LABORATÓRIO DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: ENCAMINHAMENTO, AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
LABORATÓRIO DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: ENCAMINHAMENTO, AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Autores
  • Flávio Roberto de Carvalho Santos
  • Andrea Ristow Gonçalves De Paula
  • Giuliana Silveira Sá Bade Fecher
  • Leana Maria Ferreira Villa
  • Lucas Miranda de Jesus
  • Maria Laura Garcia Fiorini Cavalcanti de Oliveira
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/531511-laboratorio-de-transtornos-do-neurodesenvolvimento---encaminhamento-avaliacao-e-documentacao-neuropsicologica
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
avaliação neuropsicológica, transtorno do neurodesenvolvimento, psicologia aplicada, documentação
Resumo
A avaliação neuropsicológica (AN) consiste na melhor descrição de aspectos relevantes de uma pessoa via aplicação de instrumentos, técnicas, teorias científicas para responder questões específicas cognitivas, que descrevem o funcionamento cognitivo atual, ressaltando suas potencialidades e dificuldades, capacidades de viver de forma autônoma, possibilidade de adaptação, além de recomendar possíveis intervenções. Os transtornos do neurodesenvolvimento são questões neurológicas que interferem na aquisição, retenção, aplicação de habilidades ou conjuntos de informações e comportamentos específicos. Baseado em tais aspectos, um dos braços do laboratório do transtorno do neurodesenvolvimento é o encaminhamento, avaliação, documentação e devolução neuropsicológica. Na prática, tal função está principalmente relacionada às questões do neurodesenvolvimento, com destaque a queixas escolares. A prática ocorre no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), Petrópolis/RJ. O encaminhamento principal é do ambulatório de neuropediatria da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), além dos externos, de forma que os atendimentos são abertos à comunidade, e os serviços desenvolvidos, sob supervisão, por um grupo de estagiários voluntários de Psicologia. O método do serviço-estágio envolve as etapas de uma avaliação neuropsicológica com processos de entrevista, observação, testagem, correção e interpretação, estruturação e produção do documento psicológico e entrevista devolutiva. O objetivo da avaliação é de descrever o funcionamento do indivíduo no presente momento em que o processo cognitivo está acontecendo, observando e buscando ressaltar para além das dificuldades e deficiências, as potencialidades e habilidade, pontos positivos esses que servirão de base para impulsionar aspectos que estejam apresentando dificuldades. Pontuando e perpassando também a capacidade para viver de forma autônoma que o indivíduo avaliado dispõe, possibilidades de adaptação e recomendações de intervenção. Assim como supracitado, os métodos avaliativos são múltiplos, e não existe uma padronização do processo. Cada avaliação será construída a partir da história e da demanda do avaliado. De forma que, a partir da entrevista, momento no qual se aproxima não só com a demanda, como também da história do sujeito por trás daquele requerimento, que se começa a estruturar possíveis caminhos a serem seguidos para dar contorno e se chegar a um parecer no final do processo. Os instrumentos padronizados e validados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) são bastante utilizados nesse segundo momento pós entrevista. Conhecidos como testes psicológicos, os instrumentos são ferramentas, cujos resultados são interpretados com relação a uma norma, que toma como base o desempenho de um grupo como parâmetro para interpretação do funcionamento individual. Entretanto, é importante ressaltar que uma avaliação não pode se restringir a testagem, muito para além de números, os resultados devem ser criticamente analisados e contextualizados com a história e dinâmica da pessoa avaliada, informações essas obtidas tanto na entrevista, quanto durante todo o processo a partir da observação, de forma que seu desenlace gere posições coerentes e condizentes com a realidade do sujeito. O produto desse processo é o laudo neuropsicológico, documento produzido pelo profissional de psicologia, relatando os fatores coletados durante o complexo e rico processo de avaliação neuropsicológica. Sua finalidade última é apresentar, a quem de direito, de forma clara, compreensível e acessível, os resultados obtidos, o parecer dado e os encaminhamentos sugeridos, conforme a Resolução 06/2019 do CFP. Assim como citato, o principal encaminhamento acolhido são casos de queixa escolar, o qual o ponto mais importante a ser levado em consideração na produção de documentação resultante do processo de avaliação é de que esses protocolos não devem ser pensados, muito menos produzidos, sob uma concepção de que os fatores relacionados à demanda são estáticos, absolutos e irreversíveis. Isso porque, uma queixa de disfunção ou ‘dificuldade de aprendizagem’, comportamental ou social pode se expressar em virtude dos vários âmbitos em que se desenvolve, ou seja, pode refletir a interação dos fatores culturais, familiares, escolares e do desenvolvimento pessoal além do ‘transtorno específico de aprendizagem’. Em referência aos resultados, o estágio, que teve início em de 2021.2, recebeu 9 encaminhamentos, dos quais, todos foram finalizados até o mês de dezembro. No primeiro semestre de 2022, 29 encaminhamentos foram acolhidos, sendo que, 6 destes foram reencaminhados para outros serviços, principalmente para o SPA da instituição, por não se configurarem como demanda para avaliação neuropsicológica, havendo 5 desistências, 8 atendimentos já finalizados e 10 casos ainda em andamento. A partir desse panorama, tais atendimentos se configuraram como uma oportunidade e possibilidade de levar o processo de avaliação neuropsicológica à comunidade de forma acessível, com qualidade, profissionalismo e formação dos estagiários.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Flávio Roberto de Carvalho et al.. LABORATÓRIO DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: ENCAMINHAMENTO, AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/531511-LABORATORIO-DE-TRANSTORNOS-DO-NEURODESENVOLVIMENTO---ENCAMINHAMENTO-AVALIACAO-E-DOCUMENTACAO-NEUROPSICOLOGICA. Acesso em: 09/06/2025

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