“AS CONSEQUÊNCIAS DA LONGA ESTADIA DE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS EM UTI-NEONATAL PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL MATERNO E PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO BEBÊ INTERNADO”

Publicado em 18/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
“AS CONSEQUÊNCIAS DA LONGA ESTADIA DE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS EM UTI-NEONATAL PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL MATERNO E PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO BEBÊ INTERNADO”
Autores
  • Ana Clara Costa Gnanni
  • Andrea Ristow Gonçalves De Paula
  • Isabella Heringer Matilde
  • Mariana de Souza Queiroz
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
18/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp/281616-as-consequencias-da-longa-estadia-de-bebes-recem-nascidos-em-uti-neonatal-para-o-equilibrio-emocional-materno-e-
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Equilíbrio emocional, UTI-Neonatal, Longa internação, HAC, Estágio Básico III
Resumo
O curso de psicologia da UNIFASE é estruturado a partir de competências. O terceiro período, por exemplo, é estruturado a partir das competências de psicologia social e psicologia do desenvolvimento. A fim de desenvolve-las, os alunos realizam seu terceiro estágio básico no Hospital de Ensino Alcides Carneiro nos setores da maternidade e pediatria. O estágio realizado pelo terceiro período da turma de 2020.1, contudo, sofreu algumas mudanças devido ao contexto mundial atípico da pandemia. Estes alunos tiveram de desenvolver as competências de forma remota, por meio de pesquisas de revisão de literatura e análise de dados secundários disponibilizados pelo próprio site do Hospital Alcides Carneiro (HAC). Apesar de o contexto não permitir o contato direto com os pacientes, essa experiência trouxe diversos aspectos positivos para a formação da turma. O contato direto com os pacientes permitiria o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática da psicologia, tais como: capacidade de observação, escuta, empatia e lidar com o contexto hospitalar (uma das áreas de especialização). Por outro lado, a pratica remota possibilitou que os alunos se aproximassem da produção científica, que aprendessem a criar novas alternativas de análise a partir da produção textual de outros autores, que encontrassem realidades de diferentes hospitais do país e, ainda, aprimorar suas capacidades de interpretação de dados científicos. Essa inovadora prática realizada com a turma de 2020.1 trouxe diversas novas possibilidades para os alunos. Além da capacidade adquirida de redigir um trabalho segundo as normas cientificas, analisar dados vindos de uma instituição hospitalar e ainda conseguir cruzar a realidade física da nossa cidade com os as leituras feitas. Ainda possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos teóricos avançados para este estágio do curso. Para que o trabalho fosse elaborado, os alunos tiveram de buscar diversas teorias acerca do luto materno, o que a internação acarretaria no desenvolvimento infanto juvenil, sobre a vivencia familiar de famílias com bebês internados e como lidar com seus sentimentos, sobre formas de intervir com essas famílias (como as rodas de conversa) e os benefícios que cada método traria. O Estágio Básico III do curso da UNIFASE é formatado com o objetivo de desenvolver as competências de psicologia social e do desenvolvimento, a partir da experiência hospitalar no HAC e, ainda, desenvolver as capacidades de empatia, observação e escuta. Devido a situação mundial atual, foi criado um novo objetivo para o estágio que trouxe aperfeiçoamento de outras habilidades que não seriam desenvolvidas com facilidade em um estágio presencial. Com esse objetivo, as alunas elaboraram uma pesquisa com a finalidade de analisar os dados secundários disponibilizados pelo Hospital de Ensino Alcides Carneiro a respeito da permanência média de recém-nascidos em UTI-Neonatal, para compreender e categorizar as possíveis consequências trazidas pelas longas estadias do recém-nascido no hospital, tanto para o equilíbrio emocional da mãe como para o desenvolvimento desta criança. A experiência trazida pelo Estágio Básico III de forma remota para a turma de 2020.1, enquadra-se como inovadora por ter aproximado, precocemente, os alunos de literatura cientifica formal, por ter possibilitado o desenvolvimento de habilidades de cruzamento de dados científicos com literatura e conhecimentos adquiridos do decorrer do curso. Pode-se dizer, também, que a possibilidade de elaborar um trabalho cientifico de grande porte mediado por TICs (tecnologia de informação e comunicação) foi inovador e adequado às regras de distanciamento social vigentes para este período. A trabalho desenvolvido pelos estudantes “As consequências da longa estadia de bebês recém-nascidos em UTI-Neonatal para o equilíbrio emocional materno e para o desenvolvimento infantil do bebê internado” obteve conclusões significativas para a avaliação da saúde pública municipal no que diz respeito à saúde familiar e, também, dos bebês que precisaram de internação, como: a necessidade de esclarecer para a família as possíveis sequelas e estado de saúde do bebê, de se atentar as dificuldades emocionais dos familiares ao verem seu bebê internado durante a alta rotatividade da UTI, a necessidade da criação e reforço do vínculo com a criança e a necessidade de familiarizar os cuidadores desse bebê com o ambiente hospitalar. A prática desenvolvida pela turma trouxe diversas descobertas para os alunos e professores de estágio. O grupo presente obteve ótima interação e resultados por TIC’s e, por isso, descobriu os aspectos positivos dessa modalidade de estudo. Por isso, acreditamos que um aprendizado a ser tirado desta experiência é que o desenvolvimento de trabalhos pode ser muito satisfatório por essa tecnologia. É importante dizer ainda, que traz positividade para as próximas turmas de estágio básico III e iniciação científica, uma vez que já se sabe que as competências podem ser satisfatoriamente desenvolvidas a partir da leitura, analise e interpretação de forma remota. Outra possibilidade é de, após a crise pandêmica, a faculdade associar ambas formas de aprendizagem, a junção das habilidades desenvolvidas no presencial em ambiente hospitalar e de habilidades em trabalhos científicos mediados por TIC’s, podem trazer grandes avanços no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
Título do Evento
XXVI Semana Científica UNIFASE/FMP
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GNANNI, Ana Clara Costa et al.. “AS CONSEQUÊNCIAS DA LONGA ESTADIA DE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS EM UTI-NEONATAL PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL MATERNO E PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO BEBÊ INTERNADO”.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP/281616-AS-CONSEQUENCIAS-DA-LONGA-ESTADIA-DE-BEBES-RECEM-NASCIDOS-EM-UTI-NEONATAL-PARA-O-EQUILIBRIO-EMOCIONAL-MATERNO-E-. Acesso em: 23/06/2025

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