HIPERCONSUMO NA SOCIEDADE DE CONSUMO MODERNA

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
HIPERCONSUMO NA SOCIEDADE DE CONSUMO MODERNA
Autores
  • Renata Angelis Jamardo
  • Jaime Dagostim Picolo
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Desenvolvimento Socioeconômico
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/693927-hiperconsumo-na-sociedade-de-consumo-moderna
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Hiperconsumo, Sociedade de Consumo, Superendividamento.
Resumo
O hiperconsumo é considerado normal nos dias de hoje e na sociedade em que vivemos, ainda mais sendo aliado ao sistema capitalista, em que estimula as pessoas ao consumo de forma exagerada. No momento o importante é o ato da compra e não apenas o objeto em si, porque é o ato da compra que deixa o indivíduo satisfeito, feliz e com aquela sensação agradável. Já dizia Bauman (2010) que os consumidores se colocavam na posição de mercadorias vendáveis na medida em que compravam exageradamente. A problemática desta pesquisa é discutir o que o hiperconsumo faz com o ser humano, suas inúmeras consequências. O objetivo principal é analisar o comportamento do consumidor em frente ao hiperconsumo. Já os objetivos específicos seriam estudar o hiperconsumo e seus impactos na sociedade de consumo, avaliar o endividamento acarretado pelo consumismo e apresentar a possibilidade legal para resolver a situação em casos de dívidas de consumo, que é a nova Lei do Superendividamento. A justificativa do estudo é levar o conhecimento técnico para a comunidade, a fim de motivá-la ao consumo consciente e à Lei do Superendividamento. A metodologia a ser utilizada neste trabalho é o método de abordagem dedutivo, partindo de argumentos gerais para argumentos particulares. O presente tema utiliza do método de procedimento monográfico. As técnicas de pesquisa são a bibliográfica e a documental, uma vez que abrange a bibliografia já pública em relação ao tema de estudo. Por isso esse tipo de pesquisa também se define como pesquisa de fontes secundárias. Quanto ao objetivo do tema, utilizar-se-á a pesquisa exploratória. Ainda, serão feitos fichamentos e fichas de leituras para compreensão do assunto em questão. Os resultados obtidos consubstanciaram-se no fato de que o hiperconsumo está cada vez mais usual na sociedade de hoje e que existem várias consequências que são acarretadas em decorrência do consumismo desenfreado. A conclusão desta pesquisa é que é um estudo preliminar, sendo que a tendência do hiperconsumo é aumentar cada vez mais.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JAMARDO, Renata Angelis; PICOLO, Jaime Dagostim. HIPERCONSUMO NA SOCIEDADE DE CONSUMO MODERNA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/693927-HIPERCONSUMO-NA-SOCIEDADE-DE-CONSUMO-MODERNA. Acesso em: 03/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes