ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PROCESSOS E TEORIAS APLICADAS NA PRÁTICA

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PROCESSOS E TEORIAS APLICADAS NA PRÁTICA
Autores
  • Ana Clara Costa Gnanni
  • Andrea Ristow Gonçalves De Paula
  • Camilla Mendel
  • Luciana Coutinho da Silva
  • Rafaella Damas Cordeiro
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/546965-estagio-em-psicologia-educacional--processos-e-teorias-aplicadas-na-pratica
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
psicologia escolar, ensino médio, autoestima.
Resumo
O estágio supervisionado em psicologia e processos educativos compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas. Para isso, o estágio foi realizado com uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola localizada no município de Petrópolis, pelas estagiárias em psicologia. Desta forma, o estágio foi sucedido em conformidade com o projeto pedagógico do curso de psicologia da UNIFASE e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN N52011). Em um primeiro momento foi feita uma reunião com a coordenação da escola e com a equipe pedagógica para compreender as demandas existentes. Com isso, a demanda principal trazida pelos funcionários foi a falta de perspectiva de futuro pelos alunos, que por sua vez ainda percebem como inatingíveis as oportunidades que possuem, como, por exemplo, ir para a faculdade, evidenciando que as demandas de aprendizagem não são só de ordem pedagógica, corroborando para a necessidade da presença da psicologia no meio escolar. O objetivo do estágio foi desenvolver as competências necessárias para as estagiárias em psicologia escolar, além de um projeto que atendesse a demanda da escola. Foram usadas diferentes técnicas ao longo dos encontros com os alunos, como, observação, rodas de conversa, dinâmicas, informações e interações, que contaram com a presença de música, produção de desenhos. Dessa forma, foi essencial o aprendizado acerca de alguns desses instrumentos e da elaboração de documentos provenientes de seus resultados. Utilizamos como base teórica para a elaboração do projeto, três autores principais: Vygotsky, Piaget e Paulo Freire, pois acreditamos que a teoria crítica é de suma importância para a construção de uma “educação engajada” e autônoma que possa compreender a dinâmica social e as lutas sociais, visando à consciência coletiva. Com isso, potencializar os alunos é pensar caminhos de reconstrução das bases sociopolíticas e assim também rompendo com o que está posto. Sendo assim, segundo Piaget: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe" (PIAGET, 1982, p. 246). Do ponto de vista metodológico o projeto aconteceu ao longo de visitas técnicas à escola e no Ambulatório Escola, nas quais foram realizadas dinâmicas e rodas de conversa que estimulavam o pensamento crítico e a interação dos alunos para os temas tratados. Após esses momentos fizemos uma roda de conversa para finalizar o projeto, agradecemos a participação e colaboração dos alunos e recebemos um convite dos próprios alunos para conversarmos sobre ansiedade com as turmas e funcionários da escola. Os temas tratados foram: Autoestima e autoconhecimento; Relações interpessoais; Hábitos; Informações práticas sobre vestibular e faculdade (visto que todos da turma possuíam interesse em algum curso superior).Nas poucas ocasiões em que os alunos apresentaram desânimo e pouca interação, se fez necessário interromper o planejamento para acolher e falar sobre a situação evidente. Observamos que essa mudança no roteiro trouxe resultados positivos, visto que os alunos começaram a interagir mais, expressando o que estavam sentindo e buscando uma forma de ressignificar o que os afligia. Por meio da participação e recepção dos alunos ao longo dos encontros, foi possível perceber a satisfação deles em relação ao projeto que realizamos em conjunto. Ademais, foi notado um grande desenvolvimento, tanto no âmbito pessoal quanto na relação interpessoal, resultados esses alcançados em pouco tempo. Também aprendemos muito com os alunos a respeito da interação com um público mais novo e em outro momento da vida acadêmica, além de possibilitar uma maior reflexão na vida de cada um após os temas conversados. Durante o projeto recebemos feedback positivo dos próprios alunos. Além disso, as competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem também foram desenvolvidas pelas estagiárias. Em suma, com a aplicação desse projeto confirmou-se a necessidade da presença constante da psicologia escolar, pois as demandas de aprendizagem não são somente de ordem pedagógica. Conseguimos desenvolver as habilidades e competências delineadas pelo projeto pedagógico do curso de psicologia e em consonância com as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais). Em um curto período de tempo fizemos uma diferença real na vida de pessoas por meio do nosso trabalho e estudo, mostrando-nos que a psicologia pode e deve promover o bem-estar onde estiver com seu papel adequado a cada ambiente e, além disso, trazendo esperança e motivação para continuarmos com os nossos esforços para sermos profissionais exemplares que podem tocar a vida daqueles que também nos tocam.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GNANNI, Ana Clara Costa et al.. ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PROCESSOS E TEORIAS APLICADAS NA PRÁTICA.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/546965-ESTAGIO-EM-PSICOLOGIA-EDUCACIONAL--PROCESSOS-E-TEORIAS-APLICADAS-NA-PRATICA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

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