DIÁRIO DA NUTRI: ELABORAÇÃO DE DIÁRIO ALIMENTAR INTERATIVO PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO ESCOLA UNIFASE

Publicado em 04/11/2021 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
DIÁRIO DA NUTRI: ELABORAÇÃO DE DIÁRIO ALIMENTAR INTERATIVO PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO ESCOLA UNIFASE
Autores
  • Amanda Zambelli Zanelli Oliveira
  • Marcela Moreira Suita
  • Thaise Gasser Gouvêa
Modalidade
Praticas Educativas Inovadoras
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
04/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2021/403080-diario-da-nutri--elaboracao-de-diario-alimentar-interativo-para-a-promocao-da-alimentacao-adequada-e-saudavel-de-
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Diário alimentar, crianças, adolescentes, nutrição, alimentação
Resumo
Introdução: A infância é caracterizada por um período de diversas transformações, dentre elas o crescimento e o desenvolvimento, que além dos aspectos físicos, também englobam os aspectos sociais, cognitivos e emocionais, intensamente influenciados pelo ambiente no qual a criança está inserida. Diante disso, faz-se importante proporcionar às crianças um ambiente de convívio educativo e norteador que auxilie na promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, visto que os hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a perdurar até a fase adulta e são determinantes para a adequação do estado nutricional (BARREIROS, 2014; MAHAN, ESCOTT-STUMP, 2010). O Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza ações de promoção da saúde dos assistidos, de forma a instruir a população a modificar seus determinantes de saúde em prol da qualidade de vida (BRASIL, 1990). Sendo assim, seus objetivos e princípios são aplicados com melhor eficácia à prática assistencial mediante a educação em saúde (SANTOS, ANDRADE, LIMA et al., 2012). O ensino é um processo progressivo e contínuo, e para crianças nas fases pré escolar e escolar se faz necessário adotar estratégias e materiais que captem o seu interesse e estimulem sua participação por meio de comportamentos saudáveis, e que, ao mesmo tempo, sejam adequadas à sua capacidade cognitiva e fase de desenvolvimento (JUZWIAK, 2013). Deste modo, a educação nutricional pode colaborar de maneira significativa, promovendo o ensino e a correta formação de hábitos alimentares a partir da criação de práticas educativas que despertem o interesse e o aprendizado das crianças por alimentos saudáveis (BARREIROS, 2014). Objetivo: o presente trabalho objetivou a construção de material educativo, elaborado a partir da criação de diário alimentar que engloba metas, pontuações e premiações destinadas a incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) entre pré-escolares e escolares assistidos no Ambulatório Escola UNIFASE - Petrópolis, Rio de Janeiro. Descrição das atividades realizadas: Ao longo dos atendimentos nutricionais ao público infantil, observou-se a dificuldade no consumo de grupos alimentares, especialmente de FLV, o que direcionou para a construção de material educativo interativo que pudesse auxiliar no atendimento deste público, de maneira a contribuir para escolhas conscientes no contexto da alimentação. Foi construído um diário alimentar lúdico para o registro do consumo de FLV, a ser entregue a criança e responsável durante a consulta e avaliado em seu retorno. A atividade foi desenvolvida por meio de pontuações diárias distribuídas da seguinte maneira: um ponto para cada carinha feliz referente ao consumo de frutas, legumes e verduras; três pontos para cada novo alimento incluído nas refeições diárias da criança e meio ponto referente a cada garrafa de água consumida. No retorno da criança a pontuação é calculada, e serão concedidas medalhas de premiação de acordo com a pontuação (ouro, prata e bronze). A medalha de ouro, nomeada como “orgulho da nutri”, será conquistada pelas crianças que consumirem no mínimo quatro FLV por semana, três novos alimentos na semana e quatro garrafas de água por dia. A medalha de prata, nomeada “continue assim”, será conquistada pelas crianças que consumirem no mínimo três FLV por semana, dois novos alimentos na semana e três garrafas de água por dia. Já a medalha de bronze, nomeada como “você está indo bem”, equivale a pontuação referente a no mínimo duas FLV por semana, um novo alimento na semana e duas garrafas de água por dia. Análise do processo ensino-aprendizagem: Acredita-se que esta forma de ensino e incentivo é favorável ao objetivo proposto ao público-alvo, pela incorporação de uma atividade lúdica e divertida, na qual a criança é inserida ativamente no cuidado e tomada de decisão junto à família. Destaca-se o caráter inovador por ser algo inédito no local, que transforma a abordagem nutricional tradicional, com a forma de apresentação e desenvolvimento proposto para despertar o interesse e curiosidade para novas experiências alimentares. Conclusão: A elaboração de materiais lúdicos e educativos contribui para o aperfeiçoamento de estratégias educativas no âmbito da educação nutricional na infância. Acredita-se que a incorporação do material facilitará a interação deste público com alunos e nutricionista e com a consolidação do vínculo das famílias com o serviço, além do tão almejado incentivo para escolhas alimentares adequadas e saudáveis. Referências: BARREIROS, Maline Aparecida Mendes. A interferência das práticas educativas de educação nutricional na saúde infantil. 2014. BRASIL. Lei n° 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, set.1990. JUZWIAK, C. R. Era uma vez…um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 45, p. 473-484, 2013. MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, Nutrição & Dietoterapia, 12. ed. Rio de Janeiro; Elservier, 2010. 1355 p. SANTOS, D. S.; ANDRADE, A. L. A.; LIMA, B. S. S. et al. Sala de espera para gestantes: uma estratégia de educação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 62-67, 2012.
Título do Evento
XXVII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Amanda Zambelli Zanelli; SUITA, Marcela Moreira; GOUVÊA, Thaise Gasser. DIÁRIO DA NUTRI: ELABORAÇÃO DE DIÁRIO ALIMENTAR INTERATIVO PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO ESCOLA UNIFASE.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2021/403080-DIARIO-DA-NUTRI--ELABORACAO-DE-DIARIO-ALIMENTAR-INTERATIVO-PARA-A-PROMOCAO-DA-ALIMENTACAO-ADEQUADA-E-SAUDAVEL-DE-. Acesso em: 16/07/2025

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