BASES MOLECULARES DO CÂNCER: CONSTRUÇÃO DE UM FOLDER NA UNIDADE CURRICULAR DE BIOLOGIA MOLECULAR.

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
BASES MOLECULARES DO CÂNCER: CONSTRUÇÃO DE UM FOLDER NA UNIDADE CURRICULAR DE BIOLOGIA MOLECULAR.
Autores
  • Lucas Muniz da Rocha
  • Eliane Dantas Rocha
  • ELIANE DANTAS ROCHA
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Medicina
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/547194-bases-moleculares-do-cancer--construcao-de-um-folder-na-unidade-curricular-de-biologia-molecular
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Educação em saúde; Câncer; Comunicação; Linguagem
Resumo
INTRODUÇÃO: A comunicação efetiva é definida como procedimento de interação entre o profissional da saúde/ paciente, bem como da equipe que gera acolhimento, diálogo e entendimentos recíprocos. A comunicação deve ser uma meta a ser atingida pela equipe interdisciplinar nos locais de saúde de forma a proporcionar um ambiente harmonioso com assistência livre de riscos. Por conseguinte, a comunicação é fundamental pois fortalece o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o paciente. Estudos mostram que comunicação efetiva tem efeito positivo no cuidado e aumenta a qualidade da atenção à saúde. Entre as muitas habilidades a serem desenvolvidas, durante a formação na área da saúde, está a de comunicação, inclusive prevista no projeto pedagógico do curso de medicina, que pode ser iniciada a partir de práticas em diferentes unidades curriculares, desde o início da formação. O presente trabalho consistiu na elaboração de um material gráfico ilustrativo informativo, folder. O objetivo foi construir um material educativo atualizado e contextualizado com potencial para divulgação do tema à comunidade. A proposta consistiu em motivar os acadêmicos de medicina do segundo período na busca pelo conhecimento científico e no exercício de adequação de linguagem/comunicação. Essa atividade foi desenvolvida na unidade curricular de Biologia Molecular sob a orientação das professoras responsáveis e fez parte da avaliação semestral da turma. O tema da pesquisa foi “bases moleculares do câncer”, que é atual, com inegável importância na saúde. Essa doença é cercada de estigmas o que dificulta em muita a sua abordagem, bem como o entendimento por parte do paciente e de seus familiares. A ideia era tornar esse tema mais aprazível e de fácil compreensão, que pudesse ser discutido entre pessoas leigas e não apenas por acadêmicos. A metodologia inovadora ultrapassou as expectativas dos acadêmicos ao adotar uma técnica não convencional, atual e didática. O material produzido buscou adaptar a linguagem científica para uma linguagem acessível ao público alvo. Além de lançar mão de artifícios lúdicos como caça-palavras. Sabe-se que o uso de games no processo de ensino-aprendizado favorece a memorização e a compreensão por ser motivador e estimular a competitividade. O objetivo desse trabalho foi estimular a construção coletiva, a proatividade, o desenvolvimento de habilidade de comunicação. A proposta foi desenvolver um produto de compreensão facilitada, em que o leitor, de forma convidativa, pudesse questionar seus conhecimentos prévios a respeito de câncer. A discussão teve como propósito expor os principais fatores de risco associados e os mecanismos moleculares pelos quais a doença se desenvolve. A abordagem reafirmou o caráter genético do câncer, fazendo a distinção entre as formas hereditárias e ambientais da doença, bem como explicando as etapas sequenciais de alterações intracelulares da carcinogênese. ATIVIDADES REALIZADAS E ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: Utilizou-se o formato de folder, uma expressão gráfica ilustrativo- informativa para organizar os achados científicos. Na construção desse material foram executadas as seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados sobre a gênese do câncer; 2) seleção dos dados obtidos. A organização do material teve como propósito desmistificar alguns conceitos relacionados à doença; 3) Definição do formato de como o folder seria construído. Nessa etapa coube a escolha do titulo, cores utilizadas e questões que iriam nortear a construção desse material. 4) Na construção dos recursos gráficos foram utilizadas a web design e ferramentas, que incluíram a conjugação de diversas linguagens na composição, como a utilização de imagens, textos e um jogo de caça- palavras. CONCLUSÃO: Durante a exposição do material e o compartilhamento da experiência da criação, os autores perceberam o enorme impacto da prática proposta na relação de aprendizagem. Além disso, o exercício de transmitir conhecimento científico, ultrapassando as barreiras sociais e adequando a informação a um modelo acessível à comunidade agregou inovação e enriquecimento à experiência. Esse modelo estimulou os componentes do grupo a utilizarem recursos criativos e lúdicos em busca de um veículo que atendesse aos objetivos acadêmicos e sociais do projeto. Conclui-se que a unidade curricular de Biologia molecular abordou o assunto de bases moleculares do câncer de uma forma criativa, que permitiu que o processo avaliativo assumisse enorme potencial de formação de competências e habilidades técnico-científicas e socioculturais.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Lucas Muniz da; ROCHA, Eliane Dantas; ROCHA, ELIANE DANTAS. BASES MOLECULARES DO CÂNCER: CONSTRUÇÃO DE UM FOLDER NA UNIDADE CURRICULAR DE BIOLOGIA MOLECULAR... In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/547194-BASES-MOLECULARES-DO-CANCER--CONSTRUCAO-DE-UM-FOLDER-NA-UNIDADE-CURRICULAR-DE-BIOLOGIA-MOLECULAR. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes