MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENTREGA NO TEMPO DE PANDEMIA.

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENTREGA NO TEMPO DE PANDEMIA.
Autores
  • Gessyca Klippel Garcia
Modalidade
Pesquisas Científicas
Área temática
Administração
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/550146-mudancas-nos-processos-de-entrega-no-tempo-de-pandemia
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Logística, Entrega, Distribuição, Serviço, Varejo.
Resumo
O ano de 2020 foi marcado mundialmente pela contaminação do novo coronavírus, que gerou, além do impacto social e na saúde, uma reviravolta na economia, principalmente no que se diz respeito ao consumo através do e-commerce. Em meados de março de 2020, foi iniciada a estratégia de isolamento social, que visava a neutralizar a expansão do vírus. O resultado desse isolamento foi o fechamento total do comércio e dos serviços não essenciais, impactando a economia global. Se por um lado as restrições de circulação prejudicaram muitos setores, o maior número de pessoas em casa elevou expressivamente a demanda do e-commerce. Esse boom dos pedidos online reforçou ainda mais a importância de centros de distribuição bem posicionados próximos das grandes metrópoles, com capacidade de atender o last mile dentro do nível de serviço esperado pelos clientes cada vez mais exigentes. (BRAGA, 2020) Fato é que as empresas precisaram se reinventar neste período, e grande parte delas encontrou espaço no e-commerce para oferecer seus produtos e minimizar os prejuízos causados pelo fechamento do comércio físico. E o presente estudo buscou identificar e analisar as mudanças ocorridas nos processos de entrega no tempo de pandemia do setor alimentício da cidade de Petrópolis. Proporcionando um melhor entendimento sobre o tema e partir disso sugeridas melhorias para o cenário logístico do setor e benefício do comércio varejista, estimulando a economia e o nível de serviço que era realizado e fez com que melhorassem as experiências de compra e fortalecendo uma nova cultura de consumo consciente dos alimentos fora do lar. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Ao tipo de pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica e estudo de caso em um restaurante localizado na região de Itaipava, na cidade de Petrópolis, que era conservador e tradicional no atendimento presencial e sem previsão para mudanças internas na operação voltada para delivery, com uso da observação exploratória, não-estruturada e não-sistemática, ao longo do ano de 2020 e 2021, através da qual se identificaram as ações, estratégias e aplicação descritas nesta pesquisa; Os dados foram produzidos e coletados diretamente do sistema operacional do estabelecimento e da plataforma online de vendas do Ifood cedidas pela própria empresa. Com o advento da pandemia de Covid-19, constatou-se que a empresa adaptou suas estratégias de trabalho para atender as novas necessidades do mercado, devido ao isolamento social e precisou antecipar os processos voltados aos serviços de delivery e plataformas digitais de alimentação, investido em tecnologia, equipamento, consultorias e estudos na área de atendimento, adequação de espaço e pesquisa profunda de materiais. O sucesso deste estudo refletiu no crescimento nas vendas por delivery mesmo após a chegada das vacinas e o relaxamento das leis de isolamento e distanciamento sociais, onde as pessoas puderam voltar a frequentar os restaurantes e fazer viagens. O estudo durou 1 anos e meio para que se chegasse a um padrão de excelência e qualidade no mesmo nível dos serviços prestados presencialmente. O cuidado com o meio ambiente foi fator de decisão em diversos aspectos e respeitado nesta modernização das embalagens onde algumas podem ser reaproveitadas e utilizadas no dia a dia do consumidor. O mercado precisou utilizar o grande desafio para gerar uma oportunidade de crescimento ou apenas garantir a existência do negócio até que o cenário trouxesse estabilidade. Buscar conhecimento das áreas envolvidas como logística, delivery e vendas online no setor alimentício pelo setor administrativo da empresa foram fundamentais para reagir a este cenário de grande impacto da pandemia de covid-19 nas vendas. O estudo de caso demonstrou através dessas adequações, que o restaurante conseguiu recuperar suas vendas e manter as portas abertas por vários meses somente com faturamento do delivery, e mesmo após a chegada da vacina e reabertura do atendimento presencial, a modalidade de venda se mantém em crescimento e fidelizando clientes.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GARCIA, Gessyca Klippel. MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENTREGA NO TEMPO DE PANDEMIA... In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/550146-MUDANCAS-NOS-PROCESSOS-DE-ENTREGA-NO-TEMPO-DE-PANDEMIA. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

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