USO DE FLUXOGRAMAS E MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACADÊMICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Publicado em 18/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
USO DE FLUXOGRAMAS E MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACADÊMICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Autores
  • PEDRO HENRIQUE DE SOUZA SILVA
  • VANILA FABER PALMEIRA
  • Julyana Gall da Silva
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
18/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp/281580-uso-de-fluxogramas-e-mapas-mentais-como-estrategia-de-ensino-e-aprendizagem-academica-na-sociedade-da-informacao
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
fluxogramas, mapa mental, pensamento sistêmico, fluxo de informações, brainstorm, tecnologia de ensino, ciclo de kolb, teoria de flow, ensino-aprendizagem, ensino digital, era da informação, sociedade da informação, gamificação
Resumo
A sociedade atual tem colocado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. A forma de se portar frente à construção do conhecimento mudou. O contato com as fontes de ensino-aprendizagem e de informações ficou mais dinâmica, uma lógica não vista antes. A atualização sempre deve ser constante, porem o imediatismo imposto pelo maior acesso a informação tornou essa necessidade mais rápida. O novo modelo da sociedade conectada diariamente a informação por meios de tecnologias, gera maior necessidade de reflexão e remodelamento sobre o processo de ensino-aprendizagem, sendo importante para aumentar as perspectivas e se adaptação a um momento mais dinâmico e propagativo. Ao entrar em uma sala de aula de uma instituição de ensino superior, atualmente, se observa cada vez mais, a substituição do papel e caneta pela tela touchscreen de um tablet ou pelas teclas de um notebook, o que nos aumenta a necessidade de percepção e reflexão sobre mudanças para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem norteando a necessidade de construção e aplicação e novas metodologias com o objetivo de adaptar a estes novos costumes. Ao se deparar com uma informatização e digitalização do ensino também deve-se pensar em como a informação e o conhecimento são obtidos e fixados pelo aprendiz. As telas trazem informações visuais dinâmicas, facilmente editadas e personalizadas a sua vontade e necessidade. Uma das formas de fazer esse processo manter a eficácia e o dinamismo é utilizando ferramentas como mapas mentais e fluxogramas que podem facilitar a organização de informações e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem. O uso de fluxogramas e mapas mentais são importantes fixadores e organizadores de pensamentos, principalmente quando se faz uso do Ciclo de Aprendizagem de Kolb onde um fluxograma pode ser inserido em todos os 4 passos (PIMENTEL, 2017). Na FMP/UNIFASE o uso de fluxogramas, se mostra importante nas disciplinas de Atividade Integradora e Introdução ao Raciocínio Médico, por exemplo, onde a metodologia ativa de PBL/TBL inova as formas de se integrar disciplinas e agregar conteúdos. Outras disciplinas como Habilidades Médicas II e Imunologia Clínica, neste ano de 2020, estão utilizando fluxogramas como estratégia de ensino para avaliar o entendimento e compreensão dos conteúdos apresentados. A aprendizagem visual e por meio de organizações de fluxo de informações é possível de ser realizada em qualquer área de ensino, tanto por alunos ou professores, uma vez que que a organização das atividades a serem expostas para o corpo discente podem ser melhor organizadas. Quando se pensa na Teoria de Flow (MASSARELLA et al., 2009), o uso de mapas mentais tanto por docentes quanto discentes é uma forma de se manter o fluxo de aprendizagem fugindo dos desvios superiores e inferiores, representados por ansiedade-dificuldade e tédio-facilidade. Isso é possível quando o professor organiza as atividades e conteúdos propostos de forma linear e progressiva, dividindo o conteúdo pelo tempo disponível, utilizando um fluxograma para organizar as ideias e planejar a sua prática. Por parte dos discentes, o uso dessa estratégia organizacional pode ser uma opção para tornar mais concretas as informações recebidas, facilitando o entendimento e abrindo a possibilidade de aprofundar nos temas de interesse ou esquematizar de forma mais detalhada, os temas de maior complexidade, além de ser algo possível de se fazer no papel ou em uma tela computador, tablet ou smartphone. Pensando de forma mais ampliada, o uso de fluxogramas por discentes não se limita apenas ao conhecimento obtido em sala de aula mas se expande a conhecimentos gerais e na forma em que o individuo é capaz de juntar ideias diferentes, como na organização de uma ideia concreta após um brainstorm (MASSARELLA et al., 2009; PIMENTEL, 2017). Ao praticar a construção de mapas mentais o indivíduo pode organizar melhor os próprios pensamentos, tornando mais fácil o fracionamento do estudo, podendo, por exemplo, criar cronogramas de estudo de forma mais específica de acordo com as dificuldades e facilidades encontradas na organização das informações dadas em uma determinada disciplina. Essa dinamização pode ser importante quando os momentos de troca acontecem em sala de aula, juntando os esquemas feitos pelos discentes, mostrando a riqueza de diferenças entre formas mind mapping (GONZALEZ et al., 2020). O momento de pandemia em que vivemos, tem feito com que alunos e professores se adaptem ao EAD, exigindo a adoção de estratégias diferentes para o ensino e também, por parte dos discentes, para a absorção, compreensão e fixação de conteudo. Observando essa necessidade, o sucesso no uso de fluxogramas nas disciplinas citadas e seu caráter inovador, o presente trabalho tem como objetivo mostrar como o uso de fluxogramas e mapas mentais podem ser formas de aumentar o interesse e a imersão nos conteúdos disponibilizados aos discentes, além de ser uma forma atualizada e inovadora de ensino quando se pensa em uma sociedade cada vez mais digital e informatizada. Da mesma forma o uso por docentes pode permitir uma uma forma de ensino e organização do fluxo de informações a serem disponibilizadas, melhorando o fluxo de de troca, permitindo ao discente associar de maneira dinâmica as novas informações disponibilizadas para o seu crescimento profissional técnico e pessoal.
Título do Evento
XXVI Semana Científica UNIFASE/FMP
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, PEDRO HENRIQUE DE SOUZA; PALMEIRA, VANILA FABER; SILVA, Julyana Gall da. USO DE FLUXOGRAMAS E MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACADÊMICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP/281580-USO-DE-FLUXOGRAMAS-E-MAPAS-MENTAIS-COMO-ESTRATEGIA-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-ACADEMICA-NA-SOCIEDADE-DA-INFORMACAO. Acesso em: 03/05/2025

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