ANÁLISE FATORIAL DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE AS ATITUDES DE ESTUDANTES DA UNIFASE ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ISOLAMENTO SOCIAL

Publicado em 18/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
ANÁLISE FATORIAL DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE AS ATITUDES DE ESTUDANTES DA UNIFASE ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ISOLAMENTO SOCIAL
Autores
  • Daniel de Freitas Quintanilha
  • Vanessa Baptista Da Silva
Modalidade
Trabalhos Científicos
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
18/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp/281306-analise-fatorial-de-um-instrumento-de-pesquisa-sobre-as-atitudes-de-estudantes-da-unifase-acerca-da-experiencia-d
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
isolamento social; atitude; análise fatorial de um instrumento de pesquisa
Resumo
Instrumentos de medida para avaliação de atitudes não raro envolvem um conjunto significativo de varáveis, dado que atitudes estão fundamentadas em três componentes distintos, mas interdependentes. Sendo predisposições à ação, as atitudes envolvem um componente cognitivo, um componente afetivo e um componente comportamental. E na medida em que esses componentes são interdependentes, se relacionando de forma recorrente e recursiva, é necessário que qualquer instrumento que se pretenda construir para identificação e avaliação desses elementos seja submetido a uma análise multifatorial consistente. A análise fatorial é uma técnica estatística que permite definir, em um estudo com muitas variáveis, conjuntos de variáveis com alto índice de correlação; esses conjuntos são denominados de fatores. Dessa forma, esses fatores cumprem a função de resumir as diversas variáveis em um conjunto menor de dimensões de forma que haja uma perda mínima de informações. Com a finalidade de avaliar as atitudes de estudantes da UNIFASE acerca da experiência de viver o isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do COVID-19, os estudantes do Curso do Psicologia da instituição desenvolveram um instrumento específico para esse fim. Construído com itens do tipo Likert, para aplicação virtual através do aplicativo Google Forms, o instrumento é composto por 17 assertivas e 5 níveis de concordância. Por conseguinte, o objetivo desse trabalho foi submeter esse instrumento a uma análise fatorial exploratória. Isso se justifica na medida em que esse tipo de análise fatorial torna mais simples um estudo complexo, reduzindo um grande número de variáveis correlacionadas em fatores com baixa correlação entre si, que se caracterizam por constituírem-se como variáveis não observáveis. Metodologicamente, o trabalho é de natureza quantitativa, tendo em vista que submete dados à análise estatística. O procedimento metodológico envolveu a utilização do software JASP, que é um programa estatístico de código aberto, com interface gráfica de usuário e que viabiliza procedimentos de análise estatística clássica e bayesiana. E para se estabelecer a correlação linear entre os fatores, utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, ou coeficiente de correlação produto-momento. Dos 17 itens que integram o instrumento de pesquisa, dois fatores foram identificados: sentimentos negativos (composto por 8 itens) e percepção de gravidade da pandemia (composto por 6 itens). Os outros 3 itens se constituíram como fatores independentes, são eles: perceber oportunidades de crescimento pessoal e profissional vivendo em isolamento social; entender que a situação de isolamento social engendra maior sobrecarga nas atividades cotidianas; conseguir manter uma rotina de vida equilibrada mesmo em isolamento social. Os resultados apontam: a) alfa de Cronbach da ordem de 0,87 para o fator sentimentos negativos, indicando altas correlações positivas entre esses itens; b) alfa de Cronbach da ordem de 0,79 para o fator percepção da gravidade da pandemia, indicando uma consistência interna substancial para esse fator; c) que há uma correlação moderada entre esses dois fatores (p de Pearson da ordem de 0,557); d) que a percepção de oportunidades de crescimento pessoal e profissional apresenta uma fraca correlação com a manutenção de uma rotina de vida mais equilibrada (p de Pearson da ordem de 0,324) e apresenta correlações estatisticamente insignificantes ou nulas em relação às demais variáveis; e) que a sobrecarga com as atividades de rotina apresenta uma correlação fraca com os sentimentos negativos e a percepção de gravidade da pandemia (p de Pearson da ordem de 0,441 e 0,421, respectivamente) e apresenta correlações estatisticamente insignificantes ou nulas em relação às demais variáveis. Concluindo, pode-se inferir dos resultados obtidos que a análise fatorial realizada foi útil no sentido de discriminar variáveis múltiplas, identificando com exatidão quais fatores merecem maior atenção e podem ser objeto de possíveis intervenções de natureza psicossocial.
Título do Evento
XXVI Semana Científica UNIFASE/FMP
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUINTANILHA, Daniel de Freitas; SILVA, Vanessa Baptista Da. ANÁLISE FATORIAL DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE AS ATITUDES DE ESTUDANTES DA UNIFASE ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ISOLAMENTO SOCIAL.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP/281306-ANALISE-FATORIAL-DE-UM-INSTRUMENTO-DE-PESQUISA-SOBRE-AS-ATITUDES-DE-ESTUDANTES-DA-UNIFASE-ACERCA-DA-EXPERIENCIA-D. Acesso em: 12/05/2025

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