SESSÃO CLÍNICA INTEGRADA: MEDICINA E PSICOLOGIA NA HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
SESSÃO CLÍNICA INTEGRADA: MEDICINA E PSICOLOGIA NA HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Autores
  • Carla Gruber Gikovate
  • Flávio Roberto de Carvalho Santos
  • Hilana Weisz
  • Andrea Ristow Gonçalves De Paula
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/534379-sessao-clinica-integrada--medicina-e-psicologia-na-humanizacao-da-formacao
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
saúde mental, humanização, formação
Resumo
Desde os tempos cartesianos, a artificialidade da separação entre corpo e mente trouxe benefícios e malefícios. Na atualidade, medicina e psicologia encontram em sua realidade de ensino a necessidade de demarcar a unidade funcional corpo-mente. A pandemia Covid-19 vivenciada a partir 2020 evidenciou a necessidade de cuidado, sentimento de integração e interdependência, mesmo frente ao desafio imposto pelo isolamento social. As relações virtualizadas na educação possibilitaram atividades conjuntas entre professores e alunos de diferentes cursos. Neste cenário, a criação da sessão clínica integrada em saúde mental promoveu encontros entre alunos dos cursos de psicologia e medicina da UNIFASE para abordar temas comuns, através da metodologia de debates de casos clínicos em que aspectos biológicos, afetivos e sociais são vistos como um fator único. Essa experiência desenvolveu a capacidade reflexiva dos alunos no que tange o fenômeno da psicossomática humana, sendo de grande valia na compreensão e formação dos discentes de ambos os cursos. As sessões clínicas foram elaboradas pela professora do curso de medicina (Carla Gikovate), por dois professores do curso de psicologia (Flavio Roberto Santos e Hilana Weisz), oferecidas aos estudantes da medicina que passavam pela disciplina de Pediatria e aos estudantes da psicologia nos estágios em “psicologia clínica infantil” e do “laboratório de transtornos do neurodesenvolvimento”. O objetivo desta exposição é apresentar o formato de sessão clínica integrada em saúde mental, elaborada durante a pandemia de COVID 19, envolvendo alunos de psicologia e de medicina, realizada no formato remoto no ano de 2021 na UNIFASE. Durante o ano letivo foram realizadas atividades diversificadas, alternando metodologia ativa com algumas aulas expositivas breves, seguida por discussão do tema disparada por questionamentos (situações problemas) preparados previamente. Os alunos apresentavam casos clínicos, envolvendo questões de saúde mental, que estavam sendo atendidos por eles nos ambulatórios médicos e/ou da psicologia. No decorrer do ano, foram incluídas nas sessões clínicas de saúde mental discussões com profissionais de outras instituições que trouxeram as suas experiências em cenários específicos como UTI neonatal ou sistema judiciário. Dentre as atividades realizadas no ano de 2021, é possível destacar as seguintes: • Caso clínico diversos, incluindo temas como automutilação, mutismo seletivo com enurese noturna, agressividade e o processo de adoção, diagnóstico diferencial de autismo com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), avaliação neuropsicológica e transtorno opositor desafiador. • Ensino Baseado em Problema – foram elaborados casos clínicos fictício, envolvendo queixas relacionadas à saúde mental. Os alunos foram divididos em grupos de trabalho (via zoom) em que discutiram o significado dos sintomas, formas de abordagem, formulação de hipóteses diagnósticas, vantagens e desvantagens em se dar um diagnóstico definitivo e possíveis condutas. • Discussão de textos científicos, TED Talks e filmes, envolvendo temas como saúde mental na pandemia, sexualidade na infância, dislexia, relação médico paciente e prevenção de saúde. Com a busca constante por temas atuais, foi utilização o texto "Empathy Fatigue in Clinicians Rises With Latest COVID-19” em que se discutiu a dificuldade que o profissional de saúde envolvido com o tratamento da COVID-19 apresentava para ter empatia com pacientes que optaram por não se vacinar. • Apresentação do tema em Medicina Psicossomática/Psicologia Médica sobre Grupo Ballint, em que o foco foi discutir os casos atendidos pelo médico ou acadêmico e os sentimentos em que o paciente pode lhe causar, focado na pessoa do médico assim como na história da pessoa do paciente. Os encontros permitiram aos alunos ter um olhar amplificado de variáveis implicadas na saúde mental, assim como questionamentos sobre a qualidade do atendimento ao paciente e medidas de prevenção. A metodologia ativa colocou os alunos frente a dilemas e reflexões que os fez abrir mão das “pseudocertezas” que os diagnósticos categóricos em saúde mental trazem com frequência para ambos os cursos. Concluiu-se que a experiência da sessão clínica interdisciplinar em saúde mental mostrou a possibilidade de um funcionamento harmonioso e da complementaridade entre os saberes, mesmo no formato remoto. Para todos os professores envolvidos, ficou a percepção de que a metodologia ativa e a variação das atividades proposta aumentam a motivação e o envolvimento do aluno. A reflexão e a aprendizagem de temas comuns a partir de visões diferenciadas enriquecem a formação, para além do currículo formal, destacando a construção da capacidade para analisar e compreender a pessoa que apresenta um conjunto de sintomas como um todo, de forma humanizada e através da escuta atenta.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GIKOVATE, Carla Gruber et al.. SESSÃO CLÍNICA INTEGRADA: MEDICINA E PSICOLOGIA NA HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/534379-SESSAO-CLINICA-INTEGRADA--MEDICINA-E-PSICOLOGIA-NA-HUMANIZACAO-DA-FORMACAO. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes