(IN)SEGURANÇA ALIMENTAR ENTRE ESCOLARES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, RJ.

Publicado em 04/11/2021 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
(IN)SEGURANÇA ALIMENTAR ENTRE ESCOLARES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, RJ.
Autores
  • Milena Braga Calomeni
  • TALITA LELIS BERTI
Modalidade
Trabalho Científico
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
04/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2021/403251-(in)seguranca-alimentar-entre-escolares-de-uma-escola-da-rede-publica-do-municipio-de-petropolis-rj
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Segurança Alimenta, EBIA, Escolares
Resumo
Introdução: A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. A Insegurança Alimentar (IA) abrange desde uma preocupação leve para aquisição dos alimentos, até o mais grave que é a fome. Admite-se que a IA no Brasil está relacionada com condições socioeconômicas, sendo a pobreza o principal fator que as torna vulneráveis. A renda familiar influencia diretamente no consumo, quando há redução da renda, a tendência é consumir alimentos mais baratos e consequentemente de menor qualidade, como os ultraprocessados. Quando a IA ocorre em domicílios com crianças acarreta em déficits no crescimento e desenvolvimento. No Brasil é utilizado um método capaz de mensurar a IA, denominada Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Através dessa escala é possível avaliar a IA no nível domiciliar, permitindo a identificação e classificação em leve, moderada ou grave. Objetivo: Avaliar a prevalência de Insegurança Alimentar (IA) no domicílio e a qualidade da alimentação de escolares entre 5 e 7 anos de idade, matriculados em uma escola da rede pública de Petrópolis, RJ. Metodologia: Estudo transversal descritivo. A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2020 e abril de 2021 por meio de um questionário online padronizado, contendo 31 perguntas, sendo 14 perguntas da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, 10 perguntas sobre o perfil socioeconômico e 7 sobre a qualidade da alimentação. O questionário da pesquisa foi respondido pela mãe ou por um responsável que conheça a alimentação da criança. A escola mediou o envio dos questionários, pois possuía grupos de contato via WhatsApp com os responsáveis. Caso alguma família não tivesse acesso à internet, poderia solicitar o questionário e o TCLE impressos, deixados na escola. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Participaram da pesquisa 24 mães ou responsáveis pelos escolares. A maioria se encontrava na faixa etária entre 25 e 35 anos, era da raça negra ou parda, possuía ensino médio completo, renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos mensais. Relataram receber auxílio de programas sociais (75%), sendo o Cartão Merenda o mais relatado, seguido do Programa Bolsa Família. Sobre a avaliação do grau de insegurança alimentar das famílias, a maioria dos domicílios se encontravam em Segurança Alimentar (54,3%) e em Insegurança Alimentar leve (41,7%). Não houve respostas que classificassem as famílias em insegurança alimentar moderada ou grave. Quanto à avaliação do consumo alimentar das crianças, 83,3% consumiram alimentos in natura, 62% consumiram frutas e menos da metade consumiram verduras e legumes no dia anterior à pesquisa (45,8%). A ingestão de bebidas adoçadas (75%) e de biscoitos recheados doces ou guloseimas (66,7%) foi elevada. Destacou-se também o consumo de hambúrguer e embutidos (29,2%) e de macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoito salgado (16,7%). 87,5% dos escolares consumiram pelo menos um alimento ultraprocessado e 8,3% consumiram os quatro grupos de ultraprocessados avaliados no questionário no dia anterior ((1)hambúrgueres e embutidos,(2) bebidas adoçadas, (3) macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoito salgado ou recheado, e (4) guloseimas. Conclusão: A IA pode estar afetando diretamente a qualidade da alimentação das famílias que passam por essa condição. Quanto antes esse público for identificado, será possível traçar estratégias para reverter e melhorar os hábitos alimentares, promovendo o crescimento e desenvolvimento adequado para os mais vulneráveis. Os resultados foram encaminhados para a Secretaria de Educação, ressaltando a necessidade da implementação de políticas públicas que garantam a Segurança Alimentar (SA) e o Direito Humano à Alimentação Adequada, a fim de melhorar a qualidade da alimentação e consequentemente a qualidade de vida das crianças, propiciando um crescimento e desenvolvimento saudável.
Título do Evento
XXVII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALOMENI, Milena Braga; BERTI, TALITA LELIS. (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR ENTRE ESCOLARES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, RJ... In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2021/403251-(IN)SEGURANCA-ALIMENTAR-ENTRE-ESCOLARES-DE-UMA-ESCOLA-DA-REDE-PUBLICA-DO-MUNICIPIO-DE-PETROPOLIS-RJ. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes