A CULTURA ORGANIZACIONAL DA UNIFASE REVELADA PELOS VALORES PERCEBIDOS POR ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
A CULTURA ORGANIZACIONAL DA UNIFASE REVELADA PELOS VALORES PERCEBIDOS POR ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Autores
  • Renato Cesar Möller
  • Manuela Duringer Jacques Vargas Freitas
  • Marianita Ozorio Neubauer
  • Júlia De Moura Luz
  • Humberto Gondim
  • Bernardo Rocha Fonseca De Aguiar
  • Maria Eduarda Lippi Rabellais
Modalidade
Pesquisas Científicas
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/550096-a-cultura-organizacional-da-unifase-revelada-pelos-valores-percebidos-por-estudantes-da-instituicao---um-estudo-l
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Cultura organizacional, Psicologia das organizações, Medidas do comportamento organizacional, Estudantes de Psicologia, UNIFASE
Resumo
Introdução – O sucesso de uma organização tem sido, desde fins da década de 1970, associado à gestão dos valores compartilhados por seus membros. O alto desempenho das organizações japonesas, deflagrado naquele período e constatado pela crescente participação dessas organizações no mercado mundial, deu impulso a uma corrente de pensamento segundo a qual o envolvimento coletivo com um conjunto de crenças e valores difundidos por uma instituição facilitariam a motivação de seus trabalhadores, a cooperação entre eles e o compromisso destes com as metas organizacionais, o que, por conseguinte, conduz à eficiência organizacional. Segundo Paranhos (2021), o conceito de cultura organizacional vem se construindo predominantemente a partir de duas abordagens distintas. A primeira delas “concebe a cultura como uma variável dependente sujeita à ação e controle instrumental e que, como tal, está diretamente vinculada ao desempenho da organização, sendo capaz de incrementá-lo ou obstaculizá-lo”. A segunda abordagem, segundo a autora, é a que admite que, ao invés de ter uma cultura, considera que as empresas “elas próprias podem e devem ser concebidas como uma cultura, de vez que se entende o universo organizacional como uma realidade socialmente construída com base em sentidos e significados compartilhados”. Seja qual for a abordagem pela qual se deseje investigar o tema, parece indiscutível que um dos focos de maior interesse dos quadros dirigentes de uma organização é conhecer o sistema de valores e crenças em que se assentam as representações construídas em relação a essa organização. No que concerne mais especificamente à UNIFASE, considera-se essencial que seu quadro de gestores tenha pleno domínio dos valores pelos quais seus alunos a tipificam, como forma de verificar como a filosofia instituída por seus fundadores e difundida por mais de cinco décadas tem sido absorvida. Objetivo – Identificar os fatores relacionados a VALORES que compõem a cultura organizacional da UNIFASE tal como percebidos por estudantes universitários do curso de Psicologia. Metodologia – Foi aplicado aos 141 estudantes inscritos ao longo de seis semestre na unidade curricular Estágio Básico II, oferecida pelo curso de Psicologia da UNIFASE, o Instrumento Brasileiro para a avaliação da Cultura Organizacional (IBACO), desenvolvido por Ferreira e colaboradores e publicado em FERREIRA, M. C. e ASSMAR, E. M. L. Cultura organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 125-138. Empregou-se a versão resumida do IBACO, composta por 15 itens especificamente referentes aos Fatores associados a Valores, distribuídos por 3 fatores, cujas denominações e definições são apresentadas a seguir. Fator 1: Profissionalismo Cooperativo. Definição: Valorização dos empregados que executam suas tarefas com eficácia e competência, demonstrando espírito de colaboração, habilidade, dedicação, profissionalismo e capacidade de iniciativa, contribuindo, desse modo, para o alcance das metas comuns da organização. Fator 2: Profissionalismo Competitivo e Individualista. Definição: Valorização prioritária da competência, do desempenho e da eficácia individuais na execução de tarefas para a obtenção dos objetivos desejados, ainda que isso implique a necessidade de “passar por cima” dos colegas que almejam objetivos semelhantes. Fator 3 – Satisfação e Bem-estar dos “Estudantes”. Definição: Valorização do bem-estar, da satisfação e da motivação dos “estudantes”, isto é, refere-se à humanização do local do trabalho, de modo a torná-lo agradável e prazeroso. Aos estudantes participantes do estudo foram apresentadas 15 afirmativas relacionadas a diferentes procedimentos que seriam comumente adotados no dia-a-dia das organizações, às quais deveriam ser aplicados códigos, de 1 a 5, que corresponderiam ao grau em que cada uma dessas afirmativas se aplicaria à UNIFASE, sendo que os graus extremos 1 e 5 corresponderiam, respectivamente, às percepções de que a afirmativa “não se aplicaria de modo nenhum à UNIFASE” e que “se aplicaria totalmente à UNIFASE”. Para cada indivíduo procedeu-se a soma dos valores numéricos atribuídos por ele às afirmativas correspondentes a cada fator, e esse montante foi dividido pelo número de itens que compõem o fator. Procedeu-se, em seguida, ao cálculo da média dos escores atribuídos ao fator por todos os participantes do estudo que o avaliaram, de modo a se chegar ao escore obtido pelos participantes do estudo como um todo naquele fator. Apresentação e análise dos resultados – Os resultados registrados nos seis últimos semestre revelaram altos escores associados ao fator Profissionalismo Cooperativo (4,2; 4,2; 4,0; 3,9; 4,1 e 4,0) e Satisfação e Bem-estar dos “Estudantes” (3,9; 3,8; 3,5; 3,6; 3,8; e 3,3). A baixa variabilidade dos escores referentes a esses fatores revela uma notável estabilidade das curvas de dados observada no intervalo de seis semestres, indicando serem estes fatores essenciais para caracterizar a cultura organizacional da UNIFASE. Também concorre para confirmar essa hipótese, o baixo grau de dispersão dos dados, aferido pelo cálculo do desvio-padrão em cada semestre. Conclusão – Segundo as propositoras do IBACO, valores representam “sentimentos inconscientes e indiscutíveis, que não podem ser diretamente observados e só se modificam segundo sua própria lógica”. Os resultados alcançados pelo estudo que aqui se apresenta indicam que a cultura organizacional da UNIFASE se sustenta em valores humanísticos duradouros, que se expressam na sua prática pedagógica e na sua preocupação em garantir o bem-estar dos indivíduos a quem assume o compromisso de ser espaço de produção de conhecimentos e de desenvolvimento do pensamento crítico.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MÖLLER, Renato Cesar et al.. A CULTURA ORGANIZACIONAL DA UNIFASE REVELADA PELOS VALORES PERCEBIDOS POR ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/550096-A-CULTURA-ORGANIZACIONAL-DA-UNIFASE-REVELADA-PELOS-VALORES-PERCEBIDOS-POR-ESTUDANTES-DA-INSTITUICAO---UM-ESTUDO-L. Acesso em: 10/08/2025

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