PROJETO ESPERANÇA GARCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DE JOVENS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FAROL.

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PROJETO ESPERANÇA GARCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DE JOVENS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FAROL.
Autores
  • Gabriela Da Rosa
  • Bianca Kelem Mazetto
  • Fernanda Cardoso Gonçalves
  • Gabriela Martins Valerim
  • Zolnei Vargas E. De Cordova
Modalidade
Extensão - Resumo
Área temática
Ciências da Saúde - Enfermagem
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/690450-projeto-esperanca-garcia-de-atencao-a-saude-de-jovens-e-adolescentes-em-situacao-de-conflito-com-a-lei--extensao-
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
atenção básica, adolescentes em conflito com a lei, saúde pública, assistência à saúde
Resumo
Santa Catarina abriga em reclusão 2% dos adolescentes e jovens em conflito com a Lei (SINASE, 2018). No município de Criciúma, o sistema socioeducativo é constituído pela medida em meio aberto, através da Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e de Liberdade Assistida (LA), que tem como responsável o dispositivo municipal Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e, no que se refere à aplicação da medida socioeducativa em internação, o município dispõe da Casa de Semiliberdade e do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE). Estima-se que a maior parte dos adolescentes em situação de conflito com a lei em Santa Catarina sejam do sexo masculino (97%), de idades entre 16 e 21 anos (72%), não há dados referentes à cor dos reclusos no estado, porém, segundo dados nacionais 56% dos adolescentes e jovens se autodeclaram pretos ou pardos (SINASE, 2018). Estes adolescentes, comumente apresentam um histórico familiar e social permeado de situações de vulnerabilidade social como ausência de renda suficiente, alimentação, moradia adequada, associada a situações de violência ou violação de direitos, como violência sexual, psicológica, doméstica, seja presenciada por parte de outros membros da família ou enquanto vítima (CREAS, 2022). O projeto Esperança Garcia se vincula à esta população objetivando promover atenção à saúde não apenas em uma perspectiva assistencialista, mas também se propõe à escuta das demandas dos adolescentes, acolhendo suas histórias, suas condições de vida e, consequentemente, de suas necessidades em saúde. Desse modo, o projeto apresenta uma perspectiva além do adoecimento e seus sintomas isolados. Somente nessa perspectiva é que a Saúde poderá contribuir, de fato, para a ressocialização dos adolescentes em atendimento socioeducativo. Ademais, este projeto contribui para a formação de profissionais empáticos que aborda que a transformação da realidade social ocorre quando o processo de educação se torna mais democrático, menos elitista e menos discriminatório (Freire, 2001). Por isso, é missão da universidade não apenas possibilitar aos estudantes a obtenção de um diploma, mas principalmente incentivá-los a viabilizar a produção de novos conhecimentos para aplicá-los à realidade social de forma acessível e inclusiva. Para que, a longo prazo, população-alvo, colaboradores e acadêmicos, tenham construído coletivamente um conhecimento sobre as pautas abordadas fortalecendo assim seu protagonismo. Além disso, o projeto como intervenção coletiva em um novo espaço é encorajador e inspirador para todos os grupos inseridos nessa dinâmica. Para Freire (1983), a ideia de extensão é o ato de estender ou levar uma técnica. Nessa perspectiva, o Projeto Esperança Garcia se mostra essencial por envolver diversos perfis de agentes em suas ações para que se priorize uma atmosfera colaborativa interdisciplinar, visando a troca e crescimento mútuo dos envolvidos.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Gabriela Da et al.. PROJETO ESPERANÇA GARCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DE JOVENS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FAROL... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/690450-PROJETO-ESPERANCA-GARCIA-DE-ATENCAO-A-SAUDE-DE-JOVENS-E-ADOLESCENTES-EM-SITUACAO-DE-CONFLITO-COM-A-LEI--EXTENSAO-. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes