CONHECER PARA DEFENDER - O SUS NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL.

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
CONHECER PARA DEFENDER - O SUS NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL.
Autores
  • Izabella Luque Teixeira
  • Débora Verdugo da Costa
  • Marta Maria do Amaral Duveen
  • Kátia Mendes de Souza
  • Andrea Moreli Mendes Gualberto
  • Ana Maria Auler Matheus Peres
Modalidade
Práticas Extensionistas
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/547255-conhecer-para-defender---o-sus-no-cuidado-a-saude-mental
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
saúde mental, SUS, Rede de Atenção Psicossocial, Petrópolis
Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) funciona em todo território nacional e abrange diversos setores, desde a atenção básica, até a atenção terciária. Outrossim, trata-se de um sistema público que também possui atendimentos especializados, como a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é voltada especificamente para os cuidados relacionados a saúde mental. Apesar da sua cobertura em todo o território brasileiro, muitos ainda desconhecem a rede. Diante desse cenário, no âmbito do Projeto de Extensão Observatório de Políticas e Práticas do SUS (ObservaSUS), foi proposto que os extensionistas elaborassem um infográfico, de maneira clara e objetiva , que informasse sobre a rede de atenção psicossocial, com a finalidade de auxiliar outras pessoas a conhecerem essa rede e saber sobre o funcionamento. A partir da apresentação da pesquisa, em uma das reuniões do Observatório, surgiu a ideia de organizarmos um debate entre extensionistas do ObservaSUS e estudantes de uma escola da rede pública em Petrópolis, para falarmos sobre a atenção à saúde mental do Sistema Único de Saúde na cidade e ouvirmos os usuários. Os objetivos do trabalho foram instigar extensionistas, estudantes dos cursos de enfermagem, psicologia, odontologia e medicina, integrantes do Projeto de Extensão a conhecerem melhor a RAPS, por meio de uma pesquisa e construção de um infográfico elaborado por estudantes de enfermagem e psicologia. Em um segundo momento, apresentar o infográfico a estudantes do ensino básico, também usuários do SUS, para fomentar um debate sobre a importância desse sistema e, a partir da troca, conhecer os itinerários percorridos por eles no Sistema Único de Saúde. Para o desenvolvimento dessa atividade foram realizados encontros remotos para orientação e discussão, onde foram apresentadas as pesquisas realizadas pelos extensionistas envolvidos e feito o planejamento da visita à escola. Nas reuniões subsequentes, foram organizadas propostas, a formulação de materiais visuais, como um folder explicativo, e a discussão dos objetivos iniciais e da estruturação do projeto, ou seja, a forma como iria ocorrer, o que tornou possível a montagem de um roteiro. Logo, a atividade aconteceu em três etapas, sendo a primeira a construção de um infográfico, a segunda etapa a elaboração de um roteiro sobre o tema saúde mental e SUS em Petrópolis, e na terceira etapa a troca com os estudantes do ensino básico da escola selecionada a partir da apresentação do infográfico. A construção de tal instrumento foi realizada através de pesquisa por dados como: quais dispositivos estão presentes em nossa rede, qual a dinâmica e demanda de atendimento de cada um, horários, endereços e telefone. Todas as informações contidas no material são dados secundários coletados via internet no site da prefeitura de Petrópolis. Em seguida essas informações foram organizadas e dispostas em tópicos, com uma breve descrição e orientações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), ambulatório de saúde mental, hospitais e consultórios na rua, modelo de atendimento desenvolvido pautado nos direitos humanos e na Constituição. O debate sobre saúde mental e SUS na escola, foi produzido através de metodologia ativa, com objetivo de desenvolver conhecimento, por meio do pensamento reflexivo/crítico sobre o tema proposto entre todos os participantes envolvidos. Ele foi desenvolvido em três etapas, a primeira de apresentações e introdução ao tema, a segunda de apresentação do infográfico e explicações sobre o mesmo, e a terceira, e mais duradoura, uma roda de conversa na qual todos puderam interagir e trocar seus conhecimentos e experiências diante dessa rede. A partir dessa atividade, os extensionistas puderam contribuir com a comunidade da cidade de Petrópolis ao disponibilizar gratuitamente e com livre acesso, o infográfico, no qual todos podem se informar sobre como funcionam os atendimentos voltados a atenção psicossocial pelo SUS em Petrópolis, e quais suas funcionalidades e especifidades. Além disso, ao expandir essa ideia para uma sala de aula de colégio, os envolvidos no processo puderam não somente compartilhar o infográfico, como também trocar experiências com demais usuários do SUS, o que resultou em um impacto muito benéfico na formação dos extensionistas, uma vez que foi adquirido experiência prática, além do que é aprendido e estudado na teoria durante a graduação, tornando-se assim um momento importante de reflexão e amadurecimento como futuros profissionais. Tais ações puderam proporcionar um impacto social benéfico não só para os estudantes da escola quanto para os extensionistas do Projeto, por sermos estimulados a entender e defender o SUS. Nesse viés, torna-se evidente que o trabalho foi realizado de maneira coletiva, construído a partir da troca de conhecimento entre professores e os alunos extensionistas do projeto, que pertencendo a diferentes cursos puderam contribuir com perspectivas diferentes. Além disso, é notório que, diante do momento pós pandêmico vivenciado, no qual houve um grande período de isolamento social que gerou consequências psicoemocionais, é um assunto relevante e em pauta na sociedade, o que mostra a sua importância. Ademais, por conta da falta de conhecimento dos usuários do SUS sobre a rede de atenção psicossocial, ficou clara a necessidade de uma atividade voltada a atender essa demanda. Assim, diante de todas as etapas preestabelecidas e cumpridas, foi possível gerar informação e conhecimento a respeito do Sistema Único de Saúde em todos nós, usuários da rede e colocar em prática o objetivo do projeto de extensão OBSERVASUS, que é conhecer o SUS para defendê-lo.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEIXEIRA, Izabella Luque et al.. CONHECER PARA DEFENDER - O SUS NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL... In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/547255-CONHECER-PARA-DEFENDER---O-SUS-NO-CUIDADO-A-SAUDE-MENTAL. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

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