuários. Para tal, os estudantes vão à equipamentos em Petrópolis – RJ. Os sujeitos envolvidos no presente relato foram oito alunos do terceiro período do curso de medicina, uma professora, uma enfermeira e médica responsáveis pelo Núcleo Especializado para Atendimento à população LGBTQIAP+ do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira e uma usuária. Até o momento o Núcleo realizou 49 atendimentos, majoritariamente de pessoas trans entre 20 a 35 anos, concentradas entre o primeiro e segundo distrito do município e que passam por situação de vulnerabilidade social. Há prevalência de comorbidades na população, mas a principal demanda é com relação à terapia hormonal. Importa dizer que a garantia de direitos e o atendimento integral, equânime e universal à população LGBTQIAP+ é um dever dos profissionais de saúde, bem como o atendimento respeitoso e livre de preconceitos (BRASIL, 2013). O respectivo relato objetiva descrever sobre o impacto que a vivência no Núcleo Especializado de Atendimento à População LGBTQIAP+ produziu em estudantes de medicina. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: As atividades tiveram início em agosto de 2022 e perduraram até setembro do mesmo ano. Foram dois encontros preparatórios, onde o foco era a comunicação e as atitudes profissionais; e 4 encontros práticos, sendo um deles dedicado à análise da narrativa. Na entrada do cenário foi realizada a observação participante, onde foram pontuados pela enfermeira responsável aspectos do serviço quanto a seu funcionamento, equipamentos parceiros, atividades organizadas, perfil dos usuários, os indicadores de saúde e como são monitorados, além de características do território onde a unidade está inserida. A profissional reforçou sobre a importância do SUS, dos serviços que são ofertados dentro do sistema de maneira gratuita, da garantia de direitos e da assistência equânime. Tal contextualização foi fundamental para a compreensão dos desafios da população no acesso à saúde. Em um segundo momento, foi realizada entrevista com uma paciente, que compartilhou sua trajetória de vida tanto pessoal quanto sua relação com a saúde. A partir deste relato foi possível compreender as lacunas de falta de assistência sofrida durante anos pela usuária dentro da medicina e, que estão vigentes até hoje. Baseados nisto, os alunos traçaram uma linha do tempo sobre a paciente a fim de apresentar uma devolutiva ao serviço e objetivando demonstrar os contributos da atividade para sua formação, o entendimento que tiveram do caso e como a coleta da narrativa pode corroborar para uma assistência mais assertiva e humana. ANÁLISE DO PROCESSO: Os alunos buscaram organizar os tópicos apresentados no diálogo com a paciente, e por meio de uma linha do tempo, destacaram os aprendizados pessoais, biomédicos e colaborativos da entrevistada como meio de buscar o entendimento sobre a saúde como um aspecto que integra possíveis comorbidades, o estilo de vida, determinantes sociais e ambientais e, principalmente, o conhecimento do indivíduo sobre o que é saúde para si – utilizando de sua própria fala para organizar o seu processo de cuidado. Por meio da análise para a confecção da devolutiva foram sinalizados aprendizados, situações marcantes e temas relevantes dentro da trajetória de vida da usuária. A atividade proposta também visava enquadrar os indicadores de saúde destrinchados no primeiro momento e aspectos do território dentro de uma realidade prática, fazendo interface com a narrativa biográfica coletada. Além disso, a devolutiva efetuada pelos próprios alunos para a enfermeira, permitiu demonstrar o que a experiência presenciada com a atividade contribuiu para a formação acadêmica e disponibilizar apontamentos para a instituição, que podem vir a agregar aspectos de aprimoramento para o melhor alcance e atendimento social, a fim de promover uma melhoria da qualidade de vida da população em questão. CONCLUSÃO: Evidencia-se, portanto, a tamanha importância da experiência de campo em questão para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional dos alunos. Nesse prisma, a vivência no Núcleo Especializado de Atendimento à População LGBTQIAP+ foi vital para o desenvolvimento de uma nova perspectiva a respeito das responsabilidades e deveres inerentes às profissões da saúde, as problemáticas da nossa sociedade e a perpetuação dessas em meio ao nosso sistema de saúde. Desse modo, foi por meio do contato com a equipe multiprofissional e com a paciente, através da coleta da narrativa e posterior análise, que se pode compreender, na prática, a importância do estabelecimento de uma relação entre a/o profissional de saúde e a/o paciente, de caráter bidirecional e humanizado, baseado em empatia, respeito e na busca pela saúde, a fim de garantir um bem-estar físico, mental e social à/ao paciente. Em suma, a experiência de campo em questão proporcionou um acréscimo aos alunos propiciando a formação de futuros médicos baseada em uma atuação mais humanizada, respeitosa e equânime. Ao término dos encontros foi possível aprimorar as capacidades dos estudantes de habilidades que envolvem a escuta, o olhar amplo e integral sobre o paciente e a busca por uma assistência à saúde, centralizada no usuário como protagonista do seu processo de cuidado. Nesse cenário, a interação como um todo foi extremamente proveitosa para os estudantes, sobretudo por mostrar a vivência de indivíduos como exemplos práticos, a partir do contato com suas trajetórias de vida, aprendizados e entendimentos sobre o que é saúde; possibilitando, assim, um raciocínio por meio de conhecimentos teóricos práticos assimilados durante as aulas da cadeira de Saúde e Sociedade.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FEDERICO, Giovanna Affonso et al.. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DAS HUMANIDADES EM MEDICINA: EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO LGBTQIAP+ E SEUS IMPACTOS PARA FORMAÇÃO.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/550436-PROJETO-DE-DESENVOLVIMENTO-DAS-HUMANIDADES-EM-MEDICINA--EXPERIENCIA-DO-NUCLEO-LGBTQIAP-E-SEUS-IMPACTOS-PARA-FORM. Acesso em: 06/07/2025

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