QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPIGENÉTICA E ALEITAMENTO MATERNO?

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPIGENÉTICA E ALEITAMENTO MATERNO?
Autores
  • Mariana Costa Rufino
  • Paula Moura Machado
  • Gabriel Leal
  • Maria Clara dos Santos Noel
  • Arthur Lourenço Moraes Dias
  • Nicole Lima Garcia
  • Pedro Faraco Pacheco Carneiro
  • ELIANE DANTAS ROCHA
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Medicina
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/547159-qual-a-relacao-entre-epigenetica-e-aleitamento-materno
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
amamentação, aleitamento materno, epigenética
Resumo
Introdução: A ativação ou não de genes pode influenciar na maneira como a saúde do indivíduo se desenvolve. A metilação de determinados segmentos da molécula de DNA pode ser um fator desencadeador de doenças ou agravos. Sendo assim, ações básicas do cotidiano - como o tipo de alimento que o indivíduo ingere - têm papel fundamental na modulação epigenética à medida que interferem na desativação ou não de genes específicos. A origem da palavra epigenética vem do grego, “epi”, que significa sobre ou por cima da nossa genética - sendo alvo do estudo da hereditariedade, com o intuito de analisar como se dá o silenciamento de certos genes a fim de prever sua saúde estética a partir daí. Tendo isso em vista, a lactação entra como uma grande protagonista, com a ideia de uma “dieta personalizada”, pois além de todos os benefícios conhecidos que ela oferece na relação entre a mãe e o recém-nascido, também influi diretamente na metilação de genes, contendo importante potencial desencadeador de doenças. Tal tema tem ganhado um destaque relevante e vem sendo debatido cada vez mais na comunidade acadêmica. Contudo, apesar dessa relevância científica, esse assunto ainda é pouco discutido com grande parcela da população que não está inserida nesse meio. Tendo conhecimento acerca de todo esse contexto, além de como a democratização de tal assunto pode impactar positivamente na vida das pessoas, os alunos do 2º período da graduação em Medicina da UNIFASE/FMP, confeccionaram um folder com esse tema, que compôs a nota da avaliação semestral da unidade curricular de Biologia molecular. O objetivo desse trabalho foi criar um material educativo que pudesse levar o conhecimento cientifico de temas complexos, tais como a “Epigenética”, de forma simplificada à população leiga. A proposta foi associar esse assunto acadêmico a outro de mais fácil compreensão e de vital importância como o “Aleitamento materno”. Sabe-se que a Epigenética reforça a importância dos cuidados maternos com a alimentação durante o período gestacional. Estudos mostram que existe necessidade de níveis adequados de nutrientes e vitaminas, como o ácido fólico, para desencadear reações de metilação no DNA de um bebê. Também propõem que a modulação epigenética poderia prevenir surgimento de doenças crônicas durante a vida dessa criança. Outros estudos descrevem como o padrão de expressão genética pode ser influenciado por condições socioeconômicas e emocionais maternas durante a gestação. Descrição da atividade: Com todas as suas diferenças, o grupo pensou em diversas formas de como tornar um tema complexo, em compreensível - não só entre o meio acadêmico, mas externo a ele também. Em cima disso, decidiu-se associar o nascer da vida com a genética, de modo a romper com a ideia de que a saúde está inteiramente vinculada à dieta e aos exercícios físicos. Para isso, diversas abordagens foram imaginadas e, dentre elas, foi escolhido o aleitamento - como uma forma de unir todas as ideias e concretizar as expectativas do grupo. O folder foi feito de forma criativa, didática, pensando em cores que remetessem ao aleitamento e à maternidade, como o rosa e tons pastéis, para que o nosso público alvo fosse amplamente atingido: mães, mulheres, seus companheiros e amigos. A partir da escolha do design, foi feita uma pesquisa intensa e longa para a seleção de materiais, como artigos e livros, que reunissem um conhecimento científico de qualidade, mas que alcançassem o público desejado com facilidade e clareza. A partir desse julgamento, foi feito um texto base para auxiliar na organização das ideias e do objetivo. Esse foi, então, modificado várias vezes para alcançar uma linguagem de fácil acesso para toda a população, sem perder toda a complexidade e importância do tema. Além disso, foram adicionadas imagens que, de forma concisa, pudessem ilustrar, de forma lúdica, a mensagem que queríamos passar para o público, além de, também, colaborar com o interesse do leitor pelo conteúdo. Todo o processo criativo foi planejado para que o assunto fosse veiculado de maneira simples e objetiva, de modo que a população leiga, no que tange assuntos de cunho acadêmico, conseguisse compreender e se apropriar do tema. Afinal, o conhecimento cientifico somente alcança sua verdadeira responsabilidade social quando é, de fato, compartilhado Análise do processo ensino-aprendizagem: A construção do trabalho implicou em pesquisas, horas de estudo, interação entre os componentes do grupo e também com os orientadores. A atividade contribuiu enormemente para a formação de novas habilidades e motivou os alunos em relação a um tópico de Biologia molecular, que muitas vezes, é considerado árduo e de difícil entendimento. Não apenas os alunos envolvidos se sentiram motivados, mas também os colegas de turma, que tiveram a oportunidade de compartilhar do resultado final desse trabalho. Indubitavelmente o ganho no processo de ensino-aprendizagem desses alunos foi enorme. Conclusão: Com certeza é importante aproximar o leigo do conhecimento científico, muitas vezes tão distante da maioria, para garantir a saúde da população. O desenvolvimento de um folder, que associa a epigenética ao aleitamento materno, revelou-se como uma ferramenta eficaz para esse propósito. Afinal, acredita-se que a democratização acerca do ensino sobre epigenética pode influenciar nas mudanças do estilo de vida das pessoas e colaborar com melhores indicadores de saúde advindos do cuidado individual, rumo a uma sociedade mais consciente.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RUFINO, Mariana Costa et al.. QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPIGENÉTICA E ALEITAMENTO MATERNO?.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/547159-QUAL-A-RELACAO-ENTRE-EPIGENETICA-E-ALEITAMENTO-MATERNO. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

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