CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Publicado em 04/11/2021 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autores
  • Brenda Bittencourt Ferreira
  • ESTHEFANIE PARREIRA MELLO DIAS
Modalidade
Praticas Educativas Inovadoras
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
04/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2021/402819-construcao-de-materiais-educativos-para-acoes-de-educacao-em-saude-durante-a-pandemia-de-covid-19
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Educação em saúde, Material Educativo, Pandemia, Estratégia de Saúde da Família
Resumo
Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus COVID-19 provocou modificações nos hábitos e na rotina da população brasileira. Por se tratar de uma doença de rápida disseminação, medidas preventivas precisaram ser tomadas para diminuir o contágio da doença e evitar a aglomeração entre as pessoas. Diante do contexto de isolamento social, as tecnologias digitais ganharam espaço devido a maior utilização das mídias sociais por parte da população, tornando-se ferramentas promissoras para informar, transmitir conhecimentos e promover reflexões acerca do autocuidado, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. O folder digital é uma ferramenta tecnológica que permite compartilhar informações de uma forma didática, atrativa e dinâmica, além de ser acessível e de baixo custo. Com este recurso é possível atingir um número expressivo de pessoas, possibilitando a manutenção e a realização de ações de educação em saúde com a comunidade inserida nos cuidados das unidades de saúde da família (USF) diante do cenário atípico vivenciado mundialmente. Desse modo, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência sobre a construção de materiais educativos para realizar ações de educação em saúde na USF Boa Vista durante a pandemia de COVID-19. Descrição das atividades realizadas: Antes da pandemia, os estagiários de nutrição realizavam atividades de educação em saúde na sala de espera da unidade, no qual o tempo entre as consultas eram otimizados para transmitir informações sobre assuntos relevantes para a saúde da população. Com a chegada repentina do novo coronavírus, os atendimentos presenciais foram reduzidos para evitar aglomerações e diminuir o contágio da doença, e consequentemente, as atividades de sala de espera foram canceladas. Para não perder o vínculo com a comunidade e o espaço de troca informações, foi elaborado uma nova estratégia para fazer educação em saúde, os folders educativos digitais. Este recurso tecnológico foi escolhido por apresentar como vantagem a possibilidade de fornecer de informações rápidas e didáticas que chamam a atenção da população, além de ser um tipo de material que contribui com as medidas de prevenção ao COVID-19, pois não necessita de material impresso e contato presencial para que as atividades sejam realizadas. Os materiais educativos são construídos semanalmente por meio da plataforma online Canva (CanvaPty Ltd), onde são abordadas diferentes temáticas sugeridas pelas estagiárias de nutrição, pela docente orientadora e/ou pelos profissionais locais. Os folders são produzidos com um visual colorido e atraente contendo uma linguagem adequada ao público-alvo para facilitar o entendimento e compreensão das informações transmitidas, e são disponibilizados para a comunidade local por meio do aplicativo WhatsApp através das agentes comunitárias de saúde (ACS) e do contato institucional. Após a veiculação deste material educativo, houve um feedback positivo por parte da população, que além de interagir com as temáticas abordadas, esclarecem dúvidas e marcam consultas com os serviços de saúde oferecidos na unidade. Análise do processo ensino-aprendizagem: Estratégias de educação em saúde elaboradas em uma linguagem simples, acessível e gratuita, permitem contribuir para o cuidado em saúde, seja na prevenção de doenças ou na promoção do autocuidado. Por meio do folder digital as atividades educativas puderam ser realizadas independente de encontros presenciais, e por ser uma ferramenta tecnológica de fácil acesso, é possível compartilhar informações através das redes sociais e aplicativos multiplataformas de mensagens, possibilitando o alcance de um número de pessoas muito maior quando comparados as atividades de sala de espera antes da pandemia COVID-19. Através deste material o contato da comunidade com a unidade de saúde foi mantido, e as ACS puderam fortalecer o vínculo com as famílias de sua microárea de abrangência. A construção deste trabalho também possibilitou que as discentes ampliassem o olhar acerca das possibilidades de fazer educação em saúde e as mesmas puderam valorizar a importância da construção nessa ferramenta educativa para a comunidade, contribuindo para uma formação humanística e crítica, visto que a experiência concedeu a atuação de forma contextualizada com a realidade local dentro do cenário de pandemia. Além disso, as estagiárias exerceram a sua capacidade criativa, dinamicidade e desenvolveram novas habilidades com o uso de ferramentas digitais na elaboração dos materiais educativos, e tiveram a possibilidade de se aprofundar em conhecimentos sobre assuntos que foram além das temáticas da nutrição, tendo grande relevância na formação acadêmica e atuação profissional. Conclusão: A divulgação do material educativo elaborado como uma tecnologia em educação em saúde é oportuna nesse período de pandemia, visto que no contexto atual as atividades presenciais são extremamente limitadas devido às medidas de distanciamento social para o enfrentamento da Pandemia de COVID-19. O folder educativo digital contribuiu para a exposição de informações seguras permitindo um cuidado ampliado em saúde, abrangendo o indivíduo, a família e a comunidade. Diante do pressuposto, utilizar ferramentas tecnológicas para ampliar ações educativas no cuidado da saúde visando à prática do autocuidado e a adoção de hábitos de vida saudáveis é essencial, pois desse modo, é possível manter a continuidade do cuidado em saúde com a população e fortalecera integração de ensino-serviço-comunidade.
Título do Evento
XXVII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Brenda Bittencourt; DIAS, ESTHEFANIE PARREIRA MELLO. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2021/402819-CONSTRUCAO-DE-MATERIAIS-EDUCATIVOS-PARA-ACOES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-DURANTE-A-PANDEMIA-DE-COVID-19. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

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